Famalicão: Movimento Juntos Por Ribeirão acusa autarca de estratégia de «vitimização»

Paula Cristina Santos, líder do Movimento Juntos Por Ribeirão, veio esclarecer, numa declaração em vídeo, na sua página de Facebook, o chumbo do Plano e Orçamento da Freguesia de Ribeirão para 2023 e que, por via disso, levou o executivo a tomar a opção de renunciar, provocando eleições antecipadas.

Sendo assim, Paula Cristina Santos começa por se mostrar surpreendida pelo pedido de renúncia do executivo liderado por Leonel Rocha, e do qual fazem parte dois elementos eleitos pelo Movimento. Diz, da referida declaração, que «a responsabilidade do chumbo deste orçamento deve-se exclusivamente à bancada da coligação PSD/CDS-PP», que acusa de «má-fé», porque, «mesmo sabendo do erro detetado no orçamento, forçou a votação».

A líder do Juntos Por Ribeirão diz que o Movimento «manifestou desde início as suas reticências face ao elevador nos moldes apresentados pelo presidente da Junta». Acrescenta que o valor orçamentado começou por ser de 10 mil euros e passou para 27.500 euros. Quanto à reunião de 29 de dezembro, para votação do Plano e Orçamento, Paula Cristina Santos afirma que foi detetada a duplicação de valores na rubrica do elevador e que chamaram a atenção para esse facto ainda antes da reunião começar, para que o erro fosse corrigido atempadamente, «sob pena de não aprovarmos o documento». Perante «a manutenção da duplicação de valores no documento», a bancada do Movimento Independente sugeriu que o orçamento não fosse votado nessa reunião, deixando para uma posterior de caráter extraordinário. Como a Coligação não aceitou nova reunião, e como a bancada Juntos Por Ribeirão e o PS votaram desfavoravelmente o documento, este acabou chumbado e levou à queda do executivo.

Paula Cristina Santos afirma que não fosse este erro teriam votado favoravelmente o documento, que considera «extenso e ambicioso, englobando as mais diversas áreas de atuação».

Face ao desfecho desta reunião e à tomada de decisão do executivo, a líder do movimento independente diz que o presidente da autarquia local conseguiu o que sempre pretendeu: «eleições antecipadas». Conclui dizendo que lamentam que o presidente tenha optado «pela estratégia da vitimização e que por um capricho de não saber viver sem poder absoluto, coloque em causa o desenvolvimento da nossa vila». Garante que é isso que vai acontecer com este período de espera que até haver novo executivo.

Ainda dirigindo-se a Leonel Rocha, Paula Cristina Santos diz que «não confunda chicana política com liberdade de expressão política em defesa dos interesses dos ribeirenses». Recorda que o acordo com a coligação PSD/ CDS-PP após as eleições de 2021 serviu apenas para viabilizar o executivo, mas que o Movimento sempre deixou claro que o acordo não tinha efeitos na Assembleia de Freguesia, onde prometiam o papel «de fiscalizador».

Famalicão: Junta acusa Movimento Juntos por Ribeirão de «má-fé»

8 Comments

  1. O Leonel sempre soube fazer esse papel… desde o tempo da grande Edna Cardoso, Vereadora da Educação, a quem o Arquitecto Armindo quis sacanear e tripudiar, isolando-a, dando os “pelouros” a este cérebro, contratado para o efeito, como assessor da Educação… Vilanagens… Vilanias são vilanias… Porém, como o que conta são os votos, os mandatos, que as cruzinhas determinam, vai ser o maior, mais uma vez, como sempre, enquanto a Democracia morre, definha, desaparece, nas regras, regimentos, engenharias legais e financeiras, e nas Opulências, senhor, são os Poderes Tenebrosos, senhor, Ancestrais, Dominadores…

Deixe um comentário

Famalicão: Yassir Zabiri vai ao CAN

Yassir Zabiri faz parte da convocatória da seleção sub-20 de Marrocos para o Campeonato Africano das Nações. O avançado que representa o FC Famalicão, foi chamado para a competição onde Marrocos, no grupo B, terá como adversários o Quénia (1 maio), Nigéria (4 maio) e Tunísia (7 de maio).

Ao serviço dos sub-20 de Marrocos, o jovem jogador marcou 12 golos em 21 jogos. A capacidade finalizadora do atacante tem sido, também, exibida com as cores do Futebol Clube de Famalicão, somando três golos pela equipa principal e seis na Liga Revelação, ao serviço dos sub-23.

Famalicão: Jovem em estado grave depois de colisão entre mota e carrinha na variante nascente

Um jovem de 28 anos ficou em estado grave, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de mercadorias, na tarde deste sábado, em Calendário, Famalicão.

O acidente aconteceu em plena Variante Nascente e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Homem morre em despiste de carro

Um homem morreu, este sábado à tarde, na sequência do despiste do automóvel onde seguia, na freguesia de Vale São Cosme, em Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 17h30, na Rua de São Bento, sendo que para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Famalicão.

De acordo com fonte do socorro, a vítima, com idade entre os 60 e os 70 anos, foi encontrada pelos bombeiros em paragem cardiorrespiratória e o óbito veio a ser declarado pouco tempo depois.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Tribunal de Famalicão comunica: Prisão preventiva para suspeito da morte de ‘Manu’ no B.A. em Braga

O juiz de turno do Tribunal de Famalicão decretou prisão preventiva para Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, de 19 anos, falecido no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

O jovem faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do referido bar, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

À entrada do tribunal, o advogado do arguido adiantou que este iria negar qualquer envolvimento no crime.

Famalicão: AD Ninense reúne em Assembleia Geral para analisar situação diretiva e desportiva

No dia 2 de maio, a Associação Desportiva Ninense reúne em Assembleia Geral para, entre outros pontos, recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 2 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Dois carros destruídos por queda de árvore de grande porte

Dois carros ficaram destruídos na sequência da queda de uma árvore, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Os veículos estavam estacionados na Avenida de França quando, cerca das 13h00, foram atingidos por uma árvore de grande porte que ainda derrubou o gradeamento da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela Proteção Civil.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.