Famalicão: Junta acusa Movimento Juntos por Ribeirão de «má-fé»

O executivo da Junta de Freguesia de Ribeirão renunciou ao mandato e pede novas eleições intercalares, anunciando, desde já, que se apresentará novamente a escrutínio.

Na base da decisão está o chumbo do orçamento em reunião da Assembleia de Freguesia, no dia 29 de dezembro. As críticas de Leonel Rocha, líder do executivo, vão mais para o movimento “Juntos por Ribeirão” que faz parte do executivo, uma vez que a Coligação “Mais Ação, Mais Famalicão”, venceu sem maioria absoluta e para formar executivo teve que unir forças com o movimento. Aliás, os dois elementos do Movimento “Juntos Por Ribeirão” que fazem parte do executivo, Samuel Reis e Manuel Augusto, estão ao lado do restante executivo nesta renuncia ao mandato.

Relativamente à reunião da Assembleia de Freguesia que ditou esta rutura, estará em causa o elevador para a Junta de Freguesia, com o valor de 27.500 euros. Segundo o executivo, em conferência de imprensa, no dia 2 de janeiro, o valor do elevador estava inicialmente para pagamento em 2022, conforme previsto num acordo entre a Junta de Freguesia e o município. Porém, por impossibilidade, o município informou à Junta que tal apoio só poderia ser apreciado no início de 2023, o que obrigou o executivo da Junta a colocar o valor do elevador no orçamento de 2023. Porém, por lapso admite ter-se esquecido de retirar o valor do documento do ano de 2022. O executivo diz que, detetado o lapso, foram dadas explicações aos restantes membros da Assembleia de Freguesia, quer pelo presidente de Junta quer pela pessoa que dá apoio à contabilidade.

O Movimento Juntos por Ribeirão e o PS acusaram o executivo de que o elevador iria custar 55 mil euros e votaram contra o orçamento.

Leonel Rocha diz ainda que um dos elementos do Movimento Juntos por Famalicão disse haver «outros interesses» que estariam por detrás da decisão da Junta, «colocando em causa a honra dos elementos do executivo».

Nas críticas do executivo também é visado o presidente da Assembleia de Freguesia porque, diz, não «desempenhou o cargo com imparcialidade e não foi capaz de gerir com bom senso estas situações».

O executivo liderado por Leonel Rocha é mais crítico com o Movimento Juntos Por Ribeirão, acusando-os de «fazer autêntica chicana política, usando de má-fé em relação à rubrica do orçamento».

32 Comments

  1. Adelino Costa o Sr. Já tem idade suficiente para ver a rivalidade….
    A política em sempre é o nosso favor!
    A corrupção sempre existiu !
    As pessoas é que não querem ver !😡
    O puder e dinheiro, estragam o ser humano 😥

  2. Arnaldo Pinheiro Não creio que uma ferida no seu ego seja razão suficiente para colocar o ódio que claramente tem por alguém à frente do interesse maior que deveria ser a Vila dê Ribeirão. Eu cá levei raspanetes dessa mesma pessoa a minha vida toda e não foi nem será nunca motivo para que ela não tenha o meu apoio, porque sabe… no que toca à Vila, eu e muitos deste lado não colocamos os nossos interesses à frente dos interesses do povo.

    E quanto ao elevador, se for preciso carregar todas as pessoas com incapacidade motora para o salão nobre, para que não se gastem 55 mil euros do dinheiro público quando muito menos seria necessário para permitir que essas mesmas pessoas subissem à sala nobre, eu próprio estarei lá em todas as atividades que ocorrerem na sala nobre para o fazer, até que seja colocado um meio não exageradamente expendioso.

  3. Diogo Silva eu nunca vou votar numa pessoa que esteve comigo num dia e Era toda cheia de sorriso para cá e para lá e no dia seguinte já não me conheceu
    E já agora se não votou sim no orçamento e se foi por causa de um elevador na junta de freguesia eu dou-lhe um concelho. Quando houver uma assembleia ela e quem a apoia que se ponha na entrada da junta de freguesia para carregar os deficientes até ao salão nobre

  4. Arnaldo Pinheiro Amigo, com todo o respeito possível, e exercendo nada mais que o meu direito à liberdade de expressão, tal como o senhor dá uso à sua, você deve ser mesmo tapadinho para estar a apontar o dedo para a frente sem se aperceber de quem está atrás de si.

  5. Joana Sousa Vejo que está mal informada… Nesse piso decorrem precisamente as assembleias de freguesia todos os meses, assembleias essas que devem/deveriam ser participadas por todos os cidadãos.
    Ora eu por me encontrar numa cadeira de rodas, simplesmente não posso assistir/participar.
    Estamos a falar do básico da cidadania.
    Em pleno 2023 ainda haver quem não entenda isto e queira mudar o estado das coisas, nem sei que diga…

  6. Carla CardosoDo que me lembro, esse piso mal é usado… Creio que se fosse mesmo uma necessidade, os presidentes anteriores teriam visto essa situação uma vez que o anterior presidente esteve lá mais que um mandato.

  7. Adelino Costa acho muito bem criarem acessos para pessoas com mobilidade reduzida, mas não creio que o piso superior da junta seja assim tão frequentado que justifique isso. Não haverá outra forma de criar acesso que seja mais económica?

  8. Parabéns Samuel e Manuel Augusto pela vossa atitude! como socialista estou desiludido com a oposição do partido não é assim que se faz política quanto ao movimento juntos por Ribeirão nunca me enganaram!

  9. Viver Santo Tirso caraças parece k afinal é mal geral, governo PS desvia, freguesia PSD tb desvia… Oh oh afinal a escola é a mesma, as x pergunto me em k mundo vivem….

  10. Avelino Araújo Olhe que Cuba é capaz de ter mais buracos que Ribeirão e a Ucrânia também está a ficar com alguns! Não é que os de Ribeirão sejam poucos, mas…

  11. Só espero que os Ribeirenses não permitam que esse chulo e os seus carrascos nunca mais ponham os pés na junta de Ribeirão. Não me lembro de ver a nossa Vila tão mal cuidada desde o momento em que esse abutre tomou posse dos destinos de Ribeirão.

  12. Fábio Oliveira Há quem necessite de elevadores, as pessoas de mobilidade reduzida… sabe o que é?

  13. Joana Sousa quando vi a notícia até tive de ler duas vezes 😂 nunca vi tal, em tantos anos nunca precisaram de um elevador e agora lembram se de gastar dinheiro nisso ? Tapar buracos nada, as luzes de natal deste ano, coitadas. Sinceramente 🤦‍♀️😂

  14. Mais alguns tachos na câmara e tudo resolvido….. portugal no seu melhor….. vergonha nacional presidente de junta com tantos tentáculos de corrupção activa…familia toda a mamar RSI em modo chique 🤣🤣🤣….
    Veja la sr presidente olhe inflação 🤣🤣🤣

  15. Fábio Oliveira não defendo a coligação só mostrei outra perspectiva… Por exemplo na minha a junta não dava para pessoas com pouca mobilidade por exemplo irem tratar do simples licença o que fez o executivo mudou tudo para o piso inferior e fez uma rampa…. Cada um tem as suas prioridades… Cabe agora a população decidir e com sabedoria

  16. Carla Cardoso ora aí está… Não conhece o edifício… Um elevador que não faz falta nenhuma… E depois temos acessos que de 100 em 100 metros é só buracos… Desde que este executivo está na junta que isto está cada vez pior….

  17. Boa notícia… A ver se quem para lá for começa a olhar para as estradas da Vila… É pior que uma pista de obstáculos nos jogos olímpicos…

  18. Estavam á espera de quê?
    A oposição em Ribeirão não é digna e só quer o poder

  19. Joana Sousa depende da perspectiva para quem não pode subir degraus faz falta o elevador…. Mas não conheço o edifício da junta por isso deduzo que possa haver outra solução… Em causa está duplicação de valores algo que levanta suspeitas…. Acho muito bem ter chumbado o orçamento… Mas já é típico um pouco por todo o concelho há este tipo de manobras…. Infelizmente a maioria está implementada em quase todas as freguesias e passa

  20. Um elevador na junta?!? Arranjar as estradas cheias de buracos não é preciso, agora um elevador por causa de meia dúzia de degraus… E é assim que se gasta o dinheiro público, obras importantíssimas 🤔

Deixe um comentário

Famalicão: Yassir Zabiri vai ao CAN

Yassir Zabiri faz parte da convocatória da seleção sub-20 de Marrocos para o Campeonato Africano das Nações. O avançado que representa o FC Famalicão, foi chamado para a competição onde Marrocos, no grupo B, terá como adversários o Quénia (1 maio), Nigéria (4 maio) e Tunísia (7 de maio).

Ao serviço dos sub-20 de Marrocos o jovem jogador marcou 12 golos em 21 jogos. A capacidade finalizadora do atacante tem sido, também, exibida com as cores do Futebol Clube de Famalicão, somando três golos pela equipa principal e seis na Liga Revelação, ao serviço dos sub-23.

Famalicão: Jovem em estado grave depois de colisão entre mota e carrinha na variante nascente

Um jovem de 28 anos ficou em estado grave, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de mercadorias, na tarde deste sábado, em Calendário, Famalicão.

O acidente aconteceu em plena Variante Nascente e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Homem morre em despiste de carro

Um homem morreu, este sábado à tarde, na sequência do despiste do automóvel onde seguia, na freguesia de Vale São Cosme, em Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 17h30, na Rua de São Bento, sendo que para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Famalicão.

De acordo com fonte do socorro, a vítima, com idade entre os 60 e os 70 anos, foi encontrada pelos bombeiros em paragem cardiorrespiratória e o óbito veio a ser declarado pouco tempo depois.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Tribunal de Famalicão comunica: Prisão preventiva para suspeito da morte de ‘Manu’ no B.A. em Braga

O juiz de turno do Tribunal de Famalicão decretou prisão preventiva para Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, de 19 anos, falecido no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

O jovem faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do referido bar, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

À entrada do tribunal, o advogado do arguido adiantou que este iria negar qualquer envolvimento no crime.

Famalicão: AD Ninense reúne em Assembleia Geral para analisar situação diretiva e desportiva

No dia 2 de maio, a Associação Desportiva Ninense reúne em Assembleia Geral para, entre outros pontos, recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 2 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Dois carros destruídos por queda de árvore de grande porte

Dois carros ficaram destruídos na sequência da queda de uma árvore, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Os veículos estavam estacionados na Avenida de França quando, cerca das 13h00, foram atingidos por uma árvore de grande porte que ainda derrubou o gradeamento da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela Proteção Civil.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.