Famalicão: Governo da Guiné-Bissau vai assinar protocolo com a HumanitAVE

O ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau acompanhou, de perto, o trabalho que a associação famalicense HumanitAVE está a desenvolver em Bigene. Domingos Malu deslocou-se à “Missão Católica de Bigene”, onde a associação está instalada, para conhecer o trabalho que os voluntários estão a desenvolver. No final da visita, o governante elogiou e agradeceu o trabalho, e anunciou a assinatura de um protocolo entre o governo de Bissau e a HumanitAVE, que deverá acontecer nos próximos dias. O protocolo visa o desenvolvimento de todas as ações a favor do povo guineense.

Tiago Costa, fundador da associação, deu conta do trabalho que a HumanitAVE tem desenvolvido nas áreas da saúde, educação, direitos humanos, fisioterapia e rádio comunitária, enfatizando «o compromisso de continuar a levar a ajuda humanitária, juntamente com os parceiros, às populações mais vulneráveis».

A Humanitave está, este mês, na Guiné-Bissau em mais uma ação solidária. Nesta 18.ª missão estão 12 voluntários, que estão a monitorizar e dar continuidade a projetos através da formação e capacitação dos recursos locais. A Associação de Emergência Humanitária, que tem um projeto continuado neste país, conta já com recursos guineenses em diversas áreas que trabalham em conjunto com os voluntários portugueses.

Assim, juntamente com os locais, os voluntários estão a intervir diretamente nos projetos In Scola, Go On Fisiterapia, Terra Sabi-Rádio Comunitária, Nutrição- Criança Saudável e no programa + Saudi.

Os responsáveis da Humanitave reconhecem que muito há ainda a fazer, mas fazem uma avaliação positiva do que já foi conseguido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Festa em honra de S. Bento em Joane

A Festa de S. Bento de Joane realiza-se de 11 a 14 de julho, mas no dia 23 de junho, domingo, às 15 horas, no Largo de S. Bento, há um leilão de oferendas para angariação de fundos. A animação está garantida através do Grupo de Cavaquinhos Seniores de Joane.

Este ano a festa só foi possível graças a um grupo de mulheres que se juntaram para manter viva a tradição.

Assim, no dia 11 de julho, Dia de S. Bento, às 9h30 e às 19 horas, haverá missa e sermão; no dia 12 de julho, às 19 horas, novamente missa e sermão.

A 13 de julho, sábado, pelas 19 horas, missa e procissão de velas; 21h30, concerto com os “Marotos da Concertina” e atuação da banda “Alvorada Musical”. Pela meia noite sessão de fogo de artifício.

No último dia de festas, domingo, 11 horas, missa e sermão; 15 horas, procissão; 16 horas, atuação do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em apartamento no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, ao início da tarde desta sexta-feira, para um incêndio num apartamento localizado na Rua Ana Plácido, no centro de Famalicão.

À Cidade Hoje fonte do socorro afirmou que o foco de incêndio concentrou-se na zona da cozinha do apartamento, tendo a situação ficado rapidamente resolvida.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

FC Famalicão começa a trabalhar a 1 de julho

O plantel do Futebol Clube de Famalicão regressa ao trabalho no dia 1 de julho, no Centro de Treinos, estando igualmente definido o calendário da pré-epoca, que contempla vários jogos de preparação. Realce para o jogo de apresentação, no dia 30 de julho, com o Deportivo da Corunha.

FC Famalicão x CD Trofense
17 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Leixões SC
20 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x FC Penafiel
24 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Casa Pia AC
27 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Deportivo de La Coruña
30 de julho – Jogo de apresentação

FC Famalicão x Moreirense FC
3 de agosto – Jogo à porta fechada

Famalicão: Contratado médio Tom van de Looi

Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão para a nova época. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou contrato por três épocas.

Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, jogou em Itália, no Brescia, onde esteve nas últimas quatro temporadas.

Do currículo do médio constam, ainda, internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a presença no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.

Com “grandes expectativas para esta temporada”, o jogador diz que o Futebol Clube de Famalicão “é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, sublinhando “a aptidão do clube para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.

Tom van de Looi sente que chegou “o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente, “as condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.

Tom van de Looi define-se como “um médio defensivo”, que pode jogar na posição 8, “que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.

Famalicão: Corte de água na freguesia da Carreira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso para os moradores da freguesia da Carreira. De acordo com o comunicado, amanhã, sexta-feira, dia 21 de junho, os serviços operacionais do Município realizarão uma intervenção de manutenção na conduta de abastecimento de água localizada na Rua do Canto.

Esta intervenção, essencial para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de água, implicará a interrupção temporária do abastecimento de água na área circundante. O corte está programado para ocorrer entre as 08h00 e as 12h00.

Famalicão: Duas propostas de cinema no Teatro Narciso Ferreira

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, apresenta para o próximo sábado duas sugestões de cinema.

Às 16 horas, pode ver a versão portuguesa de O Panda do Kung Fu 4. Na noite do mesmo dia, às 21h30, é exibido o filme Challengers, de Luca Guadagnino, que relata a história de Tashi Duncan, uma antiga estrela do ténis que se tornou treinadora, que nunca pede desculpa pelo seu jogo dentro e fora do campo, tão-pouco se questiona sobre o preço a pagar pela vitória.