Famalicão: Incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia de Esmeriz

A tarde desta quarta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, numa zona florestal da freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta para as chamas foi dado às 14h20.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

O combate às chamas está a ser complicado devido ao vento forte que se faz sentir, no entanto, não há zonas habitacionais ou industriais em risco.

41 Comments

  1. A conta de um comentário
    Sobre os filhos da puta 😡😡😡que incendeiam terrenos
    Fui bloqueada 😡😡😡

  2. Continua activo o incêndio. Tem que ser assim pois é para limpar o terreno para futuro parque da CP ou linha do metro. Negócio é negócio.

  3. Infelizmente mais um ano a começar,ainda nem na primavera entramos e já começa os Incêndios.
    Se bem me lembro os nossos governantes disseram que ia ser mão pesada para os incêndiarios mas como não houve eles já estão a aproveitar para fazerem o mesmo…
    Triste País este…😡😡

  4. Joao Santos o senhor quando viu esteve a pensar o que fazer…ou então não sabia usar o telemóvel para chamar os bombeiros só sabe usar as redes sociais para criticar quem está 24horas em alerta da população seja para o que for…
    Gente sem noção do que diz…
    Enfim

  5. Carlos Faria pensavam ser queimadas ainda permitidas! infelizmente deu no que deu…

  6. Carlos Godinho Godinho verdade como e possível mas nao vou falar mais ….aaaaaaa ok me esqueci mais umas obras.como e possível. Força meus camaradas.

  7. Carlos Faria e quando viu não ligou logo para os bombeiros porquê???
    Quanto tempo demorou os bombeiros a chegar???
    Não sabe pk não saber as horas que ligaram a dar o alerta não é???
    E já agora o que é muito tempo para si??
    É.ais fácil criticar do que atuar

  8. Alguém já se safou das multas, já não vai precisar de limpar o terreno está ano 😉

  9. Carlos Faria porque os bombeiros tem mais trabalho a fazer do que tar la sentados. Existe outras coisas com mais prioridade ( salvar vidas )

  10. Eduardo Macieira da mais dinheiro 💰 do que investir em meios de prevenção 😂😂

  11. Carlos Faria com todo os respeito ✊
    Os bombeiros não fazem milagres ,nem tem uma bola de cristal 🔮 pense melhor antes de julgar quem está sempre disposto a ajudar quando mais precisamos e a custo zero 0️⃣ bombeiros voluntários… 🙏

  12. Carlos Faria uma pergunta/afirmação melhor. E se quem se lembrou de fazer uma “queimada”, tivesse antes ido ver As Tardes da Júlia?

  13. Carlos Faria e será que alguém os chamou antes culpam logo os bombeiros 🚒 a senhor quando viu porquê não os chamou logo ???

  14. Vai ser necessário meios aéreos??? Acionar meios. Grif de Lisboa a caminho. Depois bem o martelo Rebelo a tv para dizer que será aberto um inquérito para apurar responsabilidades.

  15. Infelizmente, anda muito jente a fazer mal, mas também não percebo por que não atuaram mais cedo, pois moro perto e inda estava em pequenas dimensões e só apareceram os bombeiros quando já ardia à muito tempo

  16. Será que foi a negligência,de querer fazer uma fogueira e com o vento que está,fica tudo descontrolado,com este vento nem um papel se deve acender…

Deixe um comentário

Famalicão revive as últimas horas de Jesus na Sexta-feira Santa

As celebrações da Semana Santa continuam a marcar o calendário religioso em Vila Nova de Famalicão. Esta sexta-feira Santa, a tradição volta a cumprir-se com dois momentos simbólicos e muito participados pela comunidade.

Pelas 20h30, a Praça 9 de Abril será palco da Recriação do Julgamento de Jesus, numa encenação que convida à reflexão e que junta fé e tradição num cenário histórico.

Logo de seguida, às 21h30, parte do mesmo local a solene Procissão do Enterro do Senhor, percorrendo as ruas habituais do centro da cidade: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e novamente a Rua de Santo António, antes de regressar à Praça 9 de Abril.

Famalicão: Grupo armado assalta família em casa e depois rouba bomba de combustível na A7

A madrugada desta sexta-feira fica marcada por uma série de crimes, levados a cabo por um grupo de cinco homens, armados e encapuzados.

Ao que a Cidade Hoje sabe, os criminosos invadiram, pela 01h30, uma casa na vila de Riba d’Ave, tendo sequestrado os moradores e levado dinheiro, relógios e uma viatura.

Meia hora mais tarde, o mesmo grupo cometeu um assalto à área de serviço da A7, de onde levaram dinheiro e tabaco.

As ocorrências foram reportadas à GNR mas o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.

Famalicão: Riba d’ Ave acerta calendário com vitória

Na noite desta quinta-feira o Riba d’ Ave CSJ Group recebeu e venceu, 5-4, a AD Sanjoanense, em partida da jornada 21 que tinha sido adiada.

No Parque das Tílias viveu-se uma partida muito intensa entre formações que tentam afastar-se da zona de despromoção. Levou a melhor o conjunto de Raul Meca que teve em Franco Pósito o homem do jogo, autor de quatro dos cinco golos. A Anderson Nery coube o outro tento da equipa.

Com esta vitória, o Riba d’ Ave CSJ Group sobe ao décimo lugar, com 25 pontos, cumpridas 23 jornadas do principal campeonato nacional de hóquei em patins.

Faltam três jornadas para o final e o Riba d’ Ave já está com quatro pontos a mais da linha de despromoção.

Famalicão: O engenheiro de automóveis vai experimentar as sensações do piloto

O famalicense Miguel Freitas é um engenheiro ligado aos automóveis, mas vai realizar o sonho de conduzir um carro enquanto piloto. Vai acontecer na Ronda #2 do Portugal Rally Series, em Castelo Branco, esta sexta-feira e sábado, ao volante de um Skoda Fabia R5, com a equipa Racing 4 You.

O objetivo de Miguel Freitas passa por «ganhar ainda mais know-how para a carreira profissional. Conhecemos muito bem a dinâmica e funcionamento do carro, mas, por vezes, temos dificuldade em transmitir aos pilotos a melhor forma de abordarem curvas ou travagens porque nos falta a experiência de condução e reação em competição», reage.

Miguel Freitas, da Miguel Freitas Motorsport Engineering, trabalha com alguns dos mais renomados pilotos nacionais e internacionais, como Pedro Meireles, Diego Ruiloba, Ole Christian Veiby, Yeray Lemes, ou João Barros, mas sonhava conduzir um modelo com o qual colaborou nos últimos anos.

O famalicense, natural de Antas, vai ter como navegador Ricardo Teixeira, amigo de longa data.

Sobre a prova de Castelo Branco, com poucos quilómetros e dois troços, o engenheiro/piloto afirma que o objetivo é apenas desfrutar «do carro e das emoções que pode proporcionar. O primeiro contacto com o Skoda Fabia R5 será no shakedown oficial do evento e depois vamos encarar troço a troço. O maior prémio que podemos ter no final é a diversão máxima desta oportunidade».

Famalicão: Abertas as inscrições para o rali

Estão oficialmente abertas as inscrições para a edição deste ano do Rali de Famalicão. As equipas devem aceder à sua conta no portal da FPAK e fazer a inscrição

A prova está marcada para os dias 30 e 31 de maio e começa com uma PEC noturna, às 21 horas, na freguesia de Fradelos.

Para este ano, o Team Baia promete uma edição especial, “com um traçado desafiador, inovação e uma dose extra de adrenalina”.

Depois da PEC de Fradelos, o rali prossegue no dia 31 de maio, a partir das 9 horas e, até ao final do dia, com duplas passagens nas PEC Vale d’ Este, Rio Pelhe, Rota dos Moinhos e Rota das Minas.

O Rali de Famalicão é uma das provas mais emblemáticas do desporto motorizado da região. Para além do elevado número de equipas presentes – nas últimas edições perto da centena -, os aficionados são aos milhares.

Famalicão: Seis IPSS recebem 300 mil euros do Município

Seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho vão receber do município 300 mil euros. A aprovação decorreu na última reunião de Câmara, dia 10 de abril.

As verbas destinam-se a apoiar as intervenções em curso de construção, remodelação e ampliação dos espaços destas instituições.

Concretamente, os apoios destinam-se à ACIP, para a construção do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares); ao Centro Social e Cultural de São Pedro de Bairro, para a ampliação e requalificação do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares remodelados e 30 novos lugares); ao Centro Social da Paróquia de Landim, para a ampliação e alargamento do Lar Residencial (30 novos lugares), para a criação de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (32 lugares) e de um Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares); ao Centro Social Paroquial de Ribeirão, para a ampliação do Serviço de Apoio Domiciliário (70 novos lugares), do Lar Residencial Casa Santa Maria (6 novos lugares) e da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (12 novos lugares); à SOCIALELLOS – Associação Social de Fradelos para a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (39 lugares), do Centro de Dia (30 lugares), do Serviço de Apoio Domiciliário (35 lugares) e da Creche (84 lugares) e para o Centro Social Paroquial de São Martinho de Brufe, para a substituição do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, das bombas de calor de aquecimento de águas sanitárias e climatização do edifício sede.