Famalicão: Município investe 3,5 milhões de euros na melhoria das estradas do concelho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem em curso várias intervenções em arruamentos do concelho que vão proporcionar melhorias ao nível das condições de circulação, acessibilidade e segurança para condutores e peões.

Com as várias obras, algumas já concluídas e outras ainda a decorrer ou por iniciar, a autarquia investe cerca de 3,5 milhões de euros na melhoria das acessibilidades em todo o território.

A reparação da EM 572, desde a EN204 até à Rua N. Sra. de Fátima, no Louro; a reparação da EM 574, na Avenida de São Pedro, em Pedome; a pavimentação da Rua São Cristóvão, em Pedome e Oliveira Santa Maria; a beneficiação da Avenida 25 de Abril, em Oliveira Santa Maria; a construção de uma nova rotunda na Avenida dos Descobrimentos e a beneficiação da Avenida de França, na União de Freguesias (UF) de Famalicão e Calendário; a retificação da Rua da Ribeira (EM 510), em Castelões; a pavimentação da Travessa de São Claúdio, na UF de Antas e Abade Vermoim, a renovação do pavimento da Rua das Paradas, na freguesia de Vilarinho das Cambas, a beneficiação da EM 562, desde a rotunda até à Rua dos Caçadores, em Nine; a beneficiação do pavimento nas Avenidas do Altinho e N. Sra. Da Conceição, na UF de Arnoso e Sezures e a retificação da via entre a Rua de Santa Marta com a Rua da Torre e a Rua de Laborins, em Joane, estão neste leque de empreitadas promovidas pela Câmara Municipal.

Para além destas intervenções a cargo do município, a autarquia tem ainda apoiado várias obras na área das acessibilidades que são promovidas pelas juntas de freguesia.

É o caso do alargamento da Rua Padre António do Xisto, em Requião – 1.ª Fase; da pavimentação da Rua Nova dos Bicos, em Cruz; da pavimentação da Travessa e Avenida de Cambães, na Lagoa; da pavimentação de parte da Rua do Picoto, em Gavião; a requalificação do pavimento na Rua da Autarquia e Rua Nova do Souto, em Vermoim; o alargamento e construção de baía de estacionamento na Rua do Ribeirinho, em Seide, a pavimentação da Rua da Couta e Travessa Nova do Altinho, na UF de Arnoso e Sezures; a pavimentação da Rua João Alves de Sá e Travessa Clemente Lopes, no Louro; o alargamento da Rua das Cavadas – 1.ª fase, em Lousado; o alargamento e pavimentação da Rua Fonte das Lágrimas, em Ribeirão; a pavimentação da Rua de São Tiago e Rua do Cerco, em Ribeirão; o reperfilamento da Rua Santa Cruz de Coimbra, em Oliveira Santa Maria; a requalificação da Rua Engenheiro Pinheiro Braga, em Arnoso Santa Eulália, a pavimentação da Rua do Monte, em Bente; a pavimentação de parte da Rua das Caseiras, em Oliveira Santa Maria, a requalificação do separador central e construção do parque de estacionamento da Rua da Indústria, em Vilarinho das Cambas; a pavimentação das ruas da Campa, José Correia Machado e Rua da Escola, em Castelões; a pavimentação da Rua da Quinta e Rua da Maruja, em Fradelos; a pavimentação da rua Penedo da Moura, em Mogege; a pavimentação da Rua do Sol, Rua Sol Nascente e Travessa do Sol Nascente, em Requião; a requalificação da Rua Sem Saída e Rua Padre Abílio Teixeira, em Ribeirão; a pavimentação de parte da Rua das Castanheiras, em Gondifelos e a repavimentação da Rua das Portas e Rua do Ribeiro, em Ruivães.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos vê este conjunto de obras como “muito importantes”. “Pequenas grandes obras que vão melhorar significativamente o estado das acessibilidades no concelho beneficiando quem cá reside, quem nos visita e quem cá trabalha”.

30 Comments

  1. Manuel Agostinho Sampaio Almeida parece fácil mas não é isto envolve milhares de situações ???

  2. Manuel Agostinho Sampaio Almeida se você é mais inteligente que as outras pessoas resolva você o problema 👍

  3. Freguesia da Portela, a Avenida do Paço está uma lástima!
    Começaram as obras e não acabaram, isto há mais de 6 meses.
    Piso todo irregular, cheio de buracos.

  4. Já não era sem tempo arranjar as estradas. Cada vez as estradas é só buracos grandes

  5. As estradas só vão ser melhoradas ou arranjadas em certas zonas privilegiadas porque a merda vai continuar igual e o povo ainda consentem, depois fudemos os carros e a seguir levamos ao mecânico e assim segue esta merda

  6. Sonia Azevedo E vai continuar a ser porque essas obras não são responsabilidade de Famalicão mas sim da porcaria da (EP) Estradas de Portugal

  7. Jose Antonio Isabel pois vão ser os tais jeitos que vão fazer as empresas que lhes convém depois mete material a menos e vão dar por outro lado já sabemos como funciona 😉

  8. Elisa Sa você não queira comparar o trânsito nesses mesmos locais. Todas as estradas têm por obrigação de serem arranjadas pois pagamos IUC tem de servir para alguma coisa mas a estrada Famalicão vs Guimarães tem mais preoridade do k Avidos vs landim. Basta comparar o trânsito k em ambas circulam.

  9. Pedro Rodrigues deixa lá que fizeram só meia rua que da acesso a minha casa e essa meia rua no dia seguinte já andavam a meter asfalto em cima do novo ficou logo tudo irregular e agora passado um ano está a sair tudo já para não falar do saneamento que também ficou uma vergonha enfim não á quem investigue nada agora é só comissão que eles querem 🥰

  10. Ernesto Silva boa tarde a empresa que era para fazer o trabalho era excelente, como foi alterado queriam que fizessem muito mais trabalho pelo mesmo preço, agora vai ter que ir a novo concurso possivelmente irá demorar muito mais tempo vamos aguardar para ver era para 2 anos agora pode ser para 4 anos???

  11. Jose Antonio Isabel vão começar para o inverno para ficar mal feito, agora o asfalto é trambicado e dois cm altura passam dois meses é só buracos isto já não é como antigamente 😉

  12. Sonia Azevedo essa estrada não pertence há câmara municipal de Famalicão, pertence ha junta autónoma das estradas, e já eram para ter começado as obras há 2 meses não começou porque a junta autónoma de estradas alterou o que tinha tratado e a empresa que ia fazer o trabalho disse que não fazia mais nada pelo mesmo dinheiro 💰 então desistiu de fazer o trabalho ??? Infelizmente

  13. Tenho a estrada a porta de casa numa vergonha autêntica buracos a mais de 6 meses e ninguém os tapa com alcatrão e mais abaixo meteram saneamento e pararam de recompor o piso a mais de 1 mês e tenho metade da estrada recomposta.. isto é em Telhado perto a rua da senhora dos emigrantes..

  14. Sonia Azevedo a estrada de ávidos,para landim até a rotunda de bente estás uma vergonha não tem direito????

  15. A obra que estão a falar na notícia em LOUSADO uma parte é a Continental que vai fazer.

  16. Lousado paga as obras todas de Famalicão tira a nossa freguesia e vais ver para que lugar vai Famalicão nas exportações.

  17. Será possível.? Ao longo do tempo o quê se tem feito e votar areia r um bocado de alcatrão liquido . É logo passado uns dias tudo fica igual
    . Só se for mais algum acesso ha continental ? Ai sim tudo bem o resto que se f

Deixe um comentário

Famalicão: Jogo do título nacional sub-23 é de entrada gratuita

Na noite de terça-feira, os sub-23 do Famalicão jogam o jogo que pode dar o título nacional do escalão. A acontecer será o primeiro para o conjunto treinado por Rui Tomé. O jogo é às 20h15, no Estádio Municipal, sendo o último da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. O Sport Clube União Torreense é o adversário de um jogo que poderá culminar em mais um momento marcante na história do clube famalicense que, obrigatoriamente, terá de vencer.

Para esta partida a entrada é gratuita para sócios e público, sob as seguintes condições:

– necessário o levantamento de bilhete, que poderá ser efetuado na Loja Oficial (a partir deste sábado) e na bilheteira do Estádio Municipal (a partir das 18h45 do dia de jogo)

– Os sócios detentores de lugar anual não necessitam de levantar bilhete, devendo apresentar o cartão à entrada. O lugar reservado para os jogos da equipa principal mantém-se para esta partida

– Os sócios (não detentores de lugar anual) podem levantar bilhete para a Bancada Poente (até esgotar) e Bancada Nascente (Bancada Placard.pt)

– Os bilhetes para o público serão destinados exclusivamente para a Bancada Nascente (Bancada Placard.pt).

Famalicão: Riba d´Ave está entre o play-off de campeão e a despromoção

Este fim de semana joga-se a penúltima jornada da fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins. Para a ronda 25, domingo, às 18h30, o Riba d´Ave tem pela frente uma partida importante no que toca à manutenção e, quem sabe, à entrada no play-off de campeão.

O adversário é o Candelária, o primeiro da zona de despromoção, com 22 pontos, menos três que a equipa de Raul Meca que está um lugar acima. A igual distância, três pontos, está o conjunto ribadavense de entrar nos oito primeiros lugares, cujas equipas vão lutar pelo título nacional.

Por isso, nesta jornada, tal como na última, com o Riba d´Ave/CSJ Group a jogar em Barcelos, tudo pode acontecer.

Famalicão: Equipa feminina afina estratégias para a manutenção

Faltam duas jornadas para o final da Liga BPI e o FC Famalicão está concentrado e confiante na luta pela manutenção. O principal campeonato nacional feminino esteve parado nas duas últimas semanas, tempo aproveitado pelo conjunto famalicense para afinar estratégias para o que falta da prova. O campeonato regressa no fim de semana de 3 e 4 de maio, com as famalicenses a receberem, no sábado, às 15 horas, o Damaiense. O jogo é no campo n.º 2 do Estádio Municipal, sendo importante o apoio dos sócios nesta partida que pode manter acesa a continuidade da equipa na Liga BPI.

A equipa feminina do Famalicão, que está a fazer uma boa ponta final de campeonato, ocupa o décimo lugar, com 17 pontos a um do play-off da manutenção; já o Damaiense, com 23 pontos, está dois lugares acima.

Recorde-se que a época não foi fácil para as famalicenses, não só pelo plantel que é praticamente novo, mas também porque várias atletas chegaram já a prova ia longa. Consolidados processo e com as atletas que chegaram devidamente reintegradas, a equipa subiu de produção e os resultados foram aparecendo. Na jornada 16 a equipa de Rita Castro Silva tinha apenas 7 pontos e para a penúltima jornada (21) apresenta-se com 17.

Depois do Damaiense, as famalicenses fecham o campeonato, a 11 de maio, em casa do Racing Power.

Famalicão: Câmara Municipal transfere mais de 600 mil euros para as freguesias

Na última reunião de Câmara, da passada quinta-feira, foram aprovadas diversas obras nas freguesias, no valor total de 647.666,67 euros.

Assim, para Gavião, 18.699,32 euros, para a instalação de um parque infantil na Rua da Agra; Landim, 15.503,90 euros, para construção de um monumento de homenagem aos ex-combatentes; Louro, 49.366,50 euros, para pavimentação de parte da Avenida Santa Lucrécia; freguesia de Mogege, 41.795,50, pavimentação da Travessa Padre António Ferreira, e Pedome, 30.366.35 euros, para trabalhos de carpintaria, instalação de mobiliário e equipamento informático para as instalações da nova sede da Junta de Freguesia, e 14.755,00 euros, para requalificação da rua Travessa de Eiriz e rua de Eiriz, requalificação da Capela Sr. Dos Aflitos e da entrada do cemitério, com novas acessibilidades.

A freguesia de Requião recebe 21 mil euros para construção de uma cozinha comunitária no polidesportivo, e 17.520 euros para alargamento e reconstrução de parte da rua da Espadaneira.

Para a União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim vão 49.700 euros, para reabilitação do edifício da sede dos Escuteiros de Antas; União de Freguesias de Arnoso (Stª Maria e Stª Eulália) e Sezures recebe 40.127,50 euros para execução de muros de suporte e alargamento na rua de Silvão e Rua Tresarnoso (Stª Eulália), 44.722 euros para requalificação do recinto da Capela de S. Vicente (Sezures).

A União de Freguesias de Avidos e Lagoa recebe 149.799,82 euros para obras de construção de cobertura do campo de jogos de Avidos; União de Freguesias de Carreira e Bente, 24.375.60 euros, para alargamento e construção de passeios na rua da Agra (Bente); União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, 47.421,73 euros, para pavimentação da Avenida do Reguengo (Cabeçudos); União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, 9.762,50 para remoção de parte da bancada do Parque Desportivo de Gondifelos; União de Freguesias de Seide, 60.603,95 euros, para pavimentação da rua Padre Benjamim Salgado (Seide S. Miguel); União de Freguesias de Vale s. Cosme, Telhado e Portela, 12.147,00 euros, para demolição e reconstrução de fontanário na rua do Outeiro (Portela).

Famalicão: Avidos ganha «palco de liberdade»

«Uma obra que enche de orgulho a freguesia de Avidos. O novo multiusos é um palco de liberdade, espaço para as associações, instituições e pessoas viverem momentos comunitários». Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, classificou o espaço inaugurado ao final da tarde desta sexta-feira.
O equipamento, situado na rua do Largo da Igreja, resultou da requalificação e ampliação do antigo salão da Junta de Freguesia de Avidos, agora transformado num novo espaço «para servir toda a comunidade», vincou o autarca local, António Gomes.

O espaço, inaugurado esta sexta-feira com casa cheia, vai permitir a realização de atividades das associações, estando equipado com cozinha, camarins e um palco.

A obra contou com um apoio de 250 mil euros da Câmara Municipal.

Famalicão: Mostra Comunitária de Seide abre na tarde deste sábado

Este fim de semana, Seide está em festa com a realização de mais uma mostra comunitária que tem início às 14 horas deste sábado, prolongando-se até domingo, no Largo Senhora do Parto.

O ambiente será de convívio e partilha entre toda a comunidade e a animação está garantida com várias iniciativas, que passam, por exemplo, pela música, homenagem aos antigos combatentes e jogos tradicionais.

A programação para os dois dias é a seguinte:

Sábado

14h00 | Abertura da mostra comunitária; 14h30 | Momento de Homenagem aos Antigos Combatentes, com Prof. António Sousa e Prof. André Amaro

15h00 | Apresentações Culturais: Coro Litúrgico de Sr.ª do Parto; Coro Litúrgico de S. Miguel; Coro Manuel Faria; Catequese S. Miguel + Agrupamento 463 de Seide; EB 1 de Seide; Sei d’Arte; Centro Social e Paroquial de Seide; Academia Sénior de Seide

17h00 | Apresentação – Aruê Capoeira

20h00 | Lanche – Jantar Convívio

21h00 | Atuação Musical – Incognituna

Tuna Masculina da CESPU, Famalicão

Domingo

10h00 | Caminhada Solidária IPO

Restauração assegurada pela Comissão de Festas Nossa Senhora do Parto 2025

Durante a tarde haverá ainda jogos e animação