
A partir deste fim de semana e até ao final do ano, o renovado centro urbano será palco de uma programação que visa dar vida à cidade de Famalicão. A Câmara Municipal criou o “Vai à Vila – Mercados Urbanos”, acompanhados por momentos culturais e lúdicos que visam chamar a comunidade a usufruir do novo espaço citadino.
Já a partir desta sexta-feira, sob o mote ‘Vai à Vila!’, a Praça D. Maria II será o centro dos mercados temáticos. O primeiro dedicado aos sabores famalicenses, como compotas e marmeladas, chocolates, bolos, bolachas e biscoitos, condimentos, azeites, laticínios, fumados, ervas aromáticas, frutos e salgados diversos, produzidos por diferentes associações, artesãos e pequenos produtores locais. A animação cultural para esta primeira edição do ‘Vai à Vila’ inclui o grupo Swing a Song, sábado, entre as 10h00 e as 13h00, e Os Divertidos de Delães, no domingo, no mesmo horário.
Durante este mês haverá, também, o Mercado do Livro, de 22 a 26 de abril, e o Mercado das Associações de Pais, a 29 e 30 de abril, igualmente acompanhados por propostas lúdico-culturais.
Os Mercados Urbanos vão acontecer no novo centro urbano de Famalicão, «um autêntico espaço de vivência cultural, social e comercial», que resultou de um dos maiores investimentos públicos de sempre na requalificação de um espaço público citadino famalicense, na ordem dos nove milhões de euros. Aquando a inauguração desta renovação urbana, em novembro passado, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assumiu que tal intervenção seria complementada com uma dinâmica intensa, «que vai ser cumprida com este programa. O nosso centro urbano tem uma nova roupagem e isso requer uma programação arrojada e atraente, que faça jus a este investimento que transformou o nosso espaço urbano», sinaliza o autarca, considerando que o “Vai à Vila” «pretende reforçar os laços de pertença e chamar visitantes à nossa cidade».
Mais informações sobre a programação do ‘Vai à Vila’ em www.famalicao.pt .
O centro está morto, vazio e descaracterizado! É importante fazer se alguma coisa, o comércio precisa de gente, de movimento, mas não sei se são estes mercadinhos a soluçao!
É esperar para ver!!
A verdade é que a multinacional mais conhecida que tínhamos “zara kids” já abandonou a nossa cidade !
Somos o concelho mais exportador, somos amigo das famílias, somos bom para viver, não me parece é que seja muito bom para investir no comércio local!!
A meu ver deveria de haver uma melhor comunicação entre câmara e comerciantes!