Famalicão: Mercados Urbanos e animação até ao final do ano no centro da cidade

A partir deste fim de semana e até ao final do ano, o renovado centro urbano será palco de uma programação que visa dar vida à cidade de Famalicão. A Câmara Municipal criou o “Vai à Vila – Mercados Urbanos”, acompanhados por momentos culturais e lúdicos que visam chamar a comunidade a usufruir do novo espaço citadino.

Já a partir desta sexta-feira, sob o mote ‘Vai à Vila!’, a Praça D. Maria II será o centro dos mercados temáticos. O primeiro dedicado aos sabores famalicenses, como compotas e marmeladas, chocolates, bolos, bolachas e biscoitos, condimentos, azeites, laticínios, fumados, ervas aromáticas, frutos e salgados diversos, produzidos por diferentes associações, artesãos e pequenos produtores locais. A animação cultural para esta primeira edição do ‘Vai à Vila’ inclui o grupo Swing a Song, sábado, entre as 10h00 e as 13h00, e Os Divertidos de Delães, no domingo, no mesmo horário.

Durante este mês haverá, também, o Mercado do Livro, de 22 a 26 de abril, e o Mercado das Associações de Pais, a 29 e 30 de abril, igualmente acompanhados por propostas lúdico-culturais.

Os Mercados Urbanos vão acontecer no novo centro urbano de Famalicão, «um autêntico espaço de vivência cultural, social e comercial», que resultou de um dos maiores investimentos públicos de sempre na requalificação de um espaço público citadino famalicense, na ordem dos nove milhões de euros. Aquando a inauguração desta renovação urbana, em novembro passado, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assumiu que tal intervenção seria complementada com uma dinâmica intensa, «que vai ser cumprida com este programa. O nosso centro urbano tem uma nova roupagem e isso requer uma programação arrojada e atraente, que faça jus a este investimento que transformou o nosso espaço urbano», sinaliza o autarca, considerando que o “Vai à Vila” «pretende reforçar os laços de pertença e chamar visitantes à nossa cidade».

Mais informações sobre a programação do ‘Vai à Vila’ em www.famalicao.pt .

 

1 Comment

  1. O centro está morto, vazio e descaracterizado! É importante fazer se alguma coisa, o comércio precisa de gente, de movimento, mas não sei se são estes mercadinhos a soluçao!
    É esperar para ver!!
    A verdade é que a multinacional mais conhecida que tínhamos “zara kids” já abandonou a nossa cidade !
    Somos o concelho mais exportador, somos amigo das famílias, somos bom para viver, não me parece é que seja muito bom para investir no comércio local!!
    A meu ver deveria de haver uma melhor comunicação entre câmara e comerciantes!

Deixe um comentário

Famalicão: Um ferido em despiste automóvel na N206 (Outiz)

Uma pessoa ficou ferida e teve que receber assistência hospitalar, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na N206, em Outiz, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 11h50 deste domingo, na Avenida Jorge Reis.

A vítima, no local, foi assistida pelos Bombeiros Famalicenses.

Tempo muda na terça-feira: Regresso do sol e subida das temperaturas

Depois de um período marcado pelo mau tempo, com chuva, vento e agitação marítima, o sol deverá regressar já na próxima semana.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tempo muda esta terça-feira, com o regresso do sol e a subida da temperatura máxima até aos 26 graus.

Acompanhe a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Covense conquista Troféu MKA

A equipa do Covense venceu, este sábado, a primeira edição do Troféu MKA, mais uma competição sob a alçada da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

A equipa de Ruivães levou a melhor, 7-3, sobre a Adespo, em jogo realizado no Pavilhão das Tílias, do Riba d’ Ave HC, que se apresentou cheio no apoio às duas equipas.

Recorde-se que este troféu reúne apenas as equipas da primeira divisão da AFSA que, distribuídas em duas séries, lutam por um lugar na final.

Operação Páscoa da GNR regista 1 morto e 88 feridos em 24 horas: Vítima mortal é de Famalicão

A única vítima mortal registada nas últimas 24 horas pela GNR no âmbito da Operação Páscoa 2025 é um homem de 65 anos, natural da freguesia de Sezures, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu na tarde de sábado, na Rua de São Bento, em Vale São Cosme, também no concelho de Famalicão, na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguia.

No mesmo período, a GNR registou 221 acidentes, dos quais resultaram ainda 11 feridos graves e 77 ligeiros.

Desde o início da operação, no dia 11 de abril, foram contabilizados 1.971 acidentes, com um total de três mortos, 42 feridos graves e 567 ligeiros.

Com garra e talento, Fama Girls estão entre as melhores da Europa

O grupo famalicense Fama Girls alcançou um feito notável no Campeonato da Europa de Grupos, em Espanha, com o 5.º lugar na categoria de adultos.

As jovens dançarinas destacaram-se entre os melhores da Europa, sendo mesmo o grupo português melhor classificado no seu escalão. “Dançámos com garra, demos tudo em cada etapa e mostramos do que somos capazes”, partilharam nas redes sociais.

Além do excelente resultado, as Fama Girls sublinham a experiência como uma das mais marcantes das suas vidas, agradecendo o apoio recebido e elogiando os restantes grupos portugueses presentes na competição.

Famalicão tem um campeão europeu de hóquei em patins

A seleção nacional sub-23 venceu, na noite deste sábado, o Campeonato da Europa de hóquei em patins, após vitória sobre a Espanha. O título é também de Miguel Rocha, famalicense que integrou a armada lusa. O jovem é guarda-redes do Candelária, mas fez a sua formação no Riba d’ Ave HC.

O título europeu de hóquei em patins de sub-23 foi alcançado em Sant Sadurní d’Anoia, em Barcelona, após vitória sobre a campeã em título, no desempate por penáltis (2-1), após o empate 4-4 no prolongamento.