Famalicão: Marco Sousa lidera «ano zero» da AD Oliveirense 1952

Marco Sousa é o novo presidente da Associação Desportiva Oliveirense 1952, o novo clube depois da insolvência da Associação Desportiva Oliveirense e respetiva SAD. Há um novo capítulo para ser construído mas as cores do novo emblema são as mesmas, as instalações continuam a ser no Campo de Ribes e os associados são, em grande parte, os mesmos, apesar de terem que se filiar no novo clube.

O novo presidente alerta para os erros que foram cometidos e que não poderão voltar a acontecer. A equipa vai começar (a 8 de novembro) a competir na 1.ª divisão da Associação de Futebol de Braga, o escalão mais baixo, porque é o seu primeiro ano em competição. A médio prazo, num espaço temporal de dois a quatro anos, o objetivo é chegar ao pró-nacional. «Não será fácil», reconhece, porque terá pela frente divisões muito competitivas e projetos ambiciosos.

Mesmo sendo para a 1.ª divisão da Associação de Futebol de Braga, Marco Sousa admite que foi fácil construir um plantel de qualidade porque o nome “Oliveirense” continua a ser muito respeitado.

A nova direção está também empenhada em dar boas condições aos jogadores. Tem um projeto, de 70 mil euros, para ser implementado que passa também pela iluminação nova, balneários e outros melhoramentos.

As instituições também estão a apoiar o projeto: a Junta de Freguesia fez um protocolo a ceder as instalações e a Câmara está a ajudar na nova iluminação que permitirá reduzir a fatura da luz.

Marco Sousa deixa também uma palavra de apreço às empresas patrocinadoras e aos associados. «Tem-se visto uma onda de revitalização como nunca tinha visto», elogia.

Assim se constrói o futuro de um clube. Mas ainda há outras formas: «temos um bar para explorar, quem estiver interessado que entre em contacto connosco. Os sócios que venham e nos ajudem. Muita coisa já tem mudado, mas só com a ajuda deles será possível», desafia o novo presidente.

Famalicão: Aluna da Andança conquista terceiro lugar na Bélgica

Diana dos Santos, aluna da Andança, conquistou o 3.º lugar no Des Hivernales, The International Ballet Competition, em Liège, Bélgica, como solista, com variação de ballet clássico.

Esta competição incluiu seleção por vídeo, semifinais e finais.

A direção da Andança mostra-se orgulhosa do feito da Diana e acredita que possa ser inspiradora para outros alunos. «Estamos muito orgulhosos, e continuamos a acreditar que cada vez mais temos aquilo que precisas para realizar os teus sonhos», descrevem os responsáveis.

 

Famalicão: Bairro vence série B da Divisão de Honra e vai lutar pela subida

Com a vitória, 2-1, sobre o Sequeirense, na penúltima jornada da primeira fase da Divisão de Honra da AF Braga, o Bairro garantiu o primeiro lugar (50 pontos) na série B e, deste modo, vai lutar pela subida de divisão.

Na jornada 21 e nesta série, o Delães perdeu, 4-2, em casa do Ribeira do Neiva. A equipa delaense é nona da classificação, com 21 pontos. Na última jornada o Bairro joga em casa do Guilhofrei e o Delães recebe o Pedralva.

Na série A, o S. Cosme foi goleado, 0-4, pelo Águias de Alvelos; o Louro foi vencer, 1-2, a casa do Ucha, enquanto que o Lousado e o Calendário empataram, a um golo, com o Marca e o Roriz, respetivamente. Na classificação, as quatro equipas famalicenses ocupam os quatro últimos lugares (9.º ao décimo segundo lugar, com o S. Cosme a somar 27 pontos, o Lousado 25, o Louro 14 e o Calendário apenas 6. Próxima jornada: Roriz-S. Cosme, Louro-Pousa, Marca-Calendário e Vila Chã-Lousado.

Na 1.ª divisão, série C, após a jornada 19, o Operário, que folgou, mantém o primeiro lugar, com 41 pontos. O S. Cláudio perdeu, 1-3, com o Ronfe B, o Delães B venceu, 2-1, o Fradelos, enquanto que o dérbi famalicense entre o Ruivanense e o Gondifelos terminou com um empate a dois golos. O Ruivanense é oitavo, com 25 pontos, seguido do Fradelos, com 24, do Gondifelos, com 18 e do São Cláudio, com 10. O Delães B é último, com 8 pontos. Próxima jornada: Polvoreira-Operário, S. Cristóvão-S. Cláudio, Nespereira-Delães B, Gondifelos-Urgeses e Fradelos-Aldão.

Ribeirão e Joane começam luta pelo título na pró-nacional

Começa no próximo fim de semana a segunda fase da pró-nacional. Na luta pelo título, série 1, o Joane joga em casa do Forjães, enquanto que o Vieira recebe o Ponte; na série 2, o Ribeirão recebe Os Sandinenses e o Prado mede forças com o Amares.

Na manutenção, o Ninense está na série 1 e começa com uma deslocação ao Cabreiros; a Oliveirense está na série 2 e também joga fora, em casa do SP Arcos.

Famalicão: Equipa Papa Léguas conquista 3.º lugar coletivo

A Equipa de Papa Léguas de Famalicão conquistou o 3.º lugar coletivo, entre 150 equipas classificadas, no Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, sábado, na pista coberta de Pombal.

Esta classificação resulta do somatório dos pontos alcançados pelo melhor atleta infantil, iniciado e juvenil, de ambos os géneros, nas fases regionais.

Com estes resultados, a equipa famalicense esteve representada com 4 Atletas (de 6), na fase final do Triatlo Jovem Nacional, em representação da Associação de Atletismo de Braga.

Em grande destaque esteve o atleta Diogo Enes, com o 2.º lugar no triatlo do escalão de juvenis (60 metros barreiras, lançamento do peso, salto em altura), com um total de 2014 pontos.

Os restantes atletas tiveram também boas prestações: Francisco Azevedo, no triatlo de iniciados, (60 metros barreiras, salto em comprimento, lançamento do peso) a classificar-se em 4.º Lugar com 1659 pontos; José Ribeiro, com o 5.º lugar no triatlo opcional de juvenis (60 metros, salto em comprimento, lançamento do peso) com 1835 pontos e Leonor Barros, com o 7.º lugar, no triatlo de juvenis (60 metros barreiras, lançamento do peso, salto em altura) com 1602 pontos.

No âmbito desta campanha “Viva o Atletismo”, dinamizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, a equipa da Papa Léguas demonstrou o trabalho que está a ser desenvolvido com os seus atletas.

Famalicão: Tocadores e Cantadores ao Desafio celebram 22 anos

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra, no próximo domingo, o 22.º aniversário com uma tarde recreativa. O evento, aberto a todos os seus associados, familiares e amigos, decorre na sede social, no Espaço Associativo junto à estação de comboios de V. N. Famalicão.

A animação está garantida a partir das 15 horas, com as vozes de Adília de Arouca, Domingos da Soalheira, Daniel Fernandes e Simão Marques, entre outros, que serão acompanhadas pela concertina de Pereirinha e a viola de Sérgio Oliveira. No final, canta-se os parabéns a você e o corte do bolo de aniversário.

Foto arquivo

 

Famalicão: Duas colheitas de sangue

A Associação de Dadores de Sangue promove, no dia 26 (domingo) e no dia 29 (quarta-feira), duas colheitas de sangue.

No domingo é em Bairro, no salão paroquial, com o apoio do CNE – 27 desta localidade; na quarta-feira seguinte é na Secundária D. Sancho I. Ambas são abertas à população em geral e decorrem entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.