Famalicão: Junta de Lousado contra construção de ramal, pela Medway, junto à via ciclopedonal

A Junta de Freguesia de Lousado fez saber à empresa Medway que não concorda com a construção do ramal ferroviário no antigo troço da linha do Minho, em Lousado, por ficar sobreposto, em parte, à via ciclo pedonal. O executivo da Junta entende que a solução apresentada pela Medway «não é viável, dado os seus impactos significativos», opinião que diz ser partilhada pela Câmara Municipal de Famalicão.

A concretizar-se, diz a autarquia, irá «pôr fim a este enquadramento paisagístico magnífico», além de «obrigar à destruição de taludes e muros de xisto, abate de várias árvores, incluindo sobreiros, e estreitamento do Vale do Rio Pelhe, com ocupação do leito de cheia, numa extensão significativa».

No comunicado partilhado com a imprensa, a Junta de Freguesia diz que entende a «pretensão da construção deste novo ramal ferroviário, fundamental para a manobra dos comboios, provenientes de Vigo e com destino ao futuro Interface de Mercadorias». Por isso, propõe, como alternativa, «aparentemente viável e com menor impacto ambiental e paisagístico» a construção do ramal paralelamente à atual linha do Minho. Solução que garante ser bem vista pela Câmara de Famalicão.

A autarquia local recorda que a via pedonal/ciclovia, com extensão de um km, tem vista para o vale do Rio Pelhe, ladeada por muros tradicionais de xisto e taludes executados de forma manual, cobertos de vegetação e árvores de grande porte, com um elevado número de sobreiros. Foi também alvo de pavimentação, de inclusão de mobiliário urbano, instalação de equipamentos de ginástica e a recuperação de pequenas edificações de âmbito ferroviário. Isto num investimento na ordem dos 250 mil euros.

5 Comments

  1. Ricardo Filipe De Sampaio Bem verdade amigo e para piorar o gado acredita nestes srs bem falantes e dai não fazem nada,apenas assistem de braços cruzados.
    é muita ignoráncia….!

  2. Mas alguém ainda tem dúvidas que o projeto vai para a frente! !
    Acho que não. Essas grandes empresas,com poder económico,conseguem TUDO. Quando digo tudo,é tudo mesmo. Essas grandes empresas querem lá saber da natureza,do ambiente,das pessoas.
    Números,números números. Apenas e só. . . Quando vejo que destróiem,hectares de árvores,natureza e consequentemente animais que lá viviam,para colocar painéis solares! ! Vejo que o ser humano( principalmente quem tem poder económico,o dinheiro já tomou conta deles),já perdeu a verdadeira essência de ser humano. 😡🤬

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Johnny Abreu e Tiago Maroto na festa a Santa Ana em São Joaquim

A freguesia de Oliveira S. Mateus está em festa até domingo, com as celebrações a Santa Ana e São Joaquim. O cartaz apresenta, por exemplo, os cantores Johnny Abreu (sexta-feira), Tiago Maroto (sábado), os dj´s Los Bandidos (sábado), a Banda Marcial de Arnoso, cantares ao desafio com Domingos Soalheira e Adília de Arouca e o folclore, com o Rancho As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira.

Há, também, vários momentos religiosos, como a missa, às 11 horas, de domingo, e a procissão solene a decorrer durante a tarde do mesmo dia, a partir das 17 horas.

Confira no cartaz toda a programação destas populares festividades de Oliveira S. Mateus.

Famalicão: Voluntários da HumanitAVE foram recebidos pelo Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau

Dez voluntários da HumanitAVE estão na Guiné-Bissau para levar a cabo mais uma missão de ajuda humanitária, onde colocam mãos à obra para fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

Com vários projetos em curso na área da logística, saúde, educação, fisioterapia e direitos humanos, os voluntários enfrentam desafios diários que foram reconhecidos pelo Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Cruz Silvestre.

Numa reunião informal, depois de conhecer melhor o trabalho da HumanitAVE em território Guineense, as dificuldades e os desafios enfrentados, o embaixador reforçou o apoio já prestado ao trabalhado desenvolvido pela associação famalicense.

Numa partilha nas redes sociais, a HumanitAVE agradece a “amabilidade e simpatia com que foram recebidos”.

A 21ª Missão Humanitária teve início a 19 de julho e termina a 2 de agosto.

Famalicão: Riba d´Ave/Sifamir reforça-se com goleador

Bruno Dinis (ex-USC Paredes), de 26 anos, é reforço do Riba d´Ave/Sifamir. O defesa/médio, em 26 partidas da época passada apontou 27 golos.

É a segunda cara nova do plantel, depois do anúncio de Nahuel “Nanu” Castro (ex-HC Turquel).

O Riba d´Ave/Sifamir renovou com a equipa técnica liderada por Raúl Meca e do plantel da época passada foi anunciada a continuidade de Rui Silva “Folhetas”, Franco Pósito, Anderson “Nery”, Gustavo Pato e Álvaro Shehda.

O treinador Raul Meca será coadjuvado por Eduardo Paiva, Horácio Ferreira e Ricardo Nogueira.

Famalicão: Martim Almeida regressa a casa (FAC)

O jovem hoquista famalicense, depois de ter feito toda a formação no FAC, até aos seniores B, está de regresso a casa. Martim Almeida jogou, na época passada, na Juventude de Viana e regressa para ajudar a equipa a subir à subir à 1.ª divisão, tal como fez na formação de Viana do Castelo.

Outras novidades do plantel são as contratações de Carlos Figueira (ex-Infante de Sagres) e o também regresso do guarda-redes Tiago Freitas (ex-AD Valongo), que representou o FAC em 22/23. Estes reforços juntam-se ao já anunciado Márcio Sisti (ex-Juventude Pacense)

Depois de confirmada a continuidade de Juan López, o FAC também já tinha anunciado as renovações de Carlos Dias e Miguel Santos. Recorde-se que a equipa de hóquei em patins do Famalicense, que será treinada por Miguel Viterbo, vai disputar o nacional da 2.ª divisão com o objetivo de regressar à principal divisão.

Famalicão: 30º Passeio Convívio da Associação Desportiva do Carril já tem data marcada

A 15 de setembro vai decorrer o 30º Passeio Convívio organizado pela Associação Desportiva do Carril, da freguesia de Mogege. Estão convidados todos os associados, amigos e população da freguesia.

O destino do Passeio Convívio é o Parque de Lazer Montedeiras, em Marco de Canaveses.

A saída está agendada para as 07h30, junto ao café JJ e o dia será preenchido com vários jogos tradicionais para todas as idades, não faltando o tradicional campeonato de sueca. A meio da tarde, como já é habitual, haverá bolo e champanhe.

As inscrições decorrem até ao dia 31 de agosto, aos sábados, entre as 16h00 e as 18h00, na Sede da Associação Desportiva do Carril.

A organização promete um dia repleto de alegria e animação.

Famalicão: Riopele junta funcionários para celebrar a família

Cerca de mil pessoas, entre funcionários e respetivas famílias, reuniram-se no dia 14 de julho para celebrar o “Family Day” da Riopele.
Nas redes sociais, a empresa têxtil de Pousada de Saramagos fala de um dia pleno de alegria, com diversas atividades e prémios para 30 famílias.
O presidente da Riopele, José Alexandre Oliveira, assinalou o momento assumindo que a empresa visa construir uma cultura que não valorize apenas o trabalho, «mas também os laços que nos unem a todos. Foi maravilhoso reencontrar antigos colegas e dar as boas-vindas às suas famílias na família Riopele, neste evento inesquecível».