
A Câmara Municipal está a instalar no centro urbano câmaras de vigilância CCTV, cuja finalidade é a supervisão do espaço público para efeitos de regulação, fiscalização e segurança pública.
Está prevista a instalação de 12 câmaras apenas de controlo de movimento e em circuito fechado, que vão permitir por exemplo, verificar a circulação automóvel e detetar situações irregulares.
A disposição de câmaras CCTV vai cobrir toda a extensão de vias que circundam a Praça D. Maria II, bem como o Campo Mouzinho de Albuquerque e parques de estacionamento existentes.
O presidente do Município justifica a instalação das câmara pela «alteração de paradigma que a cidade está a sofrer, que dá primazia aos peões na ocupação do espaço, que obriga a um esforço acrescido na área da segurança, da fiscalização ao estacionamento indevido e da própria circulação e segurança rodoviária». Mário Passos fala num sistema complementar e auxiliar da ação da polícia, em concreto da Polícia Municipal, «que terá uma presença mais constante no centro de Famalicão».
O comandante da Polícia Municipal, António Magalhães fala num policiamento de proximidade e visibilidade, «que alia a tecnologia disponível aos recursos humanos da polícia», tornando a gestão do espaço no centro urbano «mais eficiente e otimizada».
Entretanto, a Câmara Municipal está já a encetar diligências para que, no futuro próximo, este sistema possa avançar, a exemplo de outras cidades, no controlo e prevenção da criminalidade, fornecendo à PSP esta ferramenta para a manutenção da segurança pública, eventualmente alargado a outras áreas mais sensíveis da cidade, como a zona escolar.