
Na passada terça-feira, na visita à freguesia de Gavião, o presidente da Câmara Municipal, para além de conferir as intervenções que estão a decorrer, deu um particular realce «ao dinamismo económico». Mário Passos visitou duas empresas: a Pankir, do setor de produtos pré-cozinhados ultracongelados que assenta a produção em processos de fabrico tecnologicamente avançados; e a Carplic, carpintaria que oferece soluções desde o mobiliário, pavimentos ou revestimentos em madeira.
O edil, acompanhado pelo autarca local, António Emídio, sinalizou estas empresas «como exemplos da diversidade económica que existe no concelho». E Mário Passos aponta um traço comum: «a capacidade para a inovação de produto e de processos que lhes permite estar no mercado como referências na sua área, de forma sustentada e com visão de crescimento».
A visita a esta localidade, da periferia do centro urbano, com cerca de 4 mil habitantes, começou no Lar S. João de Deus, da Santa Casa da Misericórdia, num momento de partilha com os utentes desta centenária instituição.
Sobre a freguesia, Mário Passos fala de uma localidade que tem recebido «vários investimentos, para acompanhar o crescimento que se tem registado». A comitiva passou pelas Ruas do Bacelo, Picoto, 28 de Setembro e das Tulipas, que receberam obras de pavimentação, arranjo de passeios e execução de sistema de águas pluviais. A estas intervenções juntam-se as obras de saneamento na Rua de Moledo, o alargamento da rotunda D. Amélia e o Parque Infantil da Praceta Silvério Freitas, «outros exemplos de obra feita neste mandato».
Quanto a futuros investimentos, a visita foi aproveitada «para assinalar outras intervenções que queremos fazer como a pavimentação do Gaveto do Guedes, da Rua Central do Bairro e da Rua da Agra para onde está também a ser projetado um novo parque infantil», registou António Emídio.
O dia terminou com o habitual encontro com o movimento associativo. Na sede da Junta de Freguesia, entre as muitas questões levantadas, o autarca assinalou as diligências realizadas pelo Município para o reforço da iluminação na zona escolar, assim como a intenção de adquirir um terreno, na parte superior da rua dos Carvalhos, para o alargamento da rua e melhoramento das condições de circulação e segurança.
Depois de Gavião, o roteiro ‘Presidência de Proximidade’ continua na próxima semana na zona urbana, com a visita à União de Freguesias de Famalicão e Calendário.