Estão a decorrer, durante esta sexta-feira, na biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda, os Encontros de Outono, uma organização do Museu Bernardino Machado, que faz parte da rede nacional de museus, com apoio do município de Famalicão.
O tema desta 25.ª edição são “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)”. Todos os anos o tema é diferente, sempre com convidados de relevo. Desta vez, foram convidados Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa), Ramón Villares (Universidade de Santiago de Compostela); Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8); Luís Bigotte Chorão, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, entre vários outros.
Abriu a sessão o presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Mário Passos disse que um concelho não basta ser pujante em termos económicos e ter a sua demografia a crescer, como Famalicão, «é preciso apostar na cultura e incentivar o espírito crítico». O autarca diz que é este o caminho que Famalicão quer impulsionar e dá Os Encontros de Outono como um bom exemplo. «Queremos ser, cada vez mais, um território cosmopolita, moderno e promotor de felicidade», frisou o autarca, que foi aos Encontros de Outono acompanhado pela nova vereadora da cultura, Susana Pereira.
Os temas começaram a ser discutidos por Norberto Cunha, coordenador Científico do Museu Bernardino Machado. O professor referiu-se ao tema “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)” como uma oportunidade para abordar as relações de vizinhança, sociais e políticas, e os problemas de fronteira (real ou imaginária) num período em que os dois países atravessavam ditaduras.
Norberto Cunha destacou a importância dos conferencistas e dos temas. Exemplos: “O exílio português em Espanha: entre solidariedades e repressão (1927-1936); “Espanha e Portugal entre a ditadura e a democracia: houve uma transição ibérica?”; “Salazarismo e Franquismo: da Nova Ordem Europeia de 1936-45 à “reserva moral do Ocidente”.
É o prémio das roubalheiras em Portugal uma vergonha
Parabéns, João felicidades para o jogo.
Abraços
👏👏👏
António Silva Ferreira O Benfa perdeu o campeonato porque outro Clube foi superior em todos os aspectos possíveis e imagináveis . Se me disserem que andaram a dormir de sono à sombra da bananeira ( acredito ).
Grande João parabéns amigo grande abraço.
Parabéns
Um fabricante de resultados será sempre um fabricante de resultados.
Antonio Martins continuo a dizer calado eras poeta
Adelino Oliveira um vintém e um vintém um cretino sera sempre um cretino 🤣 João Pinheiro fizeste um perfil falso da a cara cobarde😂
Parabéns grande João abraço
Antonio Martins calado eras poeta
Coitados que coisa ruim
Parabéns em Famalicão so temos gente boa kkk
Vai ser parcial 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
subtraiu o campeonato ao Benfica.
Parabéns
Parabéns, que tenha um excelente trabalho!!
Parabéns
José Moreira segundo..
Parabéns 👍
O maior mafioso
👏👏👏👏👏👏
Parabéns