Famalicão: Mais de duas centenas de adultos aumentam as suas qualificações

O Centro Qualifica entregou, esta quarta-feira, na Casa das Artes, 211 diplomas e certificados a adultos que aumentaram as suas qualificações.

Ana Cláudia Valente, em representação da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), elogiou o esforço em Famalicão ao nível da formação. «Ver aqui mais de duzentos adultos a receber diploma de certificação é a validação de que estamos a fazer um bom trabalho», referiu, salientando o envolvimento do Município e o trabalho em rede realizado em Famalicão. «Portugal está abaixo daquilo que é a média da União Europeia no que às qualificações diz respeito e sofremos de um défice de qualificação estrutural», realça.

Desde que entrou em funcionamento, em 2014, o Centro Qualifica já encaminhou e acompanhou mais de 12 mil adultos para ofertas formativas qualificantes, validou mais de 1400 adultos em Processos de RVCC e mais de 11 mil cidadãos com certificados em formação qualificante.

«É uma aposta estratégica do município porque os indicadores são objetivos: com mais qualificação temos melhor emprego e há uma relação direta com os níveis de qualificação, com os níveis salariais e também com mais desenvolvimento no território», apontou o presidente de Câmara, Mário Passos.

Esta quarta-feira foi a vez, entre outros, de Vítor Brito, bombeiro de profissão, que através do Centro Qualifica concluiu o 12º ano. «Além da satisfação pessoal, as qualificações vão abrir-me novas portas para a melhoria das condições profissionais e progredir na carreira», referiu. Também Carla Pereira concluiu o Ensino Secundário através do Qualifica. «Saí da minha zona de conforto, houve muita coisa que eu já não sabia, e agora, terminado este percurso sinto-me realizada e com muita vontade de continuar a estudar», contou.

O presidente da Câmara deixou-lhes ainda um desafio: «não fiquem por aqui e continuem com ambição, com objetivos e metas», acrescentando que «com mais qualificação vocês são mais realizados e o território mais rico e qualificado».

Em Vila Nova de Famalicão, o Centro Qualifica atua em articulação com cerca de uma centena de parceiros, desde escolas, universidades, empresas e entidades locais.

Deixe um comentário

Ministra da Saúde vem a Famalicão para inaugurar novas valências do CIDIFAD em Riba d’Ave

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai estar em Riba D’Ave, sexta-feira, 20 de dezembro, às 09h30, para inaugurar duas novas valências no CIDIFAD (Centro de Investigação, Formação e Acompanhamento das Demências), gerido pela Santa Casa da Misericórdia local.

As unidades, voltadas para os Cuidados Paliativos e Centro Dia de Promoção da Autonomia, reforçam o apoio às pessoas com demência e respetivas famílias.

Temperaturas sobem mas chuva regressa na próxima semana

As temperaturas vão voltar a subir no decorrer da próxima semana, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ao que tudo indica, a acompanhar a subida das máximas, está a chuva, que deverá regressar ao Minho na terça-feira em regime de aguaceiros.

Até lá, as máximas deverão rondas os 16 graus e as mínimas os 5.

Famalicão: AFSA de luto pela morte de atleta com 33 anos

A Associação Futebol Salão Amador (AFSA) de Vila Nova de Famalicão está de luto pelo falecimento do atleta Pedro Araújo, vítima de doença prolongada. A direção da AFSA expressou profundo pesar pela partida do jovem natural da freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão.

O velório terá início este sábado, a partir das 15h, na capela mortuária de Calendário. O funeral está agendado para domingo, às 15h.

Em homenagem a Pedro Araújo, será feito um minuto de silêncio nos jogos deste sábado.

A AFSA, num comunicado partilhado nas redes sociais, endereça as mais sentidas condolências à família enlutada.

Jornal espanhol destaca avançado do F.C.Famalicão: “Melhor que Samu e Gyokeres”

Óscar Aranda, jogador do Famalicão, é destaque no jornal espanhol As este sábado, após ter marcado o golo que garantiu um empate frente ao FC Porto na 13.ª jornada da I Liga. O avançado, formado no Real Madrid e chegado ao clube minhoto no verão de 2023, tem impressionado com o seu rendimento, sendo apontado como um dos jogadores mais influentes da equipa.

O As sublinha que Aranda “tem estatísticas melhores do que Samu e Gyökeres”, jogadores em destaque no FC Porto e Sporting, respetivamente. Com três golos e uma assistência, Aranda esteve diretamente envolvido em quase um terço dos 16 golos marcados pelo Famalicão esta época. Além disso, lidera várias métricas ofensivas em Portugal.

“Oscar é o segundo jogador com mais passes progressivos efetuados (55) e também o segundo que mais passes progressivos recebe (52), estando no top 2 em todas as estatísticas de progressão. Gyökeres, por exemplo, não está sequer no top 10”, destaca o jornal.

A consistência do jovem espanhol tem sido essencial para o Famalicão, que continua a surpreender na I Liga.

Famalicão: Daniel Pacheco completa equipa técnica de Hugo Oliveira

A equipa técnica de Hugo Oliveira, apresentado na passada terça-feira como treinador do Famalicão, está completa com a entrada de Daniel Pacheco para adjunto.

Daniel Pacheco tem 57 anos, é natural de Paredes e já desempenhou iguais funções no Gil Vicente, na altura treinado por João de Deus, na época 14/15. Ainda no clube de Barcelos desempenhou funções no departamento de Scout.

Marco Pedroso (análise), Miguel Miranda (treino de guarda-redes), Gil Sousa (metodologia), Pedro Abreu (performance física) e Ricardo Silva (adjunto que já fazia parte da estrutura) fazem parte da equipa técnica que se estreia na próxima segunda-feira, diante do SC Braga.

Famalicão: Jorge Rocha reforça estrutura da SAD

Jorge Rocha é a mais recente contratação da SAD do FC Famalicão.

O novo Chief Operational Officer (COO), que

Jorge Rocha vai trabalhar para projetar a marca FC Famalicão no país e no estrangeiro. O novo diretor de operações vai liderar vários departamentos e definir estratégias e planos de ação para alcançar mais notoriedade para o clube.

Jorge Rocha vai trabalhar com Luís Ribeiro, diretor financeiro (CFO), Ivo Dias, diretor do Marketing, e Pedro Reis Sá, diretor de Comunicação.