Famalicão: Inês Sousa Real (PAN) visita «cenário catastrófico»

Na tarde de quarta-feira, a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, visita o local da instalação da central fotovoltaica em Famalicão, juntamente com uma comitiva do PAN Famalicão, liderada por Sandra Pimenta.

Uma central fotovoltaica, com mais de 106 mil painéis, vai nascer em terrenos privados das freguesias de Vilarinho das Cambas e Outiz, ocupando 79,8 ha. O PAN refere que já foram abatidos 86 sobreiros adultos e 205 sobreiros jovens, «além dos graves impactos ambientais e paisagísticos que daí irão decorrer».

Esta operação carece, segundo o partido, de «falta de transparência», o que obrigou a solicitar informações diretamente às entidades competentes, nomeadamente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Agência Portuguesa do Ambiente e Direção Geral de Energia e Geologia.

Imagem arquivo

15 Comments

  1. Joaquim Machado deixo aqui um desenho para perceber que plantar novas árvores em nada atenua o mal que foi feito. Infelizmente não se pode voltar atrás

  2. Joaquim Machado que conversa de tasqueiro… ” oh chefe! Traga mais um garrafom de 5L 🙋🏻”
    Você parece que está a ir por um bom caminho, mas entretanto descarrila por completo. Instalar barragens, eólicas, painéis, azeite, etcetc tem prós e contras, tudo tem de ser bem analisado para não se estar a fazer pior a longo prazo. A ideia é fazer a transição deixando a menor pegada possível.

  3. Joaquim Machado o que Esposende tem a ver com Famalicão???? Aqui a obra é pública. Feita pela câmara. Em Esposende foi um terrivel acidente que vitimizou 2 pessoas. Nada a ver. A Santa Catarina deveria ser protegida para evitar incêndios e melhorar a qualidade de vida dos Famalicenses. Não para ser parque de painéis solares.

  4. Tomás Pedro mas você acha que alguém anda a instalar painéis nos telhados!?? Fazem o investimento para os outros?Deve andar a delirar. Não conheço nenhum país no mundo onde se instalem painéis nos telhados gratuitamente!!! Se eu tivesse um terreno desses lhe garanto que cortava tudo a eito e plantava painéis. Que vão plantar as árvores onde andaram a incendiar.

  5. João José Azevedo acho que cada um no seu terreno faz o que entender. Viu aqui à 1 mês em Esposende onde morreram 2 pessoas? A defesa da câmara municipal foi “são terrenos privados ,não podemos fazer nada” . Aqui é igual. Árvores podem plantar onde andaram a incendiar tudo, ou não?

  6. Se em lugsrds central fotovoltaica fizerem estufas de produção intensiva de frutosvermelhos, ela concorda??? 😀

  7. Com tanto telhado para os colocar estes 🤡🤡🤡 estão a destruir a natureza para a proteger 🤔🤔🤔
    Tá tudo doido

  8. Em famalicao vale tudo É isso e obras licenciadas sem distanciamentos sem nada o que importa é as cunhas e os favores tudo igual a imagem do pais

  9. O P.U.A.R. tá muinto focado no cartel das energias xuxas que os contribuintes pagam e êles enriquecem!Acorda pôvo!

  10. É uma tristeza destruírem assim florestas, hoje pensam em economia amanhã pensam em como respirar. Tento terreno para se fazer isto sem precisarem de abater florestas. É triste

  11. Realmente é destruição de uma grande área verde . Em nome da ecologia afinal destroem a floresta. Se dá para entender esta lógica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Tocadores e Cantadores ao Desafio celebram 22 anos

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra, no próximo domingo, o 22.º aniversário com uma tarde recreativa. O evento, aberto a todos os seus associados, familiares e amigos, decorre na sede social, no Espaço Associativo junto à estação de comboios de V. N. Famalicão.

A animação está garantida a partir das 15 horas, com as vozes de Adília de Arouca, Domingos da Soalheira, Daniel Fernandes e Simão Marques, entre outros, que serão acompanhadas pela concertina de Pereirinha e a viola de Sérgio Oliveira. No final, canta-se os parabéns a você e o corte do bolo de aniversário.

Foto arquivo

 

Famalicão: Duas colheitas de sangue

A Associação de Dadores de Sangue promove, no dia 26 (domingo) e no dia 29 (quarta-feira), duas colheitas de sangue.

No domingo é em Bairro, no salão paroquial, com o apoio do CNE – 27 desta localidade; na quarta-feira seguinte é na Secundária D. Sancho I. Ambas são abertas à população em geral e decorrem entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.

 

Famalicão perde com o último classificado

A jornada 16 do campeonato nacional feminino reservou uma enorme surpresa. O FC Famalicão, quinto da classificação, foi derrotado, 1-0, pelo último, o Amora.

Uma derrota inglória para as famalicenses que desperdiçaram várias oportunidades e, no último lance do encontro, sofreram um golo. Iris Ferreira foi, assim, a heroína do Amora.

Cumprida a jornada 16, a equipa de Marco Ramos continua em quinto lugar, com 28 pontos.

Famalicão: Paróquia de Santa Eulália oferece pequeno almoço

A paróquia de Arnoso Santa Eulália, através do grupo de catequese, comemorou o Dia do Pai.

A data foi assinalada com a oferta do pequeno-almoço no final da eucaristia deste domingo, celebrada pelo pároco Vítor Sá.

Foi um momento de salutar partilha e de convívio entre toda a comunidade paroquial.

Famalicão: Morreu este fim de semana aos 102 anos uma das mulheres mais velhas do concelho

Morreu este fim de semana Laura Ramos dos Santos, uma das mulheres mais velhas de Vila Nova de Famalicão.

A sénior nasceu na Póvoa de Varzim mas veio viver para a freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão. Durante a vida ativa foi peixeira de profissão e era apelidada de Laura Poveira, dada a ligação familiar que mantinha com a Póvoa de Varzim e o negócio do peixe.

Laura Ramos dos Santos era utente do Centro Social Paroquial de Brufe e faleceu este fim de semana, devido a complicações de saúde, aos 102 anos de idade.

As cerimónias fúnebres vão acontecer esta segunda-feira pelas 15h00, com a eucaristia de corpo presente na Igreja Paroquial de Brufe. O corpo vai ficar em câmara-ardente, a partir das 14:00 horas.