A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.
A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.
Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.
Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.
O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.
Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.
A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.
Como já foi dito, não foi ético da parte do conduto ter fugido, mas também não é etico por parte dos peões atravessar em sitios sem passadeira ainda por cima ao pé de um túnel onde a visibilidade é mais reduzida.
Também já não é a primeira vez nem será a última que vejo adultos com crianças pequenas a passar estradas fora da passadeira, mesmo que uma pessoa venha devagar o tempo de reação é mínino.
Uma coisa que acho que falta em Famalicão é iluminação nas passadeiras em dias de chuva, se já for de noite, mal se vê as pessoas.
Clara Rodrigues pois…
Antonio Machado concordo… ultimamente os atropelamentos em Famalicão têm sido em número excessivo.
O Dr Mário Passos ainda não viu a solução para evitar os atropelamentos, ou é só por a polícia municipal a passar multas.era favor abrir os olhos 👀 FJSGoncalves
A sério é preciso fazer alguma é todos os dias
Carla Susana Ferreira neste local nao existe passadeira….essa mesma passadeira está a poucos metros do local do acidente….
À pouco tempo tive uma situação parecida…ia eu a sair do tunel sentido braga/Famalicão e aparece um jovem di nada a correr e passa a 1mt mais ou menos da frente do meu carro e para agravar a situação…estava a chover…
Apanhei o maior susto da minha vida…quem seria a culpa???
Celia Barbosa concordo plenamente com tudo que disse aqui e mais a maioria tem se dado por causa de não respeitar as passadeiras e andar de fones nos ouvidos gorros capuchos de casacos tudo a não ajudar andar a circular numa estrada …
Nem sempre o condutor tem culpa…
Os meus sinceros pêsames para a sua família 🙏🙏🙏🙏
Paz á sua alma.
😪❤🙏
Toda gente tem de ter ética, mas principalmente os peões deve ter cuidado . Ninguém pode pensar que é TD nosso.
PS. Hoje ninguém quer ter regras…
Miguel Bandeira é preciso mudar as mentalidades, algo está muito mal, Famalicão é um absurdo em número de acidentes
Carla Susana Ferreira eu moro à beira do hospital e já perdi a conta de quantidade de pessoas q atravessam a passadeira c ambulâncias em marcha!
Antonio Machado desculpe em responder ao seu comentário. Mas muitas vezes as pessoas atravessam sem ver se o condutor tem tempo para parar, muitas fora da passadeira e depois temos os automobilistas aceleras .
Agora a culpa será de quem, talvez da educação e respeito de cada um. E aí parte de casa.
Nuno Teixeira não tem não a rapariga atravessou aonde tem o túnel
Miguel Bandeira também acontece
Nessa avenida há mais atropelamentos nas passadeiras, a culpa será do excesso de velocidade talvez, digo eu
Paz a sua alma. Sentimentos a família
O centro da cidade parece uma capital de um qualquer país africano.
Tanto estacionamento ainda na cidade próximo do centro. Mas os Srs condutores insitem em levar o carro para dentro da peixaria, da loja de sapatos, do quiosque, da pastelaria, no bolso…
É em segunda fila, em terceira fila, sem fila, no passeio, até na esplanada se der…
Tanta obra, tanta dissuasão, mas nada não resultou…
Depois há este fenómeno dos atropelamentos… Que nem tem explicação.. Mou é coincidência, ou é um sinal cada vez mais evidente que anda tudo louco
Carla Susana Ferreira tal como os peões também não respeitam!!
O condutor fugir, sem prestar auxílio, isso é que não, independentemente de ter passado fora da passadeira é um ser humano, senhor condutor meta a mão na consciência, podia ser sua filha
Fdp se tivesses consciência nao fugias do local sem prestares auxílio pena nao serem de tua familia
Meus sentimentos para a familia da jovem e amigos🙏🙏🙏🙏
Miguel Bandeira o problema é que não respeitam as passadeiras passam sempre em modo foguete
Tanto milhão investido em pavimentos no centro da cidade e a Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro de Vila Nova de Famalicão que tem sido fatídica para muitos peões não teve um cêntimo de investimento.
C tantas passadeiras em Famalicão, ainda insistem atravessar fora delas!!
Helena Silva aqui também já é habitual
As pessoas tem a mania de atravessar em frente ao túnel
Não me parece ter visto no local nenhuma passadeira para o peão atravessar!…
A responsabilidade tem de existir nos dois sentidos.
Pela imagem dá a sensação que passou fora de uma passadeira… Pois neste sitio não há passadeiras… Tenho muita pena… Mas as pessoas facilitam…
E que tal colocarem lombas altas para obrigar os motoristas a andar mais devagar… Ultimamente é tanta gente atropelada em Famalicão…..
É colocar radares de velocidade fixos e depois vê se os acidentes a diminuir , com multas pesadas conduzem todos menos de 50 km
Com tantos atropelamentos não estará na hora das pessoas se manifestarem em frente à câmara para pedir medidas
Nada de novo na notícia a não ser a morte .FAmalicão ainda mal começou o ano e os atropelamentos ja são tanto …Acho quê alguém com responsabilidade anda a dormir …..porque será que acontece tantos atropelamentos na cidade ….
Meu Deus é demais acidentes no centro da cidade 🙏🙏🙏🙏