Famalicão: Movimento quer que Câmara classifique árvores da Av.ª 25 de Abril de interesse público

Um conjunto de pessoas e associações famalicenses entregaram na Câmara Municipal de Famalicão uma carta aberta a pedir que os plátanos e tílias da Av. 25 de Abril sejam classificados como conjunto arbóreo de interesse municipal.

Entre os signatários desta carta estão a Associação Famalicão em Transição, H2Ave, Vento Norte, Quercus, YUPI, Agostinho Fernandes (ex-presidente de Câmara), Nuno Travasso e Helena Freitas (professores da Universidade de Coimbra), Sandra Pimenta (jurista), Carlos Folhadela Simões (professor), Carlos Sousa (dirigente associativo), António Cândido Oliveira (professor), entre outros.

«Estamos conscientes dos múltiplos valores associados ao alinhamento de Plátanos que acompanha a Av. 25 de Abril, da Rua Adriano Pinto Basto à estação da CP, e das questões que devem ser geridas e resolvidas para compatibilizar a manutenção deste património com a vida da nossa cidade, nomeadamente a resolução dos problemas do pavimento, correção do alinhamento das guias (de preferência alargando as caldeiras) e eventuais incómodos resultantes da queda das folhas no outono. Ao mesmo tempo, são conjuntos arbóreos de grande porte como os Plátanos da Av. 25 de Abril que garantem a existência de corredores verdes entre as áreas naturalizadas dispersas pela cidade, para além do importante papel que desempenham na regulação da temperatura, humidade e sensação de bem-estar ao circular-se em contexto urbano», sublinham.

Recordam que este conjunto arbóreo (ginkgo bilota, tílias e plátanos) faz parte da vida dos famalicenses há cerca de 70 anos, ou seja, toda uma vida para a maioria das pessoas.

«O imponente porte destas árvores é muitas vezes contestado, mas esse atributo transforma a Av. 25 de Abril numa muralha verde, por oposição ao cinzento da cidade e amenizando as consequências das alterações climáticas – os verões tórridos, que estão previstos para as próximas décadas. Para além disso, a sua verticalidade acrescenta verde ao espaço urbano, sem ocupar o lugar das outras funções da cidade (habitação, comércio e serviços entre muitas outras funções)», realçam.

Por isso, os autores da carta aberta entendem que «preservar os plátanos da Av.ª 25 de Abril é um dever de memória, um compromisso estético, um desígnio ambiental e uma obrigação perante as próximas gerações famalicenses».

Deixe um comentário

Famalicão: Marchas Antoninas começam a brilhar na noite desta sexta-feira

Falta pouco para a grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos, o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas que desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’ desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade até aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». Mário Passos realça, ainda, o trabalho desenvolvido ao longo de meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas terminam na noite deste sábado, 13 de junho, com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

Famalicão: Detido sem carta de condução

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Esta quinta-feira, 11 de junho, a PSP deteve um homem, com 29 anos de idade, que conduzia veículo automóvel sem qualquer documento que o habilitasse para a condução.

A detenção aconteceu na cidade de Famalicão e o condutor foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: GD Natação agradece à Câmara a requalificação das piscinas municipais

Em publicação partilhada nas redes sociais, o Grupo Desportivo de Natação expressou «o seu profundo agradecimento» ao Município de Famalicão, pelo lançamento do concurso para a requalificação e ampliação das piscinas municipais, que vai contemplar 4 pistas de 50 metros.
Esta intervenção, segundo o clube, é «uma mais-valia inestimável para toda a comunidade», porque vai criar «melhores condições para os atletas de competição e para a Escola de Natação, abrangendo bebés, crianças, jovens e adultos».
O GD Natação elogia, ainda, este investimento «no futuro, na formação desportiva e na promoção da saúde e bem-estar da população». Por isso, sublinha «o compromisso e visão do Município».

Empresária Raquel Silva é madrinha da Marcha de Vale S.Martinho

As Marchas Antoninas desfilam na noite desta sexta-feira, pela ruas da cidade de Famalicão.

Com o aproximar da hora, são algumas as marchas que vão divulgados os padrinhos / madrinhas escolhidos pela esta edição.

Raquel Silva, empresária na área da intermediação de crédito, foi a convidada pela Marcha de Vale S.Martinho, num ano marcado pelo regresso deste grupo a esta tradição famalicense.

 

Famalicão: Tiago Maroto canta na festa de Santo António no Louro

De 19 a 21 de junho, no Louro, decorrem as festividades de Santo António cujo programa contempla, entre outros momentos, o concerto de Tiago Maroto na noite do segundo dia.

Na noite do dia 19, a partir das 21 horas, decorrem as atuações do Musicart, MP Swinmer e Gato Sapato, encerrando com uma sessão de fogo de artifício.

A manhã do dia 20, no lugar de Santo António, dará entrada um grupo de bombos que vai percorrer a freguesia. A noite será preenchida com a música de João Mendonça e de Tiago Maroto. Nova sessão de fogo fecha o dia.

No último dia acontecem as cerimónias religiosas. Às 10h45, e já depois da entrada da Banda de Famalicão, decorre a bênção do pão, seguida da procissão da capela de Santo António até à igreja; 15 minutos depois, celebra-se eucaristia com sermão e missa cantada. Às 17 horas sai a procissão e, para terminar, às 18 horas, atua o Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião.

Famalicão: Empresárias da TMG são madrinhas da Marcha de S. Cosme

Isabel Furtado e Ana Luísa Furtado, da TMG, são as escolhidas para madrinhas da Associação do Coração, de Vale S. Cosme, que vai abrir o desfile das Marchas Antoninas, na noite desta sexta-feira, a partir das 21h00.

“Mais do que dois rostos que representam a nossa marcha, são duas pessoas que abraçaram este projeto, que viveram cada momento com dedicação e que criaram uma ligação especial com todos nós”, afirmam os responsáveis da marcha.