
A Infraestruturas de Portugal autorizou um investimento de 30 milhões de euros, a ser aplicado entre 2025 e 2029, na Linha do Minho, no troço entre Nine, em Famalicão, e Viana do Castelo.
De acordo com o documento publicado, esta quinta-feira, em Diário da República, a empreitada para a “Linha do Minho – Nine-Viana – Desnivelamentos” – terá início no próximo ano, com um investimento que ultrapassa os dois milhões de euros. Para 2026 estão previstos mais de 6,7 milhões, no ano seguinte serão aplicados 11.357.142,81 euros, em 2028 nove milhões de euros e, por último, em 2029, 750 mil euros.
O investimento resulta de um despacho de dezembro do ano passado, do anterior Governo, que delegou na IP a concretização dos procedimentos para assegurar investimentos ferroviários previstos no Programa Nacional de Investimentos 2030.
Recorde-se que a modernização e eletrificação da Linha do Minho, onde foram aplicados 86 milhões de euros, foi cofinanciada com 68 milhões de fundos do programa Compete 2020.
A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo, concluída em julho de 2019, custou 16 milhões e a eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença, concluída dois anos depois, 18 milhões de euros. Esta empreitada de eletrificação da Linha do Minho garantiu a melhoria das condições de operação e de segurança, com redução dos tempos de percurso entre Porto e Vigo e dos custos operacionais. Simultaneamente, assegurou a melhoria da qualidade do serviço, pela pontualidade e fiabilidade do horário e pela redução da sinistralidade nos atravessamentos de nível.