Famalicão: Governo da Guiné-Bissau assina protocolo com a HumanitAVE

O Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau assinou, esta segunda-feira, um protocolo de cooperação com a Humanitave, documento que reforça a importância dos programas + Saudi e Go ON Fisioterapia implementados pela associação famalicense.

Recorde-se que, na passada semana, o ministro da Saúde Pública acompanhou, de perto, o trabalho que a HumanitAVE está a desenvolver em Bigene. Domingos Malu deslocou-se à “Missão Católica de Bigene”, onde a associação está instalada, para conhecer o trabalho que os voluntários estão a desenvolver. No final da visita, o governante elogiou e agradeceu o trabalho, e anunciou a assinatura do protocolo que, agora, foi consumado.

Na altura, Tiago Costa, fundador da associação, deu conta do trabalho que a HumanitAVE tem desenvolvido nas áreas da saúde, educação, direitos humanos, fisioterapia e rádio comunitária, enfatizando «o compromisso de continuar a levar a ajuda humanitária, juntamente com os parceiros, às populações mais vulneráveis».

A Humanitave está, este mês, na Guiné-Bissau em mais uma ação solidária. Nesta 18.ª missão estão 12 voluntários, que estão a monitorizar e dar continuidade a projetos através da formação e capacitação dos recursos locais. A Associação de Emergência Humanitária, que tem um projeto continuado neste país, conta já com recursos guineenses em diversas áreas que trabalham em conjunto com os voluntários portugueses.

Assim, juntamente com os locais, os voluntários estão a intervir diretamente nos projetos In Scola, Go On Fisiterapia, Terra Sabi-Rádio Comunitária, Nutrição- Criança Saudável e no programa + Saudi.

Os responsáveis da Humanitave reconhecem que muito há ainda a fazer, mas fazem uma avaliação positiva do que já foi conseguido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Jovem de 19 anos dispara contra familiar mas acaba por atingir vizinho

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos em Famalicão, após um tiroteio ocorrido durante um desentendimento familiar na Urbanização das Bétulas, esta segunda-feira..

De acordo com aquela autoridade, o suspeito atirou contra um familiar, mas o seu pai interveio, desviando o tiro e atingindo uma terceira pessoa.

O detido enfrenta a acusação de homicídio qualificado na forma tentada e vai comparecer em tribunal para ser interrogado e conhecer as medidas de coação. O familiar que desviou a arma no momento do disparo foi também constituído arguido.

 

Famalicão: A. A. Didáxis entra a vencer na Divisão de Honra de seniores femininos

A equipa de andebol A. A. Didáxis venceu o primeiro jogo do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, da Divisão de Honra.

Na primeira jornada, a equipa de Riba de Ave recebeu o Cister SA/Acordo de Alcobaça e venceu por 29-26.

Apesar do nervosismo típico do começo de época, a A. A. Didáxis terminou a primeira parte a vencer por 14-10. Na segunda parte, as duas equipas sofreram várias exclusões, o que dificultou o jogo, mas permitiu a vitória à equipa da casa.

As melhores marcadoras foram Andreia Marques e Sara Ramos, com 5 golos cada, seguidas por Beatriz Pereira com 4 golos marcados.

FC Famalicão apoia candidatura a Cidade Europeia do Desporto

O Futebol Clube de Famalicão recebeu, esta segunda-feira, no Centro de Treinos, os comissários da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto e da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto. Uma iniciativa que surgiu no âmbito na proposta de candidatura do município de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto em 2025.

Miguel Ribeiro, o presidente da SAD do FC Famalicão apresentou o equipamento desportivo que alberga a equipa principal e todas as equipas de formação e afirma que “o Futebol Clube de Famalicão e o município estão e estarão de mãos dadas” no que à candidatura diz respeito.

O líder da SAD famalicense destaca ainda que “a visão ambiciosa que o clube tem demonstrado é transversal ao trabalho que tem desenvolvido a Câmara Municipal de Famalicão para que o desporto faça parte da rotina diária das pessoas”.

Imagem: FC Famalicão

Famalicão recebe Racing Power nos quartos-de-final da Taça da Liga

Depois da vitória, no passado sábado, sobre o Ouriense, a contar para a segunda jornada da Liga BPI, a equipa feminina do FC Famalicão regressa à competição esta quinta-feira. Trata-se da primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Liga. O jogo é às 15 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal e o adversário é o Racing Power.

Os sócios têm entrada gratuita e o público paga 5 euros.

Famalicão: Bombeiros alertados para fogo habitacional na Aldeia Nova em Fradelos

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na madrugada desta terça-feira, acionados para um fogo habitacional na Urbanização da Aldeia Nova, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o foco de incêndio concentrou-se num eletrodoméstico e foi rapidamente dominado pelos moradores.

Os soldados da paz participaram nos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Três feridos em colisão entre dois veículos na N204 (Brufe)

Três pessoas ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na N204, em Brufe, Famalicão.

O sinistro deu-se cerca das 20h00, em plena Rua Padre Domingos Joaquim Pereira, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, os feridos foram encaminhados para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.