Famalicão: João Pedro Sousa, o treinador do presidente

João Pedro Sousa é, assumidamente, o treinador do presidente da SAD. Em declarações reproduzidas pelo O Jogo, no decurso da intervenção de Miguel Ribeiro no “Thinking Football Summit”, evento da Liga que se realiza no Porto até sábado, o dirigente assume que desde que o clube chegou à I Liga, em 2019/2020, «tivemos alguns treinadores, mais do que gostaria. Gostava de ter tido só o João Pedro Sousa».

Aliás, Miguel Ribeiro lamenta que o atual treinador não esteja a fazer a sua quinta época. «Pela competência que lhe reconheço, pelo que gosto dele. Hoje é uma alegria poder contar com ele e uma tristeza ele não ter estado este tempo todo», assumiu.

João Pedro Sousa, que já leva 101 jogos ao serviço do clube (80 na I Liga), chegou na época 2019/2020, no regresso do emblema famalicense à I Liga. Fechou essa temporada com um sexto lugar, depois de lutar pela Europa até ao último segundo da última partida, diante do Marítimo. O treinador continuou na época seguinte, mas saiu em janeiro de 2021, por força dos maus resultados. Regressou em setembro de 2022, fechando a época em oitavo lugar. Agora, com quatro jornadas disputadas, a equipa soma 7 pontos, depois de já ter defrontado o Braga e Sporting. E o objetivo é o quinto lugar, tal como pedido pela SAD a João Pedro Sousa.

Foto: FC Famalicão

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: Feira das Sopas, este sábado, em Cabeçudos

Este sábado, o Agrupamento de Escuteiros 445 de Cabeçudos está a organizar uma Feira das Sopas, a partir das 19h30, no Salão Paroquial da freguesia.

A entrada tem um custo de 5 euros e dá acesso a provar 5 sopas quentinhas. Além disso, haverá ainda comida à disposição como bifanas, panados e pataniscas. Pode também o serviço take-away a partir das 19h00.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento pode contactar a organização do evento através das suas redes sociais.

Famalicão: BE leva petição “Respeito por quem trabalha por turnos» à feira de São José

Na tarde desta quarta-feira, o Bloco de Esquerda contactou com população de Oliveira São Mateus, na feira anual das Festas de São José. Os bloquistas divulgaram a petição “Respeito por quem trabalha por turnos” que tem como objetivo levar ao Parlamento o debate para melhorar os direitos e as condições de quem trabalha no regime de turnos.

O BE propõe, por exemplo, subsídio por turnos obrigatório (mínimo 30% do salário base), 24 horas de descanso na mudança de horário de turno e dois fins de semana de descanso, no mínimo, a cada seis semanas de trabalho por turnos. O máximo de 35 horas semanais para quem faz trabalho por turnos ou noturno a e antecipação da idade de reforma em seis meses por cada ano de trabalho por turnos/noturno (até ao limite de 55 anos de idade).

 

Famalicão: Gustavo Sá é o terceiro melhor jovem da Liga

Depois de Lazar Carević ter sido eleito o melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic e Óscar Aranda ser considerado o terceiro melhor avançado – distinções atribuídas pela Liga Portugal referentes ao mês de fevereiro – agora é Gustavo Sá a ver reconhecido os bons desempenhos. O médio foi eleito pelo Sindicato dos Jogadores o terceiro melhor jovem da I Liga, com 12,46% de uma eleição segundo as pontuações dadas pelos três diários desportivos, das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato e a votação online.

Nos quatro jogos disputados neste período – o jogo com o Boavista Futebol Clube, que se realizou a 31 de janeiro, foi integrado nesta contabilização – Gustavo Sá marcou, precisamente, ao Boavista FC e fez duas assistências nos jogos com Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube.

Recorde-se que o jovem jogador, que anda a ser seguido por vários clubes e já foi avançada a possibilidade do Sporting o contratar no próximo verão, joga esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, ao serviço da Seleção Nacional sub-21. O jogo de preparação é às 18h30 e a Roménia é o adversário. Rodrigo Pinheiro, outro jovem jogador do FC Famalicão, também está nos convocados para este momento de preparação.

Famalicão: Vento forte derruba vedações das instalações da ADC Novais

O mau tempo verificado na madrugada desta quinta-feira, com vento forte, transformou as instalações da Associação Desportiva e Cultural de Novais numa área impraticável para a atividade desportiva. As redes de vedação foram totalmente danificadas, bem como as balizas. Os danos são avultados e deixa o clube sem possibilidade de usar o espaço para treinos e jogos da AFSA.

Serafim Azevedo, presidente do clube, refere que «esta vedação tem já 27 anos e já estava nas nossas intenções substitui-la no final da época, para não afetarmos a prática desportiva». Com o sucedido «teremos que acelerar a substituição», conta o dirigente.

O espaço está agora impraticável e os treinos da equipa de futsal, que compete na AFSA, foram já cancelados. Há um jogo agendado para sábado e o clube tem, agora, de encontrar uma alternativa.

Famalicão: Fradelos recebeu Mário Passos em mais um roteiro ‘Presidência de Proximidade’

Na passada terça-feira, Fradelos foi a freguesia que acolheu mais uma das visitas de Mário Passos, Presidente da Câmara, pelo território famalicense. O autarca visitou a obra feita na maior freguesia do concelho em área, os projetos em curso e analisou outros investimentos a fazer.

A tarde começou com o almoço no Centro Escolar de Sapugal e seguiu depois para a NFI- Nouvelles Fermetures, indústria de alumínio que emprega cerca de 350 trabalhadores e tem em França o mercado preferencial para as portas e janelas de alumínio que produz.

O Presidente da Câmara conversou com o autarca da freguesia e com o movimento associativo, como é já habitual. O presidente da Junta de Fradelos fez referência à requalificação do adro da igreja como uma obra que gostaria de concretizar em breve, estando atualmente o projeto de arquitetura em fase de execução. Adelino Costa apontou ainda a requalificação da rua do Sapugal e as obras de requalificação e alargamento da Casa da Cultura, onde está instalada a Associação Musical Educativa de Fradelos, que pretende alargar espaços para atividades.

O investimento na rede viária tem sido uma aposta, como são exemplos as Ruas Lusíada, da Independência, Rua da Quinta e Rua da Maruja, requalificadas com um apoio municipal na ordem dos 90 mil euros.

“Por via dos protocolos com as juntas de freguesia tem sido possível concretizar obras como estas e esta ligação tem sido muito profícua”, afirmou Mário Passos.

Com os movimentos da freguesia foi discutida a construção de um novo parque desportivo para o Grupo Desportivo de Fradelos, uma ambição do clube que já identificou um terreno para concretizar o projeto.

Na próxima semana, o roteiro ‘Presidência de Proximidade’ vai passar pela freguesia de Vermoim.

Famalicão: Paulo Roxo renova por mais uma temporada

O treinador Paulo Roxo, que chegou ao FC Famalicão no início da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão de futsal, renovou contrato até ao final da época 2025/2026. «Encontrei um clube e um grupo de trabalho com muita ambição e este é o momento para rubricar este compromisso», referiu o treinador na altura de prolongar o contrato.

Pedro Mesquita, responsável pela modalidade e vice-presidente do FC Famalicão, conta que quando o treinador foi contratado «demos conta do projeto, da ambição de lutar pelos lugares em que estamos e focamo-nos no imediato, que seria enfrentar as primeiras jornadas da competição». Depois, e passados os primeiros momentos e com a equipa a liderar a prova, «passamos ao papel o que conversamos no primeiro encontro que tivemos, até porque estamos todos identificados com o que ambicionamos», refere Pedro Mesquita.

Com cinco jornadas realizadas, o FC Famalicão lidera o apuramento de campeão (e subida), com 10 pontos, seguido do Rio Ave e CS São João, ambos com menos um ponto. Este sábado, os famalicenses recebem, às 18 horas, no Pavilhão Municipal das Lameiras, a UPVN – União e Progresso da Venda Nova, quarta com 7 pontos.