Famalicão: Libório Silva reúne em livro mais de 400 fotografias sobre o património do Douro

O famalicense Libório Manuel Silva Silva desenvolveu a obra “Douro – Maravilhas do Património/Heritage Wonders”. O livro vai ser apresentado pelo WOW e pela editora Centro Atlântico no dia 1 de julho, às 18h45, em Vila Nova de Gaia, no Museu Prata.

A obra de Libório Silva apresenta mais de 400 fotografias do património histórico-natural dos 24 municípios que fazem fronteira com o rio Douro – dos vestígios arqueológicos aos tesouros barrocos, das tradições aos monumentos românicos, das fantásticas tonalidades outonais das vinhas durienses às suas caves, da mais genuína gastronomia aos incomparáveis miradouros, dos escondidos eremitérios às paisagens pintadas com as amendoeiras em flor.

“Douro – Maravilhas do Património/Heritage Wonders” exibe também imagens de locais distinguidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. A obra conta, ainda, com um prefácio de J. Rentes de Carvalho, o principal romancista duriense em atividade.

Famalicão: Colombatto quer vencer Tondela para continuar «com vida» da Taça da Liga (c/vídeo)

O médio Santiago Colombatto fez, ao início desta tarde, a antevisão ao jogo entre o Futebol Clube de Famalicão e Clube Desportivo Tondela, da 4.ª jornada do Grupo H da Allianz Cup.

Para o jogo, que decorre a partir das 20.45 horas desta sexta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, o argentino antecipa um jogo difícil, «mas temos de ganhar para continuar a lutar pelo apuramento». O médio vê a vitória como a única solução para que o clube tenha, como diz, «vida» nesta competição. Reconhece, ainda, que a equipa «tem de se apresentar diferente e temos que o demonstrar dentro da campo, por nós e pelos adeptos».

Famalicão: Francisco Zamith bate recorde nacional dos 1500m Livres

Francisco Zamith, do Grupo Desportivo de Natação, estabeleceu este sábado, um novo recorde nacional na prova dos 1500L Master – escalão C, cumprindo a distância em 18:09:40
O feito do nadador foi alcançado na Piscina Rota dos Móveis, em Paredes, onde decorre o Troféu Fundo Masters da Associação de Natação do Norte de Portugal.

Famalicão: “Saúde Mental nos Jovens vs A Juventude enquanto Futuro da Europa” na Camilo Castelo Branco

Decorreu, esta quarta-feira, mais uma sessão do Chá Europeu, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A iniciativa foi dinamizada por alunos e professores, que integram os programas Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, Clube Europeu e Parlamento dos Jovens.
O tema, “Saúde Mental nos Jovens vs A Juventude enquanto Futuro da Europa”, foi debatido com João Bessa (Psiquiatra), Sofia Fernandes (vereadora da Câmara Municipal), Isabel Baltazar (coordenadora Nacional Escola Embaixadora) e Carlos Teixeira (Diretor do Agrupamento de Escolas).
Eduardo Sá, Psicólogo Clínico e Psicanalista, por motivos pessoais, não esteve presente, mas fez chegar a sua mensagem relativamente ao tema.
O evento foi enriquecido, ainda, pelos alunos Carolina Castro, Marta Pires, Eduarda Dewasmes, grupo do 1º ao 3º ciclo, com dança, música, teatro e poesia, tendo sido apresentados por Álvaro Vieira de Castro e Maria João Barbosa.
A participação ativa de alunos e professores dos Cursos de Restauração e Audiovisuais também ajudou ao sucesso desta atividade que se afirma como um marco a nível local, nacional e europeu.

Famalicão: «É uma honra ser Juiz de Fora» das festas em honra da Imaculada Conceição

Terminam esta quinta-feira as festas em honra da Imaculada Conceição, em Antas.
Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara Municipal, é o Juiz de Fora destas festividade, assumindo numa publicação na sua página do Facebook «que é um honra» tal distinção.
O ex-autarca, escreve que «Nossa Senhora da Conceição, associada à restauração da independência e, por isso, considerada Rainha de Portugal, mãe dos portugueses, razão pela qual ainda hoje muitos consideram ser dia de todas as nossas mães. Obrigado à Confraria da Nossa Senhora da Conceição e Almas pelas atividades em curso em São Tiago de Antas. É uma honra ser Juiz de Fora destas festividades».

As festas prosseguem esta tarde. Depois da oração do Terço, sai a procissão solene (15 horas) da igreja nova em direção ao quartel dos BV Famalicão, regressando ao local de partida, acompanhada pela Banda de Música de Famalicão. Uma quermesse de oferendas e sorteio do touro encerram as festividades deste ano, que são uma organização da Confraria de Nossa Senhora da Conceição e Almas.

Famalicão: Irmãs Gonçalves entram em estágio na próxima semana para preparar o Europeu

Está para breve o Campeonato da Europa de Equipas Mistas onde marcam presença as irmãs Gonçalves (Sónia e Adriana), integradas na na Seleção Nacional portuguesa de badminton. Antes da competição, as atletas do FAC entram em estágio na próxima semana, 13 e 14 de dezembro, no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha.

O Campeonato da Europa decorre em Glasgow, na Escócia, entre os dias 15 e 18 do mesmo mês, para a fase de qualificação no grupo 4, com partidas contra a Irlanda e a Suécia.

Sónia e Adriana Gonçalves evidenciam-se, mais uma vez, com o título nacional de pares, sendo Sónia também a campeã nacional da modalidade na vertente singular.

 

 

 

Famalicão: Cumprem-se hoje 50 anos da inauguração do edifício da Fundação

Completa-se esta quinta-feira, 8 de dezembro, 50 anos da inauguração do edifício da Fundação Cupertino de Miranda.
Bem no coração da cidade, na Praça D. Maria II, o edifício é, desde então, um dos ex-líbris do concelho, emblemático tanto pelo revestimento azulejar, da autoria de Charters de Almeida, que recentemente foi restaurado, como pela estrutura helicoidal da torre com 10 pisos, 21 salas e 34 metros de altura.
A primeira pedra foi lançada pelo fundador, Arthur Cupertino de Miranda, a 15 de setembro de 1967, em data do seu aniversário, e foi inaugurado a 8 de dezembro de 1972 com a 1.ª Bienal Nacional de Artistas Novos. Na altura, o momento teve um forte relevo público e social, contando com a presença, entre outras individualidades, do então Presidente da República, Almirante Américo Thomaz.