Famalicão: Miguel Ribeiro com os presidentes do Benfica, Porto, Sporting e Braga

A segunda edição do Thinking Football Summit, uma iniciativa da Liga Portugal, vai ter, entre outros convidados, Miguel Ribeiro.
O presidente da SAD do Futebol Clube de Famalicão será um dos oradores do evento que vai decorrer entre os dias 7 e 9 de setembro. O encontro, tido como um projeto âncora do panorama europeu, visa debater a indústria do futebol profissional e explorar a vertente empresarial e de negócio que o desporto-rei oferece.
O líder da SAD famalicense repete a presença da edição inaugural do evento, fazendo parte de um painel de oradores onde constam os presidentes do FC Porto (Pinto da Costa), SC Braga (António Salvador), SL Benfica (Rui Costa), Sporting CP (Frederico Varandas) e Vitória SC (António Miguel Cardoso). Os presidentes destes clubes vão partilhar as suas experiências de liderança num evento no qual é expectável que estejam vários agentes desportivos nacionais e internacionais.
A escolha por Miguel Ribeiro, pelo segundo ano consecutivo, por parte da organização, reforça a importância e projeção alcançadas pelo clube no panorama nacional. Prestes a começar uma inédita quinta presença consecutiva do clube na I Liga Portuguesa, o Famalicão tem conquistado espaço de relevo na alta-roda do futebol nacional. Depois da subida à I Liga no primeiro ano da constituição da SAD – consumando o regresso ao escalão principal 25 anos depois – o emblema famalicense tem pautado a sua presença pela estabilidade no campeonato. Depois da espetacular campanha na primeira época – 6.º lugar, a escassos segundos de garantir a qualificação europeia (perdida na Madeira) – o emblema famalicense terminou as restantes três edições no 9.º lugar (2020/2021) e na 8.ª posição (2021/2022 e 2022/2023).
Estas classificações – algumas das quais têm alimentado um inédito e sonhado apuramento para as provas europeias até bem perto do final dos campeonatos – sustentam o desígnio traçado por Miguel Ribeiro aquando da criação da SAD. O líder diretivo manifestou, desde sempre, e reiterou recentemente em entrevista a Cidade Hoje, o desejo de colocar o Futebol Clube de Famalicão no topo do futebol português, desafio que, pelas campanhas na I Liga e das proveitosas transferências que tem conseguido realizar, fazem do clube uma marca muito relevante no futebol português.
Ao longo deste trajeto desportivo, o Famalicão tem, todavia, vivido com uma grande dificuldade. As condições do Estádio Municipal apresentam-se, reconhecidamente, como um entrave para a concretização do desejado plano de crescimento encetado pela SAD que já várias vezes fez eco de uma urgente intervenção no recinto que é propriedade do Município.
Aliás, este foi tema que voltou a ser debatido na visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, às instalações do Futebol Clube de Famalicão, em abril passado. O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, presente nessa visita, reconheceu a necessidade de uma intervenção, esclareceu que o processo de requalificação está em curso, avançando inclusivamente que poderá haver novidades até ao final do ano.

2 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Feira das Sopas, este sábado, em Cabeçudos

Este sábado, o Agrupamento de Escuteiros 445 de Cabeçudos está a organizar uma Feira das Sopas, a partir das 19h30, no Salão Paroquial da freguesia.

A entrada tem um custo de 5 euros e dá acesso a provar 5 sopas quentinhas. Além disso, haverá ainda comida à disposição como bifanas, panados e pataniscas. Pode também o serviço take-away a partir das 19h00.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento pode contactar a organização do evento através das suas redes sociais.

Famalicão: BE leva petição “Respeito por quem trabalha por turnos» à feira de São José

Na tarde desta quarta-feira, o Bloco de Esquerda contactou com população de Oliveira São Mateus, na feira anual das Festas de São José. Os bloquistas divulgaram a petição “Respeito por quem trabalha por turnos” que tem como objetivo levar ao Parlamento o debate para melhorar os direitos e as condições de quem trabalha no regime de turnos.

O BE propõe, por exemplo, subsídio por turnos obrigatório (mínimo 30% do salário base), 24 horas de descanso na mudança de horário de turno e dois fins de semana de descanso, no mínimo, a cada seis semanas de trabalho por turnos. O máximo de 35 horas semanais para quem faz trabalho por turnos ou noturno a e antecipação da idade de reforma em seis meses por cada ano de trabalho por turnos/noturno (até ao limite de 55 anos de idade).

 

Famalicão: Gustavo Sá é o terceiro melhor jovem da Liga

Depois de Lazar Carević ter sido eleito o melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic e Óscar Aranda ser considerado o terceiro melhor avançado – distinções atribuídas pela Liga Portugal referentes ao mês de fevereiro – agora é Gustavo Sá a ver reconhecido os bons desempenhos. O médio foi eleito pelo Sindicato dos Jogadores o terceiro melhor jovem da I Liga, com 12,46% de uma eleição segundo as pontuações dadas pelos três diários desportivos, das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato e a votação online.

Nos quatro jogos disputados neste período – o jogo com o Boavista Futebol Clube, que se realizou a 31 de janeiro, foi integrado nesta contabilização – Gustavo Sá marcou, precisamente, ao Boavista FC e fez duas assistências nos jogos com Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube.

Recorde-se que o jovem jogador, que anda a ser seguido por vários clubes e já foi avançada a possibilidade do Sporting o contratar no próximo verão, joga esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, ao serviço da Seleção Nacional sub-21. O jogo de preparação é às 18h30 e a Roménia é o adversário. Rodrigo Pinheiro, outro jovem jogador do FC Famalicão, também está nos convocados para este momento de preparação.

Famalicão: Vento forte derruba vedações das instalações da ADC Novais

O mau tempo verificado na madrugada desta quinta-feira, com vento forte, transformou as instalações da Associação Desportiva e Cultural de Novais numa área impraticável para a atividade desportiva. As redes de vedação foram totalmente danificadas, bem como as balizas. Os danos são avultados e deixa o clube sem possibilidade de usar o espaço para treinos e jogos da AFSA.

Serafim Azevedo, presidente do clube, refere que «esta vedação tem já 27 anos e já estava nas nossas intenções substitui-la no final da época, para não afetarmos a prática desportiva». Com o sucedido «teremos que acelerar a substituição», conta o dirigente.

O espaço está agora impraticável e os treinos da equipa de futsal, que compete na AFSA, foram já cancelados. Há um jogo agendado para sábado e o clube tem, agora, de encontrar uma alternativa.

Famalicão: Fradelos recebeu Mário Passos em mais um roteiro ‘Presidência de Proximidade’

Na passada terça-feira, Fradelos foi a freguesia que acolheu mais uma das visitas de Mário Passos, Presidente da Câmara, pelo território famalicense. O autarca visitou a obra feita na maior freguesia do concelho em área, os projetos em curso e analisou outros investimentos a fazer.

A tarde começou com o almoço no Centro Escolar de Sapugal e seguiu depois para a NFI- Nouvelles Fermetures, indústria de alumínio que emprega cerca de 350 trabalhadores e tem em França o mercado preferencial para as portas e janelas de alumínio que produz.

O Presidente da Câmara conversou com o autarca da freguesia e com o movimento associativo, como é já habitual. O presidente da Junta de Fradelos fez referência à requalificação do adro da igreja como uma obra que gostaria de concretizar em breve, estando atualmente o projeto de arquitetura em fase de execução. Adelino Costa apontou ainda a requalificação da rua do Sapugal e as obras de requalificação e alargamento da Casa da Cultura, onde está instalada a Associação Musical Educativa de Fradelos, que pretende alargar espaços para atividades.

O investimento na rede viária tem sido uma aposta, como são exemplos as Ruas Lusíada, da Independência, Rua da Quinta e Rua da Maruja, requalificadas com um apoio municipal na ordem dos 90 mil euros.

“Por via dos protocolos com as juntas de freguesia tem sido possível concretizar obras como estas e esta ligação tem sido muito profícua”, afirmou Mário Passos.

Com os movimentos da freguesia foi discutida a construção de um novo parque desportivo para o Grupo Desportivo de Fradelos, uma ambição do clube que já identificou um terreno para concretizar o projeto.

Na próxima semana, o roteiro ‘Presidência de Proximidade’ vai passar pela freguesia de Vermoim.

Famalicão: Paulo Roxo renova por mais uma temporada

O treinador Paulo Roxo, que chegou ao FC Famalicão no início da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão de futsal, renovou contrato até ao final da época 2025/2026. «Encontrei um clube e um grupo de trabalho com muita ambição e este é o momento para rubricar este compromisso», referiu o treinador na altura de prolongar o contrato.

Pedro Mesquita, responsável pela modalidade e vice-presidente do FC Famalicão, conta que quando o treinador foi contratado «demos conta do projeto, da ambição de lutar pelos lugares em que estamos e focamo-nos no imediato, que seria enfrentar as primeiras jornadas da competição». Depois, e passados os primeiros momentos e com a equipa a liderar a prova, «passamos ao papel o que conversamos no primeiro encontro que tivemos, até porque estamos todos identificados com o que ambicionamos», refere Pedro Mesquita.

Com cinco jornadas realizadas, o FC Famalicão lidera o apuramento de campeão (e subida), com 10 pontos, seguido do Rio Ave e CS São João, ambos com menos um ponto. Este sábado, os famalicenses recebem, às 18 horas, no Pavilhão Municipal das Lameiras, a UPVN – União e Progresso da Venda Nova, quarta com 7 pontos.