Famalicão: Município já canalizou mais de 7 milhões de euros para as freguesias

Este ano, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão já atribuiu mais de 7 milhões de euros às freguesias para o desenvolvimento de vários projetos e intervenções vistas como uma mais-valia para os famalicenses.

Para além da transferência de verbas livres, no valor de 2,2 milhões de euros, os apoios do executivo municipal chegam também às freguesias por via da delegação de competências e pela atribuição de apoios financeiros e não financeiros que já superam os 4 milhões de euros.

Desta forma, os valores concedidos pelo Município em 2024 já ultrapassam os do último ano. Mário Passos, o autarca local, afirma “estamos a trabalhar em estreita cooperação com as freguesias, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento coeso do nosso território”.

Esta terça-feira, o Presidente da Câmara Municipal foi acompanhar os investimentos na União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, nomeadamente, a remodelação da cobertura do edifício da antiga residência paroquial que será a futura sede do grupo de escuteiros, a segunda fase da pavimentação da Rua de S. Cláudio, a extensão de ligação da rede de drenagem de águas residuais e a pavimentação da Travessa de São Claúdio.

4 Comments

  1. Ora bem, vamos lá fazer contas.
    7 milhões de euros para 34 freguesias, da uma média de 205 mil euros para cada uma. Como existem freguesias pequenas e outras grandes a verba não é igual para todas, lógico.
    Moro numa das freguesias de extremo do Conselho à qual pertenço ajustamento com mais 2(uniao de freguesias).
    A olhos vistos não vi nada ser feito.
    Vejo o projeto da água pública que foi aprovado, mas é só no papel.
    Estradas uma vergonha, fizeram saneamento as ruas ficaram uma lástima. Não há controlo nenhum, fiscalização.
    Bermas cheias de lixo, quando chove a água segue rua abaixo. Loteamentos mal feitos, parques juvenis e infraestruturas do género ao abandono. Etc etc
    Gostava de saber para que obras foi canalizado esse dinheiro?
    Derrapagens??? Essas são constantes em qualquer obra pública, em nossa casa tbm existem mas como nos Custa a ganhar aí já temos de analisar e ponderar.
    Gastou se muito dinheiro na cidade vindo dos fundos europeus, certo. Tinha de ser gasto. Acho bem, agora bem gasto, não em vasos e pedra. O desenvolvimento deve ser mútuo.

  2. Tantas coisas feitas e a rua Damião de Góis antas sem gás natural. Então sr. Presidente de junta de antas? É inadmissível

  3. Mas não dizem o que se gastou a mais no centro de Famalicão as pedras que foram aplicadas no pavimento,ora partem ora descolam,todas as semanas á obras…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Golo de Gustavo Sá eleito o melhor de agosto na I Liga

O golo de Gustavo Sá, que garantiu a vitória do Famalicão por 1-0 frente ao Boavista, foi distinguido como o melhor de agosto na Liga Portugal Betclic. O momento de brilhantismo aconteceu logo aos seis minutos da 3.ª jornada, quando o médio, com um elegante toque de calcanhar, finalizou um cruzamento de Francisco Moura, assegurando os três pontos para a sua equipa.

Este gesto técnico impressionou tanto adeptos como especialistas, valendo-lhe o primeiro lugar na votação promovida pela Liga.

Famalicão: EB 2,3 D. Maria II inaugura novo campo de jogos, esta sexta-feira

Esta sexta-feira, pelas 9h00, será inaugurado o novo campo de jogos da Escola Básica D. Maria II, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

O espaço desportivo, há muito desejado pela comunidade educativa deste estabelecimento de ensino, está preparado para acolher as modalidades de futsal e de salto em comprimento.

A obra resulta de um investimento municipal na ordem dos 150 mil euros e incluiu a pavimentação do campo de jogos, a construção de uma bancada, a colocação de balizas, a construção e adaptação de redes de drenagem de águas pluvais e a colocação de uma caixa de areia para a prática de salto em comprimento.

F.C.Famalicão apresenta dois novos reforços colombianos para a equipa feminina

O Futebol Clube de Famalicão, que compete no escalão máximo do futebol feminino português, a Liga BPI, anunciou nas últimas horas dois reforços para a sua equipa. As colombianas Stefanía Ramos e Elizabeth Rodríguez (Liza Rodríguez), ambas com 23 anos, chegam ao clube com o objetivo de fortalecer o setor defensivo.

Stefanía Ramos, que atua como defesa / médio, traz consigo uma vasta experiência adquirida em clubes como Real Pasón FC, Atlas de Colombia e América de Cali.

Elizabeth Rodríguez, também defesa, apresenta um percurso diversificado que inclui passagens por Atlas Colombia, América de Cali, Llaneros, Atlético Nacional, La Equidad e Al-Qadisiyah, da Arábia Saudita. A sua experiência internacional será certamente uma mais-valia para o conjunto famalicense.

Famalicão: Maria Augusta Santos deixa vereação socialista

A vereadora do Partido Socialista, que esta quinta-feira esteve na reunião do executivo municipal, renunciou ao mandato.

O anúncio foi feito pelo próprio partido nas redes sociais, comunicando que a decisão foi de Augusta Santos.

O PS agradece a “competência” e “relembra o rigor, a voz atenta, a preocupação com a unidade e força do Partido Socialista e a defesa dos seus valores comuns e do seu passado”, bem como “a prestação de um trabalho político abnegado” na defesa “dos interesses comuns e da vida coletiva”.

Famalicão: PSP deteve duas pessoas nas últimas horas

Esta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública deteve um cidadão de 40 anos por não ter carta de condução. Poucas horas depois, uma das patrulhas da PSP deteve também um cidadão de 61 anos por conduzir um veículo automóvel com taxa de álcool no sangue de 1,80g/l, superior à permitida por lei.

As duas pessoas foram notificadas para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Festa das Colheitas em Joane, este fim de semana

Nos dias 14 e 15 de setembro vai decorrer a Festa das Colheitas de Joane, uma organização conjunta do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, do Grupo Infantil e Juvenil de Danças e do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane.

Destaque para a Feira Rural, um dos momentos altos do evento, a decorrer no domingo, dia 15, durante todo o dia, no Parque da Ribeira em Joane.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (14 de setembro)

16h00 – Cantares ao Desafio: Sara de Gaia e Duarte da Póvoa de Lanhoso

21h30 – Grupo Show-On (Banda de Baile)

Domingo (15 de setembro)

15h00 – Grupos Folclore:

Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira, Matosinhos

Grupo Folclórico de Santa Cristina de Longos – Guimarães

16h30 – 13º Encontro de Concertinas de Joane

Todo o fim de semana: Tasquinhas, comida tradicional e o VINHO DOCE, o rei da festa!