
Vila Nova de Famalicão associou-se ao movimento internacional “Julho Sem Plástico” que, desde 2011, promove a redução da utilização de plástico em todo o mundo.
Deste modo, o Município quer fazer parte da solução, incentivando os famalicenses a evitar o uso de plásticos descartáveis com o objetivo de reduzir o impacto e poluição que estes materiais causam ao meio ambiente.
Para além das mensagens de sensibilização difundidas nas várias plataformas de comunicação do município sobre os hábitos que devem ser adotados para a redução do plástico, a Câmara Municipal vai, ainda, promover uma ação de sensibilização, no dia 13 de julho, na feira semanal, com a distribuição de meio milhar de sacos de pano.
Um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) denuncia que, desde 2000, mais de 75% do plástico produzido no mundo já virou lixo e isso traz consequências prejudiciais para a vida selvagem, sistemas naturais e seres humanos.
A campanha “Plastic Free July” foi criada pela Plastic Free Foundation, uma iniciativa internacional que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para assumir o desafio e o compromisso de reduzir o consumo de descartáveis ao longo de um mês. Tudo começou em 2011, graças a Rebecca Prince-Ruiz, que iniciou o movimento na sua cidade, na Austrália, contagiando a sua comunidade, o governo local e, a partir daí, nos anos seguintes, o país e o mundo.
Recorde-se que, este domingo, celebrou-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.