Famalicão liga a iluminação de Natal dia 22

A poucas semanas do arranque das festividades natalícias, a cidade de Vila Nova de Famalicão prepara-se para ser o “Lugar do Natal”. O slogan que dá o mote à campanha promovida pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão é materializado através de um vasto programa de atividades que decorre entre 22 de novembro e 5 de janeiro e inclui circo de papel, pista de gelo, carrocel, espetáculo multimédia, mercado de Natal e Cabana Solidária com a presença do Pai Natal, entre muitas outras iniciativas.

A magia começa a ser criada já no próximo dia 22 de novembro com a ligação da iluminação natalícia que vai encher as ruas da cidade e das vilas do concelho (Joane, Ribeirão e Riba de Ave) de brilho e cor. Será também ligado o som ambiente, concedendo a atmosfera perfeita para a época.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “Vila Nova de Famalicão assume-se como o lugar do Natal e tem muitas razões para o fazer”. “Com esta campanha vamos transformar Famalicão num lugar mágico com espaços para as crianças darem largas à sua imaginação e fantasia, mas também iniciativas que apelam ao espírito natalício de todos os famalicenses”, adiantou o autarca.

Quanto aos que vem de fora visitar a cidade, o autarca diz que “há um mundo de encantar para conhecer e participar. Estamos preparados para receber os turistas que nos queiram visitar e temos muito para oferecer”.

Famalicão: Marcha LGBTQIAP+ realiza-se este sábado

A marcha do Orgulho LGBTQIAP+ sai à rua na tarde do próximo sábado, a partir das 15h00, da Praça D. Maria II.

Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, a iniciativa não se vai concretizar em setembro e foi antecipada para junho, uma alteração que visa “reforçar e mobilizar mais pessoas”, afirma Diogo Barros, porta-voz da Humanamente e da comissão organizadora da marcha.

O jovem ativista acredita que este ano “mais do que nunca” é importante sair à rua para dar resposta à “ascensão alarmante da extrema-direita”. O famalicense apela a uma “grande mobilização popular por parte da comunidade Queer e aliados”.

O percurso definido para a 3ª Marcha pelos Direitos LGBTQIAP+ passa pela Praça Dona Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril, Rua Barão da Trovisqueira, Rua Adolfo Casais Monteiro, Avenida 25 de Abril, Rua São João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e Praça Álvaro Marques.

A Câmara Municipal vai associar-se ao movimento pela defesa dos Direitos Humanos Universais ao iluminar o edifício dos Paços do Concelho com as cores da bandeira arco-íris.

Famalicão: GD Joane confirma continuidade de Duarte Nuno

Tal como CIDADE HOJE tinha avançado, no final do mês de maio e em primeira mão, Duarte Nuno vai continuar a liderar o plantel do GD Joane. O clube, que esta época subiu ao Campeonato de Portugal, após vencer a pró nacional da AF Braga, acaba de confirmar a continuidade do treinador que chegou na época passada.

Depois de ter representado o GD Joane como jogador, entre 2016 e 2018, Duarte Nuno regressou para a função de treinador e comandar a equipa sénior na época que terminou recentemente.

Recorde-se que o GD Joane venceu a pró nacional, principal campeonato da AF Braga, com 74 pontos, fruto de 21 vitórias, 11 empates e apenas duas derrotas. A equipa treinada por Duarte Nuno sofreu apenas 18 golos e marcou 48. Para além do título, o Joane regressa aos nacionais de futebol – Campeonato de Portugal – dez anos depois da última presença.

O primeiro jogo oficial do GD Joane será, ainda, dentro da AF Braga, com a disputa da supertaça a 18 de agosto.

Famalicão: Saúde, bem-estar e terapias complementares alternativas na Devesa

O Parque da Devesa volta a ser palco de mais uma edição do Festival Famalicão Zen. De 12 a 14 de julho há propostas relacionadas com o bem-estar, a saúde do corpo e da mente.

Este evento anual, que vai na nona edição, visa divulgar as Terapias Complementares Alternativas, alimentação saudável e produtos naturais.

O festival vai funcionar, no dia 12, das 18 às 23 horas; no dia 13, das 10 às 24 horas; e no dia 14, das 10 às 18h30.

Foto arquivo

Famalicão: Mostra Comunitária de Vilarinho começa esta sexta-feira

A freguesia de Vilarinho das Cambas está em festa, desta sexta-feira a domingo, com mais uma edição da Mostra Comunitária. O primeiro dia abre às 20 horas, com propostas para jantar; uma hora depois, decorre a oficial da mostra; às 21h30, atuação de Miguel Riva; às 22h30, Dj Trepeteiro.

No sábado, com início às 9h30, o programa contempla um passeio de motas; 18h30, entrada da Fanfarra do Agrupamento 1087; 18h45, ginástica com ritmo (Helpidez); 19 horas, jantar na tenda das associações; 21 horas, atuação da Tuna Incognituna – Tuna Académica Masculina da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave; 22h30, ZecAdegas.

O domingo começa com o cortejo das associações às 9 horas; à mesma hora, entrega das queijadinhas para o concurso “Queijadinha das Cambas” na sede da Junta; a esta hora abrem também os insufláveis. Pelas 9h30, eucaristia; 10h30, rastreios médicos com a Farmácia Paula Reis; 11 horas, demonstrações de Suporte Básico de Vida, pelos Bombeiros de Famalicão; 12 horas, almoço; 16 horas, procissão em honra de S. João; 17h30 cerca colorida da Associação de Pais; 18h30, cantares ao desafio; 19 horas, divulgação dos resultados do concurso da queijadinha; 19h30, cantares ao desafio. Encerra às 20h30.

Famalicão: Ecocentro móvel está na freguesia de Cruz

O Ecocentro Móvel está, até ao dia 25 de junho, na freguesia de Cruz, no Largo Senhor dos Aflitos.

Segue depois para Esmeriz, onde vai permanecer de 25 de junho a 2 de julho, na Rua João Paulo II (próximo ao Ecoponto).

De 2 a 9 de julho, o Ecocentro Móvel vai estar em Delães, na Avenida Albino Marques.

Neste equipamento pode colocar resíduos diversos, tais como: lâmpadas, pilhas, tinteiros, roupa, vidros e espelhos, pequenos eletrodomésticos, tampas, rolhas de plástico, entre outros.

Famalicão: Festival de Folclore da ACD S. Martinho de Brufe é no dia 13 de julho

O Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe realiza, na noite do dia 13 de julho, a 38.ª edição do seu festival de folclore.

Para além do grupo organizador, participam o Rancho Folclórico da Freguesia de Cepães (Viseu), Rancho Folclórico São Martinho Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), Grupo Folclórico São Miguel de Creixomil (Guimarães) e Rancho Folclórico Santa Eulália de Beiriz (Póvoa de Varzim).

O festival decorre na sede da associação, a partir das 21 horas.