Famalicão: Mário Passos sugere a António Costa novo paradigma para as Escolas Profissionais

O presidente da Câmara Municipal defendeu, esta sexta-feira, a criação de uma nova geração de escolas profissionais, que ajustes os conteúdos e as práticas educativas, às exigências contemporâneas das empresas e, deste modo, contribuir «para a sua competitividade e, nalguns casos, até para a sobrevivência de algumas»

A ideia foi proposta ao primeiro-ministro, António Costa, durante uma visita à Riopele, no âmbito do “Roteiro PRR”, para verificar no terreno os projetos já em marcha. António Costa concordou com o autarca e assinalou que os cerca de 300 centros novos tecnológicos que estão a ser criados nas Escolas Profissionais por via do PRR já como uma resposta a essa exigência.

Costa falava na sessão pública do Projeto Lusitano, que reúne várias empresas, centros de investigação e universidades, que decorreu na têxtil de Pousada de Saramagos. A visita serviu para António Costa saber em que ponto se encontra a implementação deste projeto para a Inovação Empresarial da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal e que pretende acelerar a transformação estrutural da ITV pela aposta na investigação e desenvolvimento de novas soluções baseadas em fibras naturais e/ou recicladas, na produção de fio reciclado/natural, mas também na procura de soluções energéticas e de gestão de recursos para setor.

A escolha da Riopele para esta jornada teve a ver com o facto de ser uma das empresas aderentes ao projeto, liderado pela Nau Verde.

No caso concreto da Riopele, a empresa pretende ser, até 2027, ano do centenário, uma das primeiras do setor a nível europeu operacionalmente neutra em carbono, estando em curso um investimento de 35 milhões de euros. Um dos investimentos praticamente pronto, estimado em cerca de quatro milhões de euros, é a central de biomassa, com capacidade de produção de vapor de 16 toneladas/hora e neutra em carbono, dada a utilização de combustível de biomassa florestal residual. O objetivo é que produza vapor já no primeiro trimestre deste ano, produzindo cerca de 90% do vapor consumido na empresa e permitindo reduzir o consumo de gás natural em aproximadamente 65%.

O plano de sustentabilidade traçado envolve, ainda, investimentos significativos na transição para fontes de energia renováveis, bem como no desenvolvimento de novos produtos e processos para reduzir as emissões. Tudo segundo o ‘Roteiro para a Sustentabilidade’, que visa envolver toda a cadeia de valor para impulsionar o progresso ambiental.

Deste roteiro fazem parte várias iniciativas, como a redução para zero da pegada de carbono das emissões provenientes das suas operações, mas também das emissões proveniente da energia elétrica que consome, a redução da pegada de carbono da cadeia de valor em 20% ou a garantia de 90% da geração da energia térmica proveniente de fonte neutra em carbono.

Noutro plano, a Riopele acredita ser possível que 100 por cento da energia elétrica utilizada provenha de fontes renováveis.

«A trajetória da Riopele evidencia bem o que se está a passar em Vila Nova de Famalicão ao nível de um novo paradigma industrial, gerado a partir de redes de colaboração, de investigação e de inovação», refere Mário Passos, assumindo que a marca Famalicão Created In é, cada vez mais, uma realidade no território.

 

4 Comments

  1. Que tal apenas mudar os programas das disciplinas e dos cursos em função da procura??? Acho que fica mais barato do que andar a criar escolas e a inventar tachos.

  2. Nossos políticos bateram no fundo. Sem o mínimo sentido de visão empresarial. Tudo gira a volta de subsidios…

  3. As escolas profissionais, sempre foram um bom chupa- chupa para quem as dirige …… Muito dinheiro a cair no bolso ….

Deixe um comentário

Famalicão: Yassir Zabiri vai ao CAN

Yassir Zabiri faz parte da convocatória da seleção sub-20 de Marrocos para o Campeonato Africano das Nações. O avançado que representa o FC Famalicão, foi chamado para a competição onde Marrocos, no grupo B, terá como adversários o Quénia (1 maio), Nigéria (4 maio) e Tunísia (7 de maio).

Ao serviço dos sub-20 de Marrocos o jovem jogador marcou 12 golos em 21 jogos. A capacidade finalizadora do atacante tem sido, também, exibida com as cores do Futebol Clube de Famalicão, somando três golos pela equipa principal e seis na Liga Revelação, ao serviço dos sub-23.

Famalicão: Jovem em estado grave depois de colisão entre mota e carrinha na variante nascente

Um jovem de 28 anos ficou em estado grave, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de mercadorias, na tarde deste sábado, em Calendário, Famalicão.

O acidente aconteceu em plena Variante Nascente e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Homem morre em despiste de carro

Um homem morreu, este sábado à tarde, na sequência do despiste do automóvel onde seguia, na freguesia de Vale São Cosme, em Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 17h30, na Rua de São Bento, sendo que para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Famalicão.

De acordo com fonte do socorro, a vítima, com idade entre os 60 e os 70 anos, foi encontrada pelos bombeiros em paragem cardiorrespiratória e o óbito veio a ser declarado pouco tempo depois.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Tribunal de Famalicão comunica: Prisão preventiva para suspeito da morte de ‘Manu’ no B.A. em Braga

O juiz de turno do Tribunal de Famalicão decretou prisão preventiva para Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, de 19 anos, falecido no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

O jovem faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do referido bar, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

À entrada do tribunal, o advogado do arguido adiantou que este iria negar qualquer envolvimento no crime.

Famalicão: AD Ninense reúne em Assembleia Geral para analisar situação diretiva e desportiva

No dia 2 de maio, a Associação Desportiva Ninense reúne em Assembleia Geral para, entre outros pontos, recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 2 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Dois carros destruídos por queda de árvore de grande porte

Dois carros ficaram destruídos na sequência da queda de uma árvore, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Os veículos estavam estacionados na Avenida de França quando, cerca das 13h00, foram atingidos por uma árvore de grande porte que ainda derrubou o gradeamento da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela Proteção Civil.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.