Famalicão: Miguel Machado foi terceiro na ultramaratona mais dura do país

Miguel Machado terminou em terceiro lugar na Portugal 281 Ultramarathon, prova que decorreu na Vila de Belmonte, no distrito de Castelo Branco. O atleta famalicense cumpriu os 281km em 42h24, atrás de Luca Papi (42h04) e do vencedor, Marco Pinto que fez 36h51.

Na corrida que decorreu no passado fim de semana, o famalicense conseguiu, como escreve nas redes sociais, o «inimaginável», naquela que é a prova mais dura do país e que foi disputada sob intenso calor. A prestação do ribadavense foi mesmo portentosa. Na parte final, em cerca de 50km, recuperou 1h48, relativamente ao segundo classificado e passou de quinto para terceiro, terminando a ultramaratona a 20 minutos do segundo. Nos últimos 22,7km fez um tempo canhão de 2h20. Ao longo da prova dormiu, «para carregar baterias», 20 minutos e, noutra ocasião, 1h30. «Estava com a pica toda, era até cair. Queria o segundo lugar», conta a CIDADE HOJE.

Miguel, que numa das últimas edições do Alut Algarve, foi quinto classificado em 302km, conta que a prova do passado fim de semana «foi épica» e que o feito «resume-se à família; à família que te apoia, que te acompanha, que trata de ti. À família de amigos que vai crescendo com o trail, prova após prova».

Com 47 anos de idade e um restaurante para gerir na vila de Riba de Ave, a paixão começou em 2018, «em pequenas provas e, aos poucos, foi aumentando as distâncias», conseguindo, desde então, resultados de relevo, como em 2021, no Brasil em que foi quinto classificado numa prova de 225km na areia.

É amador e assim vai continuar, muito embora se bata com referências da especialidade, como são os casos dos atletas que ficaram à sua frente na prova do passado fim de semana. O futuro trará novos trails, «sempre com muito sacrifício para treinar, quase sempre fora de horas e tirando muito tempo à família».

 

56 Comments

  1. Aproveito para informar o Cidade Hoje que Famalicão teve dois representantes nesta prova épica. Também José Silva terminou a prova, com o tempo de 54h50m e um fantástico 23º lugar.

  2. Muitos parabéns ao grande Miguel Machado e à sua linda família pelo fantátsico suporte prestado. Esta prova é duríssima, física e mentalmente, como atestam sempre o enorme número de desistências.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Mulher ferida em colisão entre duas viaturas Av. Eng. Pinheiro Braga

Uma mulher ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, ocorrida na Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, freguesia de Gavião, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 17h00 e para o socorro foram acionados os B.V. Famalicenses.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi encaminhada para o hospital local.

Famalicão: Carro a arder na N14 em Ribeirão

Uma viatura ligeira de passageiros ficou totalmente destruída pelas chamas, depois de se incendiar, em Ribeirão, Famalicão.

O incidente aconteceu cerca das 19h40, na Avenida Portas do Minho, em plena N14.

Não há, até ao momento, informação de feridos.

Famalicão: Secretário de Estado e Marques Mendes estão confirmados no Fórum Económico

João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, e o comentador Luís Marques Mendes, são presenças confirmadas no Fórum Económico, que vai decorrer sob o tema “Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?”.

Para além destes, nesta iniciativa que decorre no âmbito do décimo aniversário do Famalicão Made In, também estará a administradora da TMG, Isabel Furtado, e a cientista, professora catedrática e ex-Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. A quinta edição do Fórum Económico Famalicão Made In terá lugar na tarde do dia 22 de outubro, a partir das 14h30, na Casa das Artes.

Neste encontro, promovido pelo município famalicense e pelo Jornal de Notícias/TSF, o debate decorrerá sobre as questões relacionadas com a inteligência artificial e a forma como as tecnologias emergentes estão a transformar as empresas e a economia.

A abertura estará a cargo do presidente da autarquia, Mário Passos, e do diretor de Jornal de Notícias, Vitor Santos, que antecedem a intervenção do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.

Pelas 15h00, seguem-se as intervenções do filósofo e ensaísta Daniel Innerarity (depoimento gravado), um dos pensadores mais influentes a nível mundial, e de Luís Marques Mendes.

Pelas 15h45, tempo para o painel “Criar, criar, criar. A Transição Digital é uma locomotiva”, com moderação de Manuel Molinos, diretor-geral digital do JN, e as intervenções de Gil Sousa, cofundador da ESI-Robotics, Isabel Furtado, administradora executiva da TMG, Elvira Fortunato, Professora Catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Pedro Santos, Vice-Presidente da ACEPI (Economia Digital Portugal), e Luís Borges Gouveia, Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.

O encerramento será feito pelo vereador da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima.

A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até à lotação da sala, ou até ao final do dia 21 de outubro em www.jn.pt/d/conferencias/.

Inscrições abertas para a S. Silvestre de Famalicão

Estão oficialmente abertas as inscrições para a S. Silvestre de Famalicão, a terceira prova mais participada do país, que vai acontecer na noite de 23 de dezembro, a partir das 21h30.

A iniciativa contempla uma corrida de 10 kms e uma caminhada mais curta de 4 kms.

Os interessados em participar na 8ª edição da corrida podem fazer a sua inscrição aqui.

Famalicão: Candidaturas para o Festival de Cinema Jovem terminam a 15 de outubro

As candidaturas para a 10.ª Edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão terminam no dia 15 de outubro. Os jovens entre os 12 e os 35 anos podem candidatar as curtas-metragens em www.ymotion.org.

O festival, que vai desenrolar-se entre 4 e 7 de dezembro, apresenta como novidade a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”. Trata-se de um tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias dos muitos homenageados pelo festival, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Ines de Medeiros, entre outros. Este projeto será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário coproduzido pelo Ymotion.

Nesta edição, como nas anteriores, há nove categorias a concurso: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2 500 euros, será atribuído à melhor curta-metragem; galardões para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, o melhor documentário, o melhor filme de animação e para o filme preferido do público. Serão, ainda, distinguidas a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.

O argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, é o presidente do júri, acompanhado por Carla Chambel (atriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora e argumentista).

Famalicão: FAC joga sábado a primeira jornada do nacional da 1.ª divisão

A equipa sénior de basquetebol do FAC ultima a preparação para a estreia no nacional da 1.ª divisão de basquetebol, zona Norte.

Na primeira jornada da primeira fase, a equipa treinada por Armando Andrade recebe na noite de sábado, às 21 horas, no Pavilhão Municipal, o Angrabasket.

Na primeira fase da competição, a formação famalicense terá como adversários o Guifões, CB Viana, Clube 5Basket, CD Póvoa B, BC Barcelos e o GD André Soares.

Foto arquivo