Famalicão: Mil rastreios foram realizados no Mercado da Saúde

O Mercado da Saúde, que decorreu esta quarta-feira na Praça D. Maria II, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Escola Profissional CIOR, contou com a participação dos alunos do curso Técnico de Auxiliar de Farmácia na organização e dinamização, juntamente com os alunos de Animação Sociocultural.

Este certame, que decorreu no âmbito do “Vai à Vila”, mostrou que, «de forma colaborativa, juntou-se o útil ao agradável no que se refere às boas práticas de educação para a saúde e hábitos de vida saudável», referiu o diretor da CIOR, Amadeu Dinis. Ao longo do dia foram efetuados cerca 1000 rastreios a vários parâmetros como: pressão arterial, glicemia, audição, visão, índice de massa corporal, entre outros.

Arcélio Sampaio, diretor do curso Técnico de Auxiliar de Farmácia, relevou que esta iniciativa de «proximidade e de sensibilização junto da comunidade, os alunos envolvidos, numa dinâmica de aprendizagem, aplicaram conhecimentos e capacidades de acordo com o perfil profissional esperado no final do curso e entrada no mercado do trabalho».

Sofia Fernandes, vereadora da saúde da Câmara Municipal, manifestou o seu agrado com adesão da população às várias iniciativas e atividades desenvolvidas e o seu alcance. A autarca valorizou ainda as «boas práticas de natureza preventiva e de controlo da saúde e bem-estar das pessoas de todas as idades, através de vários e sistemáticos rastreios, registos, informações e sensibilização junto da comunidade envolvendo as escolas e todos os parceiros da área da saúde».

Este evento contou com a participação e colaboração das empresas e serviços com quem a CIOR mantém relações de parceria: Farmácia do Calendário, Farmácia da Devesa, CESPU, Jorge Oculista, Widex, UCC D. Maria II, Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão e Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recorde de visitantes na Feira de Artesanato de Famalicão: Até este sábado 120 mil pessoas passaram pelo certame

A Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que termina este domingo, alcançou um novo recorde de visitantes. Até ao final do dia de sábado, mais de 120 mil pessoas já tinham passado pelo evento, de acordo com dados provisórios divulgados pelo vereador Pedro Oliveira.

Esta edição contou com várias novidades, incluindo um aumento no número de artesãos, uma programação mais diversificada e uma maior área para os concertos. As mudanças revelaram-se bem-sucedidas, contribuindo para o aumento de visitantes e garantindo um novo máximo de participação na história do certame, que se realiza na Praça Mouzinho de Albuquerque.

Av. Eng. Pinheiro Braga em obras: Alterações no trânsito e desvios até ao próximo domingo (dia 15)

A Câmara Municipal de Famalicão informa que, a partir desta segunda-feira, 9 de setembro, começa a fase final da pavimentação da Avenida Eng.º Pinheiro Braga. Os trabalhos decorrerão até domingo, 15 de setembro, entre a rotunda do Tribunal e a rotunda de acesso à Variante, com o objetivo de evitar perturbações na primeira semana de aulas.

As alterações ao trânsito serão realizadas em duas fases:

Primeira fase:

  • Corte do trânsito no sentido Braga – Famalicão, entre a rotunda da Variante e a rotunda do Tribunal;
  • Desvio pela Variante para acesso ao centro da cidade;
  • O trânsito no sentido Famalicão – Braga manter-se-á normal.

Segunda fase:

  • Corte no sentido Braga – Famalicão, entre a rotunda da Variante e a rotunda do Tribunal;
  • Desvio pela Variante para acesso ao centro;
  • O trânsito no sentido Famalicão – Braga será desviado em contramão na Av. Eng.º Pinheiro Braga;
  • Acesso à Avenida pela Rua de Gavião Real será fechado a moradores.

Estas alterações têm como objetivo garantir a conclusão dos trabalhos de forma rápida e eficaz.

Famalicão: Uma vitória (Oliveirense) e uma derrota (Ninense) na Pró Nacional

A terceira jornada da Pró Nacional da AF Braga trouxe, este sábado, uma vitória para a Associação Desportiva Oliveirense e uma derrota para a Associação Desportiva Ninense.

Na tarde deste sábado, em Oliveira Santa Maria, a equipa da casa levou a melhor, por 1-0, sobre o Celeirós. Valeu o golo de João Rui, nos primeiros minutos da segunda parte.

Na primeira parte e apesar de períodos de muito equilíbrio, o maior ascendente esteve sempre nos pés dos oliveirenses, mas o intervalo chegou sem golos. Na segunda metade, os comandados de Bernardino Névoa conseguiram chegar ao golo, por João Rui, decorria o minuto 53, mas, depois, incapazes de fazer o segundo, sofreram na fase final do jogo para garantirem a primeira vitória.

A AD Ninense perdeu, por igual resultado, na deslocação ao SP d’ Arcos. A equipa de João Salgueiro “deu” meia parte de avanço aos locais e, depois, na segunda metade, apesar do maior pendor ofensivo, não foi capaz de entrar na discussão do resultado.

Cumpridas três jornadas, a Oliveirense soma 4 pontos e o Ninense tem 3.

A Ribeirão FC SAD, que ainda não realizou qualquer jogo, viu a partida com o Vieira adiada. A equipa de Vieira do Minho disputa este domingo a primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Junta condena falta de civismo na colocação do lixo: “Hoje Pedome acordou assim…”

A Junta de Freguesia de Pedome manifestou-se nas redes sociais devido ao estado preocupante em que a freguesia se encontra no que diz respeito ao despejo irregular de lixo. Numa publicação, a autarquia partilhou imagens de objetos abandonados junto a contentores de reciclagem, destacando a presença de móveis, eletrodomésticos, roupas e outros artigos de grandes dimensões, que deveriam ser encaminhados para locais apropriados.

Na publicação, a junta lamenta: “Hoje Pedome ‘acordou’ assim… mais uma vez, infelizmente…”. O post apela à população para colaborar, pedindo que quem tenha testemunhado algo contacte a Junta.

“São constantes este tipo de despejos junto aos eco pontos da nossa freguesia. Hoje o ‘alvo’ foi junto à escola, noutros dias são os demais eco pontos… Ajudem-nos a manter uma freguesia limpa”, lê-se na publicação.

A junta reforça a importância de uma maior consciencialização e colaboração da população para combater este problema.

Famalicão: Câmara Municipal esteve iluminada de vermelho, sabe porquê?

Na noite de ontem, o edifício da Câmara Municipal foi iluminado em tons de vermelho, numa ação simbólica para marcar o Dia Mundial de Consciencialização de Duchenne. Esta iniciativa foi promovida pela APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares, com o objetivo de sensibilizar a população para a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).

A DMD é uma doença genética caracterizada pela degeneração e fraqueza muscular, provocada pela ausência de distrofina, uma proteína essencial para o correto funcionamento dos músculos. Trata-se de uma condição hereditária causada por mutações no gene DMD, localizado no cromossoma X, que afeta maioritariamente rapazes.

Famalicão: Seguidor da Cidade Hoje encontra material roubado e alerta autoridades

Graças à atenção de um seguidor da Cidade Hoje, os equipamentos desportivos furtados de várias viaturas nas proximidades do Parque Desportivo de São Cláudio, na última sexta-feira, foram recuperados em menos de 24 horas. Ao que tudo indica, o material foi encontrado em ecopontos na freguesia de Requião.

A pessoa que encontrou os equipamentos reconheceu-os a partir da notícia divulgada através da Cidade Hoje e, de imediato, alertou as autoridades. Após as diligências necessárias, o material foi entregue aos respetivos donos.

Apesar de não terem conhecido a identidade da pessoa responsável pela descoberta, o grupo de lesados pelo furto quer, através deste meio, agradecer publicamente o gesto e a atenção demonstrada.