
Esta sexta-feira, a partir das 19 horas, a Companhia de Música Teatral apresenta, junto ao moinho do Parque da Devesa, o livro «Rotas de Mil Pássaros». A obra dá conta do trabalho que a Companhia tem desenvolvido no âmbito da Constelação Mil Pássaros, um trabalho artístico e educativo.
Alertando para a necessidade de proteger o planeta Terra, Mil Pássaros convida crianças e adultos a escutar os pássaros enquanto constroem um pássaro de papel (orizuru) e desejam um mundo melhor. O orizuru é um símbolo de felicidade, já que se acredita que se se fizer mil orizuros enquanto se pensa num desejo, esse desejo acaba por se tornar realidade.
O projeto deu os seus primeiros passos no Município de Vila Nova de Famalicão, tendo chegado também ao Cineteatro Alba e ao Município de Loulé. Com prefácio de Paulo Pires, a presente publicação dá particular destaque ao percurso posteriormente realizado na Lisboa Capital Verde Europeia, que culminou com a instalação na Estufa Fria, em Lisboa.
Ao mesmo tempo decorre a inauguração da instalação-performance Ecos, projeto integrado no Jardim Orizuro, apoiado pelo Fundo de Fomento Cultural, Programa Garantir Cultura do Ministério da Cultura.
Ecos é o resultado do trabalho realizado pela Companhia de Música Teatral no Município de Famalicão, no jardim de infância de Seide, no Centro Social da Paróquia de Castelões e no Centro Social de Requião.