Famalicão: Intervenções nos postos da GNR e PSP «são urgentes» (c/vídeo)

No âmbito do debate na especialidade sobre o Orçamento de Estado para 2023, o deputado do Partido Socialista (PS) Eduardo Oliveira, questionou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sobre a necessidade de investimentos nas instalações da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Nova de Famalicão e dos postos territoriais da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Nova de Famalicão e de Riba de Ave, com o ministro a informar que o Governo está a estudar uma solução definitiva para o posto da vila ribadavense.

Sobre as obras na esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão, a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, informou que o processo se encontra na fase de adjudicação do concurso de elaboração do projeto de execução.

Eduardo Oliveira afirmou que a esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão «não oferece condições de trabalho aos agentes policiais, nem condições de atendimento à população» e que GNR de Riba de Ave «está, há vários anos, num edifício habitacional, sem condições» para os militares «prestarem um bom serviço e precisa de ser instalada num espaço próprio». Relativamente às condições da GNR da cidade, referiu que «também está mal instalada, numa antiga cadeia do Estado Novo, um edifício que precisa de obras urgentes de modernização».

Da argumentação usada, o deputado socialista referiu que «Famalicão é um dos concelhos mais habitados do País e um dos que mais contribuem para a riqueza nacional, liderando as exportações nacionais a norte de Lisboa. Porém, em matéria de infraestruturas de segurança pública há três intervenções cuja concretização se revela urgente», afirmou.

 

 

 

9 Comments

  1. Concordo plenamente mas a maior necessidade de intervenção urgente é em recursos humanos, disse 🤔

  2. Acho que mais importante que as obras e por ordem na cidade que cada vez está pior,como eu costumo dizer; uma cidade em constante evolução e cada vez mais ausente de policiamento não que eles não existam mas,algo se passa,quando os vemos e a passear de carrinho ou então a tomar conta dos Srs das operadores de tlm.
    Algo está mal e que precisa de ser mudado urgentemente e só depois resolver os mimos….!

  3. O Governo estuda muito…esse é que deve ser o problema…estuda para o novo aeroporto(estudo ja dura à mais de 20 anos) agora estuda também a maternidade de Famalicão, estuda as alternativas para a GNR etc etc…sao muitos estudos para muito poucas formaturas!!!!

  4. Este le o que lhe metem a frente. Passa a vida em riba d´ ave a comer a conta da presidente da junta e anda a dar baile ao povo de riba d’ave pois sabe que a gnr vai para joane e o hospital de famalicao vai perder a maternidade. Mas como ele agora tem um tacho na assembleia da republica esta tudo bem.

  5. Devias ter Preocupar com O Hospital Famalicão que o Governo do teu partido socialista quer tirar a Maternidade ao Povo do Concelho de Famalicão,, S.Tirso , Trofa ,e Barcelos,Vai vender banha Cobra para outro Lado..

  6. Todos sabemos o que vai se passar com a GNR em riba d ave. Não é preciso estudo.. A câmara no tempo do dr Paulo cunha numa entrevista disse tudo em poucas palavras. Mas eu até digo mais se a câmara é a junta de freguesia não der um edifício novo a GNR, o mais provável é sair da vila.. Logo que o edifício do novo quartel gnr no concelho vizinho esteja pronto..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O Carnaval em Famalicão obriga ao uso de copos reutilizáveis

O Carnaval está a chegar, mas diversão não pode rimar com poluição. Por isso, a proposta das entidades responsáveis, como a ACIF e a Câmara, é o uso obrigatório de copos reutilizáveis. Serão obrigatórios em todos os bares e estabelecimentos comerciais aderentes às festividades do Carnaval.

Pode adquirir na sede da ACIF, que os tem de diferentes tamanhos: 0,20cl, 0,33cl, 0,50cl e de Gin. Mais informações em 961219496 ou em comunicação.acif.pt.

Famalicão: Atropelamento junto ao campo da feira

Uma jovem de 15 anos foi, na tarde desta terça-feira, atropelada por um automóvel, nas proximidades do campo da feira de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 13h20 e para o socorro da vítima foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Coube aos bombeiros o transporte da vítima que, segundo as primeiras informações, terá sofrido ferimentos ligeiros.

Famalicão: Acidente na praça das portagens em Esmeriz

A manhã desta terça-feira fica marcada por um acidente de viação, na praça das portagens, na freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro, um despiste, ocorreu no acesso às portagens e não terá provocado feridos.

A GNR foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência.

 

Famalicão: Vai ser criada nova ligação ao Hospital e construído parque de estacionamento público

Esta quinta-feira vai a reunião de Câmara a proposta de uma nova unidade de execução urbanística entre a Avenida 9 de Julho (Estrada Famalicão-Póvoa) e a Rua Norton de Matos, na parte norte do Hospital.

A área abrange 23.490 m2, com proposta para 3.274m2 de terreno para parque de estacionamento público; uma parte destinada a edificação, com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação.

Esta proposta urbanística inclui um melhor acesso ao Hospital tanto para ambulâncias como para o trânsito em geral, evitando que os condutores tenham que ir à Rotunda de Santo António.

Na Avenida 9 de Julho será construída uma rotunda que permitirá simultaneamente o acesso à zona do Hospital e ao Talvai.

Esta proposta será analisada e votada na reunião de Câmara desta quinta-feira, seguindo-se um período de discussão pública que terá início no 5.º dia após a publicação do respetivo aviso em Diário da República.

Famalicão: Aparatoso despiste seguido de capotamento em Novais

O final de tarde desta segunda-feira fica marcado por um aparatoso despiste, seguido de capotamento, na Rua das Almas, em Novais, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 18h40 e, segundo as primeiras informações, terá deixado ferido um jovem.

(em atualização)