O Mercado da Saúde, que decorreu esta quarta-feira na Praça D. Maria II, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Escola Profissional CIOR, contou com a participação dos alunos do curso Técnico de Auxiliar de Farmácia na organização e dinamização, juntamente com os alunos de Animação Sociocultural.
Este certame, que decorreu no âmbito do “Vai à Vila”, mostrou que, «de forma colaborativa, juntou-se o útil ao agradável no que se refere às boas práticas de educação para a saúde e hábitos de vida saudável», referiu o diretor da CIOR, Amadeu Dinis. Ao longo do dia foram efetuados cerca 1000 rastreios a vários parâmetros como: pressão arterial, glicemia, audição, visão, índice de massa corporal, entre outros.
Arcélio Sampaio, diretor do curso Técnico de Auxiliar de Farmácia, relevou que esta iniciativa de «proximidade e de sensibilização junto da comunidade, os alunos envolvidos, numa dinâmica de aprendizagem, aplicaram conhecimentos e capacidades de acordo com o perfil profissional esperado no final do curso e entrada no mercado do trabalho».
Sofia Fernandes, vereadora da saúde da Câmara Municipal, manifestou o seu agrado com adesão da população às várias iniciativas e atividades desenvolvidas e o seu alcance. A autarca valorizou ainda as «boas práticas de natureza preventiva e de controlo da saúde e bem-estar das pessoas de todas as idades, através de vários e sistemáticos rastreios, registos, informações e sensibilização junto da comunidade envolvendo as escolas e todos os parceiros da área da saúde».
Este evento contou com a participação e colaboração das empresas e serviços com quem a CIOR mantém relações de parceria: Farmácia do Calendário, Farmácia da Devesa, CESPU, Jorge Oculista, Widex, UCC D. Maria II, Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão e Bombeiros Voluntários de Famalicão.