
O Núcleo da Liga dos Combatentes da vila de Ribeirão inaugurou, no passado sábado, um novo memorial de homenagem aos combatentes do Ultramar.
As cerimónias contaram com a presença do presidente da autarquia, Mário Passos, do presidente do núcleo da Liga dos Combatentes, José Ferreira dos Santos, e do presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues. O autarca local, Leonel Rocha, bem como representantes de outras entidades, também marcaram presença neste momento.
Na ocasião, o edil famalicense, que no passado dia 11 de novembro recebeu das mãos de Chito Rodrigues a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes, aquando das comemorações do 104º aniversário do Armistício da Grande Guerra, encarou a homenagem como «um ato de respeito e de homenagem por todos aqueles que interromperam a sua trajetória de vida para combater no Ultramar, mas também para as suas famílias».
O presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Ribeirão, José Ferreira dos Santos, garantiu que o Núcleo «vai continuar a honrar o nome de todos aqueles que lutaram no Ultramar».
«Um farol de memória para as gerações mais antigas e uma referência na história para as futuras gerações». Assim viu, o presidente da Liga dos Combatentes, o novo mural.
Chito Rodrigues elogiou, ainda, a Câmara Municipal. «Ao associar-se a esta oportuna e generosa atitude, também reafirma a sua ligação à Liga dos Combatentes».