Famalicão: Ministério Público abre processo contra pais que impedem filhos de frequentar disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

Devido a uma ação instaurada pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Ministério Público abriu um processo contra os pais dos dois alunos que não frequentam as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.

É o próprio pai, Artur Mesquita Guimarães, que dá conta desse facto, referindo que é «o preço a pagar pela defesa dos nossos direitos, liberdades e garantias». Os pais já foram ouvidos pelo Ministério Público e pela Segurança Social. Esta é mais uma fase num processo jurídico que já se arrasta há dois anos.

Recorde-se que, por decisão dos pais, dois jovens, de 13 e 15 anos, há dois anos que não frequentam a disciplina obrigatória de Cidadania e Desenvolvimento. Os pais alegam que a matéria (sexualidade, saúde, ambiente, etc) desta disciplina diz respeito a princípios de educação que devem ser dados em contexto de família e não na escola.

A decisão da CPCJ de enviar o caso para o Ministério Público surge depois do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco ter pedido a sua intervenção, uma vez que as alternativas à não frequência da disciplina não foram aceites pelos pais.

«Lamentavelmente, por nos nortearmos pelos princípios da vida civilizada, vemo-nos a braços com ações de perseguição e de caráter intimidatório, perpetradas por organismos do Estado. No caso, na primeira linha esteve o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão que, ao contrário de se colocar ao serviço dos país e das famílias, os tratam como inimigos».

Medida “IVA 0%” vai chegar a uma lista de 30 a 40 produtos

A medida “Iva Zero” anunciada esta sexta-feira pelo governo, vai chegar a uma lista de 30 a 40 produtos do dia-a-dia.

A informação está a ser avançada pela Renascença que refere ainda que o processo deverá ficar finalizado esta segunda-feira.

Recorde-se que esta medida é acompanhada por outras de apoio aos produtores que visam diminuir os preços ao longo da cadeia de produção e distribuição. Deste modo, o governo pretende garantir a estabilidade da produção e distribuição de alimentos em Portugal.

 

Famalicão junta-se à Hora do Planeta e apaga luzes pela crise climática

Este sábado, o Município de Famalicão adere à iniciativa mundial Hora do Planeta, desligando as luzes de locais e monumentos emblemáticos da cidade entre as 20h30 e as 21h30.

Com o objetivo de alertar para os efeitos da crise climática, a ação é uma parceria entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a World Wide Fund For Nature (WWF).

O apagão será acompanhado por um piquenique noturno nos Paços do Concelho, que contará com um concerto acústico.

A Hora do Planeta começou em 2007, em Sydney, Austrália, como um gesto simbólico para chamar a atenção para as alterações climáticas.

Aquecimento global: Previsão de primavera mais quente do que o habitual gera alerta

A primavera começou oficialmente na passada segunda-feira, mas as temperaturas que estão por vir nos próximos meses parecem pertencer mais ao verão. De acordo com a previsão do Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia, os meses de maio e junho serão mais quentes do que o habitual.

Já na próxima semana, as máximas em Portugal começam a subir e alguns locais podem chegar aos 31 graus Celsius. A primavera quente pode significar um início de verão mais ameno, de acordo com a previsão do Copernicus.

É importante lembrar que estas são apenas previsões e as condições meteorológicas podem mudar ao longo do tempo. No entanto, é sempre importante tomar as medidas adequadas para se proteger do sol e do calor, como beber água e usar protetor solar.

Relógios avançam uma hora na próxima madrugada

Os relógios em Portugal serão adiantados uma hora na próxima madrugada, marcando o início da hora legal de verão. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, a mudança ocorrerá às 01:00, passando a ser 02:00. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança acontecerá às 00:00.

De acordo com a diretiva da União Europeia de 2000, os relógios devem ser adiantados e atrasados uma hora todos os anos no último domingo de março e no último domingo de outubro. Esta medida marca o início e o fim da hora de verão.

É importante lembrar que o solstício de verão acontecerá em 21 de junho, às 14:58. A hora legal de verão permanecerá em vigor até 29 de outubro, quando os relógios serão atrasados para o regime de inverno.

Pingo Doce colocou vários produtos a 1 cêntimo mas tudo não passou de um “erro informático”

Os clientes do Pingo Doce foram surpreendidos, nesta sexta-feira (24), ao encontrarem na aplicação “O Meu Pingo Doce” a venda de alguns produtos por apenas 1 cêntimo. Contudo, a empresa confirmou que a situação foi decorrente de um erro informático e que já está a trabalhar para resolvê-lo o mais rápido possível.

A aplicação dá acesso a uma série de promoções, descontos e conteúdos exclusivos da cadeia de supermercados, e o erro causou uma onda de curiosidade e até mesmo de especulação entre os consumidores.

Apesar da falha, o Pingo Doce reforça que os preços em vigor são os que estão divulgados na loja ou em folheto.

Fonte: NIT

Apostadores portugueses ganham 25 mil euros no Euromilhões, mas jackpot sai para estrangeiro

O Euromilhões sorteou nesta sexta-feira, 24 de março, um jackpot de 66 milhões de euros, que foi ganho por um apostador estrangeiro. Já o terceiro prémio, no valor de 25.332,29 euros, saiu para três apostadores em Portugal que acertaram em cinco números sorteados: 5, 12, 25, 36 e 46.

Além disso, sete apostadores no estrangeiro também ganharam o terceiro prémio. O departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa divulgou que o valor total do prémio a ser dividido pelos dez apostadores premiados é de 227.990,61 euros.