Famalicão: Mário Passos congratula-se com avanços no processo de descentralização

Segundo o presidente da Câmara de Famalicão, «o princípio de acordo que os municípios aprovaram ontem com o Governo para a descentralização de competências nas áreas da Educação e Saúde prova que Vila Nova de Famalicão, assim como muitos outros municípios portugueses, tiveram razão ao recusar até ontem as propostas sugeridas pela Administração Central para os dois domínios».

A declaração de Mário Passos surge na sequência da reunião do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), do qual é membro efetivo, que teve lugar esta segunda-feira, dia 18, em Coimbra, e na qual acompanhou os seus colegas autarcas na aprovação da nova proposta setorial para a Educação e Saúde.

No caso de Vila Nova de Famalicão, para além do financiamento previsto, o autarca famalicense garantiu a inclusão no documento de um conjunto de obras a realizar até 2030, nomeadamente, a reabilitação e modernização da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e da Escola Básica Bernardino Machado, em Joane, as escolas básicas D. Maria II, Júlio Brandão e Nuno Simões, e a Escola Básica de Gondifelos. Ao nível da Saúde ficou garantida a construção de duas novas unidades de saúde, em S. Miguel-o-Anjo e Joane, estando ainda em negociações com a Administração Regional de Saúde para a inclusão da reabilitação das Unidades de Saúde sediadas em Famalicão.

Em declarações à imprensa, o autarca lembra que Famalicão começou por recusar assumir em 2019 a transferência das competências para as autarquias locais «por se tratarem de tarefas e não de competências e, ainda por cima, desacompanhadas das indispensáveis garantias para a sua execução».

No final do ano passado e início deste ano, o município voltou a adiar essa decisão por considerar não estarem reunidas as condições necessárias para o efeito, nomeadamente ao nível da transferência do respetivo envelope financeiro, que garantisse uma gestão eficaz das áreas.

Para o presidente da Câmara de Famalicão, «as reivindicações dos municípios foi justa e legítima» e permitiu «um acordo mais equilibrado», que reserva mais verbas para as Câmaras Municipais, destinadas à manutenção de equipamentos, para as refeições escolares, fórmulas de financiamento mais equilibradas e a garantia de obras de modernização em equipamentos ainda não intervencionados. É igualmente reservada a possibilidade para as Câmaras e as Comunidades Intermunicipais poderem vir a ter alguma autonomia na gestão dos Centros de Saúde, por exemplo, ao nível dos horários de funcionamento.

Por isso, Mário Passos fala em «avanços positivos» e espera agora que o Governo materialize este acordo.

 

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em Famalicão

Chegaram a VN de Famalicão, na noite desta quinta-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, vão estar no Arciprestado até domingo.

Os símbolos entraram no concelho pela paróquia de Gondifelos e, a partir de amanhã, seguem para Vale S. Cosme, Riba de Ave, Avidos, Antas e Vila Nova de Famalicão.

Um dos pontos altos desta passagem será a Peregrinação dos Símbolos na noite de sábado, pelas 21h30, com início na Praça – Mercado Municipal e término na Igreja Matriz Nova.

Famalicão: Bombeiros alertados por cidadão que diz ter visto fumo a sair de prédio

Os bombeiros foram, na tarde desta quinta-feira, acionados por um popular que dizia ter visto fumo a sair da cobertura de um edifício, na Avenida Marechal Humberto Delgado, em Famalicão.

Chegados o local, e depois de acederem à cobertura do prédio, os soldados da paz não encontraram nenhum foco de incêndio ou até mesmo fumo.

Os meios acabaram por ser desmobilizados sem que existisse uma explicação para o fumo descrito no alerta que havia sido feito.

Famalicão: Esmeriz recebe sessão sobre reabilitação e valorização das zonas ribeirinhas

A Casa de Esmeriz recebe, na noite do próximo sábado, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia do Ave – VN Famalicão – Rio Pelhe”, tendo como orador o especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, Doutor em Engenharia do Ambiente – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O projeto tem como objetivo a reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos do rio Pelhe, atravessando zonas agrícolas / florestal e aglomerados urbanos.
A ação de esclarecimento, com início marcado para as 21h30, destina-se não só à população em geral, mas, particularmente, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água.

Famalicão: Presidente da Câmara reuniu com profissionais da Educação

Ao final da tarde desta quarta-feira, representantes dos docentes e não docentes dos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e pelo vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima.

Nesta reunião, os autarcas procuraram perceber melhor os temas que têm levado milhares de profissionais da educação a manifestarem-se e as questões prioritárias nas negociações com o Governo.

Mário Passos e Augusto Lima ouviram os docentes e os não docentes durante um encontro que também contou com representantes de todos os níveis de educação escolar, os técnicos especializados e os assistentes operacionais, nomeadamente os que trabalham diretamente com a Educação Especial.

Os dois autarcas mostraram-se compreensivos e solidários com as causas destes profissionais e evidenciaram a sua preocupação com o impacto deste período prolongado de greves para famílias e alunos. Mário Passos e Augusto Lima desejaram aos profissionais sucesso nas negociações com o Governo.

Famalicão: Pré-aviso de greve na CP obriga Câmara a reforçar transporte rodoviário no Carnaval

O pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, motivou o cancelamento da habitual parceria entre o Município de Famalicão e a operadora ferroviária. Por esta razão, a Câmara Municipal avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros para aquela que é a noite mais longa. Para além das 12 linhas que sairão de várias freguesias, há um reforço paras as localidades de Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.

 

Famalicão: Autocarros gratuitos para a noite de Carnaval

Para que ninguém falte à noite mais longa do ano em Famalicão, a Câmara Municipal decidiu, mais uma vez, assegurar o transporte rodoviário gratuito dentro do concelho. E o serviço será reforçado.

Para a noite de Carnaval, que traz à cidade milhares de pessoas, serão disponibilizadas 12 linhas de autocarros que sairão das diversas freguesias – Joane, Pedome, Riba d’Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Arnoso Santa Eulália, Portela, Nine, Jesufrei e Lousado – às 21h30, 22h15 e 23h00, em direção ao centro da cidade, onde a festa está garantida até de madrugada.

Este ano, e tendo em conta o pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, que levou ao cancelamento da habitual parceria com a autarquia por parte da operadora ferroviária, o Município avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros na noite de Carnaval, com mais três linhas: Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.