Famalicão: Jovem atropelado junto à estação

Um jovem foi atropelado, na Rua da Estação, via paralela à linha ferroviária e perto da empresa Soprem.

O acidente aconteceu por volta das 18 horas desta terça-feira, desconhecendo-se a gravidade da situação.

No local estão os BV Famalicão para prestar socorro à vítima. A PSP tomou conta da ocorrência.

87 Comments

  1. Passo nessa rua todos os dias ,não tem iluminação nenhuma por conta das obras que nunca mais acabam! Semáforos tem à fartura, deviam estar em promoção quando os compraram .
    Enfim, depois a culpa é dos condutores ou de quem anda a pé. As melhoras para esses jovens. 😪😪🙏

  2. Sara T. Silva não é só em Famalicão meu bem, aqui na Trofa funciona tb como enfeite 🤣😂🤣😂

  3. Infelizmente Famalicão não cuida das passadeiras! Deviam olhar para os bons exemplos, como Cavalões, por exemplo, as passadeiras estão pintadas e têm um projector que ilumina bem as passadeiras.

  4. A cidade é uma selva, a ciclovia e estrangolamento das vias, rotundas sem nexo, semáforos mal localizados etc.
    O Dr. Paulo Cunha disse me antes das obras maravilhosas que tem pessoas altamente qualificados na câmara a estudar as estradas de Famalicão.

  5. Sandra Guimaraes Maior parte dos atropelamentos é nas passadeiras !!!! Eu sei que também nós peões temos que ter cuidado.

  6. Estou indignado, há quase um ano atrás, após acidente grave junto à residencial Francesa alertei para que a passadeira com um sinal solar, que aliás raramente funcionou e ainda não funciona, ninguém responsável nos serviços camarários se preocopou, já houve nessa passadeira mais acidentes, não admira que continuo a haver nesta cidade passadeiras com localizações mal sinalizadas, sem lombas, etc. falta de competência uma tristeza e ninguém é responsável???

  7. Os semáforos já deviam estar a funcionar há muito… Só se preocupam com outras coisas, e a segurança pública onde está…. Há falta de luz em várias zonas e c este tempo pior. Ao menos q acabem com as obras de vez .
    Obviamente que os condutores tem de ter cuidado mas estás coisas não ajudam em nada . Famalicão está um causa neste aspecto 🥲.

  8. Daniel Faria devem ser alimentados com o calor, como agora tem estado frio.🥶🥶🥶🥶

  9. E clocar mais lombas é que Famalicão tem dinheiro para fazer lombas mas não tem para tapar os buracos

  10. Boa noite à todos!
    Sou a mãe do jovem atropelado.
    Aos que desejaram as melhoras, agradeço e informo que ele foi atendido pelos Bombeiros no local, levado às urgências e graças à Deus está bem.
    Aos que questionaram como ocorreu, infelizmente uma fatalidade. Ele estava na passadeira, havia trânsito intenso no local, motivo este que o fez acreditar que a condutora o teria visto e pararia.
    O facto é que ela, em função da chuva, infelizmente não o viu à tempo, mas ainda bem que por conta do fluxo, estava devagar.
    Nesse caso, não há culpados… Somente duas pessoas que tiveram a infelicidade de estarem envolvidas nessa situação desagradável.
    Mais uma vez, agradeço a preocupação, e votos de uma boa noite à todos!

  11. Caros Decisores do Município de Famalicão o que precisam para garantir a segurança dos peões, é todas as semanas e Vocês o que fazem: olham para o lado…

  12. Alberto Silva Barreiro eu não disse que a culpa é dos condutores
    Aliás a culpa é só dos semáforos..
    Porque que os outros da cidade funcionam e os novos não? Estão em greve também? 🤔🤔

  13. Alberto Silva Barreiro Também há condutores a não respeitar o sinal verde para os peões!
    Já me aconteceu várias vezes!!! A última foi há 15 dias. Viaturas paradas, respeitando o sinal e, surgiram duas viaturas, não iam a 40km/hora! Fiquei indignada!

  14. José Paulo Carvalho há zonas que tem postes de luz a mais, mas nas passadeiras que devia ter um focos a iluminar que seria bom para as duas partes não tem nada….as melhoras para o jovem

  15. Joaquim Tinoco inaugurados é uma maneira de dizer, mas nessa avenida até foram quando renovaram o piso e colocaram a rotunda do jumbo, mais a estátua que disseram que custou 400 mil euros.

  16. É dos sítios mais perigosos. Tem uma iluminação que não se vê nada e nos dias de chuva tudo brilha dificultando totalmente à visibilidade. É urgente uma intervenção.

  17. Luís Martinez se não estão a funcionar as regras são as habituais. É preciso os condutores terem atenção redobrada e é preciso os peões terem atenção redobrada.
    A conclusão é simples, quem apanha a pancada é que sofre, por isso eu quando estou para passar uma estrada tenho o máximo de cuidado.

  18. José Paulo Carvalho só mesmo assim, vizinho! Confesso que, com esta chuva e os dias pequenos, não se veem as pessoas, senão, em cima da passadeira! Concordo plenamente contigo! Beijinho grande 💋🙏❤️👏

  19. Alberto Silva Barreiro os da Av. do Brasil foram inaugurados!!??
    É que eu não me lembro!!

  20. Daniel Faria na Humberto Delgado foram colocados no início de Dezembro, mas o presidente ainda não teve tempo para os vir inaugurar. No inicio da Av. Brasil em 100 metros tem 3, mesmo assim tem gente a atravessar fora das passadeiras e depois a culpa é sempre dos condutores

  21. Ana Ferreira até podem ser mais. Se não houver cuidado, de parte a parte…
    Há muito quem facilite..
    Outros, não sabem o que é uma passadeira. Pensam que é um túnel de segurança, esquecendo que lá também passam carros. Com andamento rápido..

  22. Joana Oliveira verdade, alguns vem ao telemóvel e nem olham para ver se podem ou não atravessar.

  23. Pois li do mas nao era o teu dia nos temos o destino marcado e a hora deus te porteija hoje e sempre deus te abencoe

  24. Cristiano Azevedo também é verdade o que diz. Mas a Câmara também tem responsabilidades. Onde moro colocaram uns semáforos muito antes d

  25. Está difícil para colocar uma porcaria de uns focos a iluminar devidamente as passadeiras

  26. Se os semáforos estivessem em funcionamento, talvez não tivesse acontecido, mas estão ali a fazer sombra no inverno!!!!!

  27. Candido Granja, Moda Homem e enquanto isso não acontecer a camara bem podia deixar os carros circular em cima dos passeios !?
    afinal os peões adoram ser atropelados e são obrigados a saltar para frente dos carros à falsa-fé.

  28. Não sei o que se passa com os condutores todos os dias à atropelamentos nossa senhora.

  29. E a senda continua??!! Realmente… 😡
    ate quando Sr. Mario Passos??!!
    Para quando medidas urgentes na cidade….
    Para quando a reuniao do conselho de segurança??!!!
    #tristecidade

  30. José Ribeiro concordo, acho que tanta lomba e tanta rotunda é pouco, a cidade devia ser uma lomba com uma rotunda em cima, facilitava os peões pois assim podiam correr a volta dos carros até os condutores desligarem o telemóvel e darem conta que vão atrás de um peão 🤣🤣🤣

  31. Miguel Augusto Almeida A culpa é de todos, seja condutores ou peões apenas dei um exemplo se não percebeu paciência 🤙

  32. Mais um peão a atirar-se deliberamente para cima de um inocente condutor, so por causa do prazer de ter umas costelas partidas ou um traumatismo craniano.
    No intervalo a cidade agradece porque por esse andar o record é nosso e estamos bem encaminhados. Pena é ainda ter tantas lombas por essa cidade fora, ou haver policias a fiscalizar, seguros, taxas de alcoolemia, …. assim torna-se dificil, alguns peões hesitam porque os carros vem demasiado devagar.

  33. Luís Martinez agora a culpa é dos semáforos 🤦. Vamos pôr semáforos em todas as passadeiras por aí fora.

  34. Cristiano Azevedo em muitas ruas é a câmara sim porque os semáforos nem estão a funcionar.

  35. Luís Martinez eu acho que alguns peões também não tem nenhum cuidado. Existe condutores que também não respeitam as normas. Mas as asneiras que vejo de alguns peões assustam…

  36. Auriculares, Telemóvel ,para quem Caminha poderá ajudar na Distração ,mas cada caso é um caso,as Melhoras para o Miúdo Acidentado👍❤

  37. José Xalon Carvalho o mal não está na cidade mas sim nas pessoas que nela habitam.se fosse só nessa cidade,menos mal,mas a falta de respeito uns pelos outros está instalada no país inteiro

  38. Luís Martinez não é a câmera, é os jovens que têm de ter atenção. Pq com chuva vidros embaciados nem sempre é possível travar a tempo. A maioria dos que se metem á estrada por vezes nem olham.

  39. José Xalon Carvalho meu caro… antigamente quando eu tinha 10/15 anos… os meus pais ensinavam-me para chegar a passadeira, parar, olhar e avançar..
    Hoje avançam e não querem saber… será que a educação para peões não seria importante? Eu acho que sim… (não estou a condenar ninguém nem a dizer que a culpa é de alguém mas hoje em dia é o que assistimos mais pessoas passar a passadeira de qualquer maneira)

  40. Famalicão é a cidade dos atropelamentos não existe um dia que não haja ninguém atropelado nesta cidade, a câmara já devia ter tomado medidas. Que o jovem esteja bem e recupere o rápido 🙏

  41. A polícia mais a municipal só andam há caça há multa é quase como o trabalhador que morreu soterrado este mês em Famalicão tantos agentes da polícia municipal para quê não chega a PSP .?

  42. José Xalon Carvalho e tem uma passadeira que ainda ninguém percebeu, passo por lá 2 vezes por dia, e toda a gente questiona… Estava se a prever isto.

  43. Novos semáforos junto à D. Sancho – não funcionam
    Novos semáforos junto à PSP – não funcionam
    Novos semáforos na entrada da ciclovia – não funcionam
    Novos semáforos onde este jovem foi atropelado – TAMBÉM NÃO FUNCIONAM 🤔🤔🤔
    #CHAMAOTÉNICO

  44. José Xalon Carvalho Obviamente. É a única cidade onde há pessoas atropeladas em passadeiras e vêm débeis a dizer “As pessoas passam na passadeira como se fosse um passeio” e tem dezenas de pessoas a concordar

  45. José Xalon Carvalho no lugar que foi, tem uma ciclovia em metade da estrada..
    Uma confusão..

Deixe um comentário

Famalicão: Proprietário do terreno em Joane compromete-se a tomar mais medidas para evitar deslizamento de terras

O proprietário do terreno, em Joane, onde têm acontecido deslizamentos de lama e pedras, responsabilizou-se a tomar medidas adicionais para a estabilização do terreno. Um compromisso assumido esta quarta-feira em reunião com o presidente da Junta e os serviços municipais.

A Câmara reconhece que a forte pluviosidade registada nos últimos dias demonstrou que as medidas inicialmente tomadas pelo proprietário do terreno «revelaram-se insuficientes».

Em nota para a imprensa, o município lembra que a ocorrência registada está relacionada com uma intervenção efetuada num terreno privado classificado no Plano Diretor Municipal como Espaço Residência, Espaço Florestal e Espaço Agrícola, onde, de acordo com o proprietário, foram realizados trabalhos de limpeza do terreno e corte de árvores. «Não foi comprovada a realização de uma operação urbanística sujeita a controlo prévio nos termos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, tendo sido colocado de lado o cenário de operação urbanística ilegal», clarifica o município.

 

Partido Socialista exige que a Câmara atue para suster o deslizamento de lamas em Joane

Neste mesmo dia, em comunicado, o Partido Socialista exige que a Câmara Municipal de Famalicão resolva, em definitivo, o problema do deslizamento de terras/lamas e detritos em Joane. Como esta situação ocorre desde o dia 19 de dezembro, e sempre que chove muito, o PS acusa a Câmara e a Junta de não terem apresentado uma solução, por forma a evitar «prejuízos e transtornos aos moradores».

O PS recorda que já interrogou a Câmara sobre o assunto, em reunião do executivo. Na altura, o vereador Sérgio Cortinhas instigou a Câmara a obrigar o proprietário do terreno a construir um muro provisório para contenção de terras, alegando que a solução encontrada com o privado em articulação com os serviços municipais de fiscalização e ambiente, para execução de valas, «não resolve o problema».

Segundo o Partido Socialista, o município de V.N. de Famalicão «deve estar mais atento e vigilante a situações como a que está a ocorrer na Vila de Joane, nomeadamente, devido ao corte de árvores e alteração dos solos que podem ter consequências para o bem-estar dos cidadãos e para o equilíbrio ecológico».

Famalicão: Riccieli despede-se «com carinho e gratidão»

Riccieli despediu-se, nas redes sociais, do FC Famalicão, clube que representou desde a época 2019/20. O defesa central, agora ao serviço dos chineses do Qingdao West Coast, agradece a oportunidade que teve de crescer «e ser feliz» em Famalicão. Escreve, ainda, que «a gratidão é muita por tudo o que fizeram por mim e pela minha família nos anos em que estivemos juntos».

O agradecimento vai «para todos os funcionários, direção e colegas de equipa» e faz votos que este seja «um grande ano» para todos.

Aos adeptos, «só tenho de agradecer todo o apoio que tive em todos os momentos. O carinho e o respeito continuará sempre», finaliza.

O defesa central, que em 2019 chegou oriundo dos brasileiros do Mirassol, é o segundo jogador com mais jogos (161) na história do FC Famalicão.

FC Famalicão confirma avançado Simon Elisor

A SAD do FC Famalicão acaba de confirmar a contratação, até 2028, de Simon Elisor, avançado francês, de 25 anos.

Simon Elisor esteve ligado ao Metz na última temporada e meia, jogando na Liga Francesa, durante a qual esteve, ainda, cedido ao Troyes. Ainda em França, representou, também, o Istres FC, AC Ajaccio, FC Sète 34, FC Villefranche e Laval. Do currículo faz ainda parte uma passagem pela Bélgica, no RFC Seraing, no principal campeonato do país.

«Muito feliz» por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão, o avançado vê no novo clube «infraestruturas muito boas, muito familiar e que dá bastante visibilidade a todos os jogadores». A promessa é de «trabalhar arduamente para poder jogar o mais rapidamente possível», acreditando que a Liga Portuguesa, pelas suas características, permite «aos avançados potenciar as suas qualidades».

Descreve-se como «um jogador técnico, que procura o golo e que gosta de combinar com os colegas de equipa». Doravante quer colocar as suas qualidades ao serviço do coletivo «para ajudar a equipa a fazer uma grande temporada».

Famalicão: Ação Social é o tema do próximo “Pensar 2025” do PS

Catarina Pereira, diretora do Centro Social de Calendário; Jorge Faria, presidente da Associação de Moradores das Lameiras; Ana Maria, presidente do Centro Social de Bairro; Rui Maia, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão; Salazar Coimbra, administrador e diretor clínico Hospital de Riba de Ave; Raquel Neto, vice-presidente da Humanitave, e Ana Sofia Antunes, ex-secretária de Estado da Inclusão, vão intervir, na próxima terça-feira, em mais uma iniciativa da Concelhia do PS. “Pensar 2025”.

A iniciativa, centrada na Ação Social, decorre no dia 28 de janeiro, às 21 horas, no Café Concerto da Casa das Artes

O tema em análise foi um dos eixos da apresentação da candidatura à Câmara Municipal, de Eduardo Oliveira, no passado dia 11 de janeiro. Na ocasião, o líder da Concelhia prometeu o reforço da cooperação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social para aumentar a capacidade de resposta social, a dinamização de soluções de residência e apoio comunitário para os mais velhos, a aposta num centro municipal geriátrico e o desenvolvimento de estratégias para aumentar as vagas de creche e pré-escolar.

Famalicão: Inquérito sobre a demografia do concelho termina esta quinta-feira

Termina esta quinta-feira, dia 23, o inquérito sobre a demografia no concelho. O formulário de participação está disponível aqui: https://survey.zohopublic.eu/zs/NDBU4o

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Famalicão está a iniciar o processo de realização do Plano Municipal para a Demografia e a promover um inquérito junto da população, quer residente quer da diáspora famalicense.

O inquérito pretende auscultar a população e conhecer a sua opinião sobre a valorização de Vila Nova de Famalicão como um território especialmente atrativo para residir, trabalhar e estudar, que se revitaliza através do aumento da natalidade, da retenção dos jovens, da plena integração de novos residentes, nacionais ou estrangeiros, e de condições para um envelhecimento ativo, entre outros aspetos.

 

Famalicão: José Lopes preside ao Conselho de Administração na Didáxis

José Lopes é o presidente do Conselho de Administração da Didáxis para o triénio 2024-2027. Integra na equipa Carla Costa, secretária, e Paula Pereira, tesoureira.

O Programa de Ação é sob o lema «Inspira-nos a Excelência», prometendo dar seguimento ao trilho começado há 50 anos. Como propostas, dá conta que a estrutura organizacional da Didáxis passará a estar dividida em duas ofertas formativas: O Colégio, do 1.º Ciclo ao ensino secundário, e a Escola Profissional (ensino gratuito). A Didáxis complementa estas ofertas formativas com projetos como o Integrate English e a Inovação Digital.

No Programa de Ação, José Lopes apresenta três pilares: «Cultura humanista; crescer com a região olhando o mundo e viver o campus».

Segundo o novo presidente, a Didáxis apresenta-se «ancorada numa elevada qualidade de educação e formação das pessoas, a equipa que integra o Conselho de Administração pretende reforçar o reconhecimento da Didáxis não só como um espaço de transmissão, produção, aplicação e partilha de conhecimento, mas também como um espaço de intervenção cívica e crescimento intelectual, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e eticamente responsável».