Famalicão: Multiusos de Requião permite maior dinâmica cultural

O novo multiusos de Requião já permite atividades de natureza cultural e desportiva. Depois da freguesia ter ficado sem espaço para atividades culturais e recreativas, após cedência para a USF Antonina, a Junta e a Câmara Municipal construíram um novo salão polivalente, mais moderno, equipado com tecnologia e que permite uma variedade de atividades.

A inauguração foi no domingo, dia 3 de outubro, com a presença de Paulo Cunha, ainda como presidente de Câmara, e de João Pereira, como presidente de Junta. Ambos deixam de exercer funções autárquicas.

A bênção do espaço esteve a cargo do pároco, Pe. Domingos Machado, para logo de seguida ser dado seguimento à cerimónia de inauguração, com momentos festivos.

De acordo com a política de descentralização levada a cabo pela autarquia famalicense, este multiusos teve um apoio financeiro no valor de 204 mil euros. Mas a obra custou 217 mil euros, cabendo uma fatia à Junta de Freguesia local.

Situado frente ao Centro Social e Paroquial, com uma área total de 600 m2, o multiusos está equipado com espaço polivalente e estruturas de apoio como receção, instalações sanitárias, arrumos, entre outros, assim como o arranjo do espaço exterior envolvente e colocação de sistema de som.

«Tudo o que fazemos é para as pessoas», realça Paulo Cunha. «Mais do que um novo espaço, Requião ganhou uma nova valência, (…) estamos perante um equipamento que está à disposição das pessoas, da sua criatividade, do seu empoderamento, da criação ou melhoria das suas competências», refere o edil, acrescentando que «as pessoas precisam de espaços onde se possam encontrar, onde possam estar umas com as outras (…) onde possam beneficiar de atividades e eventos».

Nesta mesma sessão, a Junta de Freguesia atribuiu a Medalha de Honra da freguesia ao presidente da Câmara Municipal cessante, Paulo Cunha, assim como ao empresário Comendador Manuel Gonçalves, a título póstumo. Foram ainda entregues as medalhas de mérito Cultural, Desportivo, Social, Benemerência e Autárquico a 23 cidadãos e instituições locais.

Este ato de reconhecimento público foi realizado pela primeira vez pelo referido órgão autárquico, como forma de homenagem aos cidadãos e instituições que se destacaram pela sua prática e postura cívica em diversos domínios, havendo a pretensão de o repetir anualmente.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.

 

Chuva está de volta na terça-feira

A chuva estará de regresso na próxima terça-feira, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ainda segundo o IPMA, até quinta-feira as temperaturas em Famalicão não deverão ultrapassar os 28 graus.

Terça-feira será o dia mais fresco da semana, com uma máxima de 22 graus.

Veja a previsão ao detalhe aqui

Continental: Pneus produzidos em Famalicão a partir de garrafas já começaram a ser vendidos

Já começaram a ser comercializados os pneus da Continental, produzidos na unidade de Vila Nova de Famalicão, a partir de garrafas de plástico.

A novidade foi anunciada pela empresa que refere que “desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6”.

Neste tipo de pneus o poliéster utilizado é fabricado a partir de garrafas de água e sumos de plástico PET.

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.