Famalicão: Junta de S. Cosme, Telhado e Portela alerta para a indevida colocação de lixo

A União de Freguesias de S. Cosme, Telhado e Portela alerta a população que apenas os resíduos domésticos ou equiparados podem ser colocados nos devidos locais, entre as 7 e as 8 horas, às terças, quintas e sábados. O aviso visa sensibilizar os habitantes para que evitem a colocação de lixo fora destes horários e dias.

Por outro lado, a autarquia local recorda que os resíduos devem ser colocados em sacos plásticos, devidamente fechados, ou em equipamentos apropriados, de forma a evitar que fiquem espalhados na via ou locais públicos.
Fica, ainda, um alerta aos proprietários de cães da zona do cemitério da Portela, bem como na Avenida do Pinheiro, em Telhado, para que não soltem os animais durante a noite para não acontecer o que tem verificado, ou seja, os cães espalham o lixo na via pública.
A Junta de Freguesia recorda, ainda, que a recolha de objetos de grande dimensão (eletrodoméstico, peças de mobiliário e outros), que não podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha de resíduos, nem colocados nos ecopontos ou contentores de lixo, deve ser solicitada, de forma gratuita, pelo 800 29 28 27.
O não cumprimento destas normas, incorre numa coima (multa) conforme previsto no Regulamento de Resíduos Sólidos e Limpeza pública, em vigor.

18 Comments

  1. Joana Couto como a entendo, vivia no centro de Braga e não faltavam contentores aqui na freguesia passa o camião do lixo 3 vezes por semana só e não tem contentores de lixo nem de reciclagem. É vergonhoso!

  2. O procedimento desta Junta em relação ao ambiente, nomeadamente tratamento de lixo, é o mesmo que eu ter uma criança com 10 anos, que nunca me opus à sua rebeldia e depois querer educála.
    Ponham é mãos à obra.

  3. Falta de informação das pessoas. As juntas de Freguesia tem o dever de informar que existe um serviço gratuito 😔

  4. Antes das eleições prometeram tudo e mais alguma coisa, como contentores e agora estão a reclamar das pessoas e dos animais… Bravo Sr Presidente da Junta de Freguesia👏👏👏👏
    Se precisar de mais fotos de como fica o lixo( com sacos apropriados e bem altos que ainda assim os gatos deitam ao chão e destroem) peça que eu envio lhe muitas.

  5. O lixo espalhado pelos animais é culpa pura e simplesmente da autarquia de Camâra Municipal De Vila Nova De Famalicão porque nas autarquias vizinhas existem uma coisa chamada CONTENTORES o que torna se mais limpo e higiénico, e mais prático “provavelmente” para quem tem o trabalho de os recolher.

  6. Culpados os serviços municipais….e das pessoas também.Copiem o que de bom se faz nos outros municípios.. por exemplo Guimarães.não só por aí por cá também acontece

  7. Somos novos na cidade de Famalicão, viviamos na Maia onde o sistema de recolha de lixo era realmente bem estruturado. Aqui percebemos que pata além de passarem poucas vezes para a recolha de lixo, nao existem locais suficientes para colocação do lixo organico. As pessoas nao vao obviamente guardar o lixo em casa portanto a camara deveria pensar seriamente neste assunto e arranjar soluções porque nao é bonito passar em qualquer canto ou rua e ver sacos do lixo pendurados nos muros, no chão…deveria ser uma prioridade arranjar soluções!

  8. Não sou da junta e em vez de estar a publicar liguei para câmara para o recolherem. Em vez de procurarem protagonismo que façam o que devem. Talvez haja muito mais a ver e fazer. Na rua de Talho continuam as fugas de água. Será que reportaram também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O Carnaval em Famalicão obriga ao uso de copos reutilizáveis

O Carnaval está a chegar, mas diversão não pode rimar com poluição. Por isso, a proposta das entidades responsáveis, como a ACIF e a Câmara, é o uso obrigatório de copos reutilizáveis. Serão obrigatórios em todos os bares e estabelecimentos comerciais aderentes às festividades do Carnaval.

Pode adquirir na sede da ACIF, que os tem de diferentes tamanhos: 0,20cl, 0,33cl, 0,50cl e de Gin. Mais informações em 961219496 ou em comunicação.acif.pt.

Famalicão: Atropelamento junto ao campo da feira

Uma jovem de 15 anos foi, na tarde desta terça-feira, atropelada por um automóvel, nas proximidades do campo da feira de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 13h20 e para o socorro da vítima foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Coube aos bombeiros o transporte da vítima que, segundo as primeiras informações, terá sofrido ferimentos ligeiros.

Famalicão: Acidente na praça das portagens em Esmeriz

A manhã desta terça-feira fica marcada por um acidente de viação, na praça das portagens, na freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro, um despiste, ocorreu no acesso às portagens e não terá provocado feridos.

A GNR foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência.

 

Famalicão: Vai ser criada nova ligação ao Hospital e construído parque de estacionamento público

Esta quinta-feira vai a reunião de Câmara a proposta de uma nova unidade de execução urbanística entre a Avenida 9 de Julho (Estrada Famalicão-Póvoa) e a Rua Norton de Matos, na parte norte do Hospital.

A área abrange 23.490 m2, com proposta para 3.274m2 de terreno para parque de estacionamento público; uma parte destinada a edificação, com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação.

Esta proposta urbanística inclui um melhor acesso ao Hospital tanto para ambulâncias como para o trânsito em geral, evitando que os condutores tenham que ir à Rotunda de Santo António.

Na Avenida 9 de Julho será construída uma rotunda que permitirá simultaneamente o acesso à zona do Hospital e ao Talvai.

Esta proposta será analisada e votada na reunião de Câmara desta quinta-feira, seguindo-se um período de discussão pública que terá início no 5.º dia após a publicação do respetivo aviso em Diário da República.

Famalicão: Aparatoso despiste seguido de capotamento em Novais

O final de tarde desta segunda-feira fica marcado por um aparatoso despiste, seguido de capotamento, na Rua das Almas, em Novais, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 18h40 e, segundo as primeiras informações, terá deixado ferido um jovem.

(em atualização)