Famalicão: Já foram entregues 15 502 refeições ao domicílio

Desde que o serviço gratuito de entrega de refeições ao domicílio começou, a 14 de novembro, já foram entregues 15 502 refeições.

A medida foi criada pela Associação de Restaurantes de Famalicão e pela autarquia famalicense. Está a decorrer de segunda a domingo, entre as 19 e as 22h30. Começou por ser apenas ao fim de semana, mas foi alargada a todos os dias da semana com a entrada de Portugal em confinamento, que obrigou ao fecho dos restaurantes.

Este serviço de entrega ao domicílio é gratuito e válido em mais de sessenta restaurantes aderentes que pode saber quais no site https://www.famalicao.pt/restaurantes-de-famalicao-em-sua-casa.

Aos consumidores basta contactar o restaurante e encomendar a refeição. A campanha é válida para encomendas de valor superior a 10 euros. O pagamento deverá ser efetuado diretamente ao restaurante por MB Way ou transferência bancária, não sendo admitidos pagamentos ao estafeta.

A rede criada para o efeito já conta com a colaboração de 70 estafetas dos quais 8 são taxistas.

Famalicense com 17 anos sofre de várias doenças graves e precisa da sua ajuda

Soraia Aguiar tem 17 anos, é natural da vila de Ribeirão, em Famalicão, e enfrenta uma luta diária contra várias doenças raras. Nasceu com uma malformação no cerebelo, sofre da doença de Scheuermann, que afeta gravemente a coluna, e tem diagnóstico de autismo. Já foi submetida a múltiplas cirurgias e precisa de terapias intensivas, cujo custo mensal ronda os mil euros.

Filha de uma família humilde, vive apenas com o salário do pai, enquanto a mãe deixou de trabalhar para poder acompanhar a jovem a tempo inteiro. A situação financeira tornou-se insustentável e Soraia precisa da ajuda de todos.

Para apoiar esta causa, a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) organiza, a 5 de julho, um torneio solidário de futsal em Vila do Conde, no pavilhão desportivo municipal de Canidelo. O evento, sob o lema “Juntos pela Soraia”, contará com a participação de polícias, bombeiros, profissionais de segurança privada e elementos do INEM. O valor das inscrições reverterá na totalidade para os tratamentos da jovem famalicense.

Quem quiser ajudar pode também fazê-lo através de donativo para o NIB: 000700000054106115123.

Famalicão: Outeirense vence Taça

Numa partida muito e bem disputada, a Outeirense levou a melhor, por 3-1, sobre o MAL na final da Taça Concelhia da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

No Pavilhão Municipal sempre cheio de adeptos, o intervalo chegou com um empate a um golo. Foi na segunda parte que a Outeirense conseguiu dilatar a diferença, mas com o MAL a ameaçar, em duas ocasiões, o empate.

Cai, assim, o pano sobre a final four da Taça e da época da AFSA. Na Taça, a Cajada venceu em veteranos e seniores a Outeirense.

Pedome venceu o campeonato da primeira divisão, o Cabeçudense a segunda e a Cajada a prova de veteranos.

Famalicão: Cajada vence Taça e faz a dobradinha

Na tarde deste domingo, a Cajada venceu a final da Taça Concelhia de futsal e conquista a dobradinha. Tal como na época passada, a equipa de Cabeçudos junta a taça ao campeonato.

Diante da Oliveirense, a Cajada jogou todos os seus argumentos e, facilmente, venceu a final por uns expressivos 14-3, depois de um 7-0 ao intervalo.

Na partida disputada no Pavilhão Municipal a festa foi feita pela Cajada, perante uma Oliveirense que não teve argumentos – mas não lhe faltou a atitude.

Governo quer proibir uso de telemóveis nas escolas

O Governo prepara-se para impor novas regras sobre a utilização de telemóveis nas escolas, com o objetivo de promover um ambiente de aprendizagem mais saudável. A proposta, incluída no programa do XXV Governo Constitucional, prevê a proibição total do uso de smartphones do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, ou seja, até aos 12 anos. Nestes casos, os telemóveis estarão proibidos em todo o recinto escolar.

A partir do 7.º ano, o uso dos dispositivos não será totalmente proibido, mas passará a estar sujeito a regras mais restritivas, promovendo uma utilização controlada e com fins pedagógicos.

No ensino secundário e profissional, a abordagem será mais flexível, com aposta na autoresponsabilização dos alunos. O uso continuará permitido, desde que feito de forma adequada e responsável.

Estas medidas seguem-se às recomendações feitas no início do ano letivo. As autoridades educativas estão a avaliar a sua aplicação nas escolas, sendo que os resultados só deverão ser conhecidos no final do ano escolar.

Famalicão: Mário Passos apresenta recandidatura a 21 de junho

O atual presidente da Câmara Municipal apresenta a sua recandidatura a um novo mandato ao final da tarde do dia 21 de junho. O momento está marcado para as 18 horas, na Praça-Mercado de Famalicão.

Com o slogan “Mário Passos, Mais Futuro” o atual autarca anunciará as principais ideias para um eventual segundo mandato na presidência do município famalicense.

Mário Passos foi eleito em 2021, sucedendo no cargo a Paulo Cunha, ambos pela coligação PSD/CDS Mais Ação Mais Famalicão.

Estes partidos coligados lideram o município famalicense desde 2001. Desde então, Armindo Costa cumpriu três mandatos; Paulo Cunha dois e Mário Passos um.

Famalicão: João Azevedo melhora tempo nos 5 mil metros

O atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira melhorou o seu registo pessoal nos 5 mil metros.

Este sábado, no Meeting Internacional de Braga, no Estádio 1. de Maio, João Azevedo correu a distância em 14.21.64. Foi o terceiro melhor sub-23 na prova e o oitavo português da geral.

Foto arquivo