Famalicão: Mural presta homenagem a Camilo Castelo Branco

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco homenageou, esta segunda-feira, o seu patrono, por ocasião do bicentenário do seu nascimento, com a inauguração de um mural de arte urbana da autoria do projeto criativo Ruído, de Frederico Draw e Rodrigo Gonçalves.

«É uma forma de lembrar a quem aqui chega da importância do nosso patrono, uma memória viva de um dos maiores génios da literatura portuguesa que damos a conhecer aos alunos e a quem nos visita», notou Carlos Teixeira, diretor do Agrupamento de Escolas.

A obra foi pintada com a colaboração dos alunos do curso de Artes da escola e com a participação de professores, direção, pais e encarregados de educação. Colocada na fachada, à entrada do edifício, a imagem mostra um Camilo jovial, de olhar virado para a cidade.

«O bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco e as múltiplas iniciativas que têm sido realizadas têm o condão de afirmar a vida e obra do escritor, e este trabalho é mais um exemplo que se evidencia por ter sido promovido por jovens alunos, que serão os embaixadores da obra Camilo no futuro», destacou o presidente da Câmara, Mário Passos, na inauguração do mural.

5 Comments

  1. O sonho comanda a vida, já dizia Fernando Pessoa.
    Parabéns Professora Susana Ferreira.
    É bom ver os seus sonhos serem concretizados.
    É bom ver uma professora empenhada em querer dar o melhor aos seus alunos, mesmo que nao sejam os seus e mesmo com muitos custos pessoais e familiares.
    É bom ver uma professora de artes querer promover a arte e tudo o que isso implica juntos dos mais novos para eles também poderem ser, amanhã, os motores artisticos de uma sociedade com valores , com desafios, com perspicácia e acima de tudo com liberdade de expressão para que tenhamos uma sociedade livre e saudável.
    Idealizar uma actividade destas é fácil, dificil é concretizá-la, torna-la real a tempo e horas.
    Conceber, contactar, promover, angariar parceiros, angariar colegas, angariar alunos, patrocinadores, artistas e todas as outras entidades para que todos eles acreditassem que isto era real e possivel é muitas vezes uma tarefa hérculeana , você conseguiu-o com sucesso.
    Não tenho duvidas que hoje, no dia de um possivel 200° aniversário de Camilo Castelo Branco, esta seria uma prenda que ele guardaria com muito agrado no seu coração.
    Que continue sempre a acreditar na escola como um espaço de formação e de inconformismo.
    Que continue sempre a acreditar de formar gerações mais novas vale a pena.
    E acima de tudo que continue a acreditar no seus sonhos que dai eu tenho a certeza que será e que teremos um mundo bem melhor

    Aeccb Pce #atuaparte #artes #Camilo #casacamilo #Grito #arteurbana #famalicao

  2. Muitlo lindo mural parabéns .
    Cada um faz homenagem a sua maneira.A Autarquia por exemplo mandou abater Acacia do Jorge

Deixe um comentário

Suspeito da morte de ‘Manu’ é ouvido no Tribunal de Famalicão: Advogado diz que vai negar o crime

O Tribunal de Vila Nova de Famalicão será, este sábado de manhã, o palco do primeiro interrogatório a Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, ocorrida no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

Detido nas últimas horas pela Polícia Judiciária, Mateus Machado deverá conhecer em Famalicão as medidas de coação que lhe serão aplicadas. O seu advogado já adiantou que o arguido irá negar qualquer envolvimento no crime.

Manu, de 19 anos, faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do Bar Académico, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

Famalicão revive as últimas horas de Jesus na Sexta-feira Santa

As celebrações da Semana Santa continuam a marcar o calendário religioso em Vila Nova de Famalicão. Esta sexta-feira Santa, a tradição volta a cumprir-se com dois momentos simbólicos e muito participados pela comunidade.

Pelas 20h30, a Praça 9 de Abril será palco da Recriação do Julgamento de Jesus, numa encenação que convida à reflexão e que junta fé e tradição num cenário histórico.

Logo de seguida, às 21h30, parte do mesmo local a solene Procissão do Enterro do Senhor, percorrendo as ruas habituais do centro da cidade: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e novamente a Rua de Santo António, antes de regressar à Praça 9 de Abril.

Famalicão: Grupo armado assalta família em casa e depois rouba bomba de combustível na A7

A madrugada desta sexta-feira fica marcada por uma série de crimes, levados a cabo por um grupo de cinco homens, armados e encapuzados.

Ao que a Cidade Hoje sabe, os criminosos invadiram, pela 01h30, uma casa na vila de Riba d’Ave, tendo sequestrado os moradores e levado dinheiro, relógios e uma viatura.

Meia hora mais tarde, o mesmo grupo cometeu um assalto à área de serviço da A7, em Seide, de onde levaram dinheiro e tabaco.

As ocorrências foram reportadas à GNR mas o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.

Famalicão: Riba d’ Ave acerta calendário com vitória

Na noite desta quinta-feira o Riba d’ Ave CSJ Group recebeu e venceu, 5-4, a AD Sanjoanense, em partida da jornada 21 que tinha sido adiada.

No Parque das Tílias viveu-se uma partida muito intensa entre formações que tentam afastar-se da zona de despromoção. Levou a melhor o conjunto de Raul Meca que teve em Franco Pósito o homem do jogo, autor de quatro dos cinco golos. A Anderson Nery coube o outro tento da equipa.

Com esta vitória, o Riba d’ Ave CSJ Group sobe ao décimo lugar, com 25 pontos, cumpridas 23 jornadas do principal campeonato nacional de hóquei em patins.

Faltam três jornadas para o final e o Riba d’ Ave já está com quatro pontos a mais da linha de despromoção e a apenas um do play-off de campeão.

Famalicão: O engenheiro de automóveis vai experimentar as sensações do piloto

O famalicense Miguel Freitas é um engenheiro ligado aos automóveis, mas vai realizar o sonho de conduzir um carro enquanto piloto. Vai acontecer na Ronda #2 do Portugal Rally Series, em Castelo Branco, esta sexta-feira e sábado, ao volante de um Skoda Fabia R5, com a equipa Racing 4 You.

O objetivo de Miguel Freitas passa por «ganhar ainda mais know-how para a carreira profissional. Conhecemos muito bem a dinâmica e funcionamento do carro, mas, por vezes, temos dificuldade em transmitir aos pilotos a melhor forma de abordarem curvas ou travagens porque nos falta a experiência de condução e reação em competição», reage.

Miguel Freitas, da Miguel Freitas Motorsport Engineering, trabalha com alguns dos mais renomados pilotos nacionais e internacionais, como Pedro Meireles, Diego Ruiloba, Ole Christian Veiby, Yeray Lemes, ou João Barros, mas sonhava conduzir um modelo com o qual colaborou nos últimos anos.

O famalicense, natural de Antas, vai ter como navegador Ricardo Teixeira, amigo de longa data.

Sobre a prova de Castelo Branco, com poucos quilómetros e dois troços, o engenheiro/piloto afirma que o objetivo é apenas desfrutar «do carro e das emoções que pode proporcionar. O primeiro contacto com o Skoda Fabia R5 será no shakedown oficial do evento e depois vamos encarar troço a troço. O maior prémio que podemos ter no final é a diversão máxima desta oportunidade».

Famalicão: Abertas as inscrições para o rali

Estão oficialmente abertas as inscrições para a edição deste ano do Rali de Famalicão. As equipas devem aceder à sua conta no portal da FPAK e fazer a inscrição

A prova está marcada para os dias 30 e 31 de maio e começa com uma PEC noturna, às 21 horas, na freguesia de Fradelos.

Para este ano, o Team Baia promete uma edição especial, “com um traçado desafiador, inovação e uma dose extra de adrenalina”.

Depois da PEC de Fradelos, o rali prossegue no dia 31 de maio, a partir das 9 horas e, até ao final do dia, com duplas passagens nas PEC Vale d’ Este, Rio Pelhe, Rota dos Moinhos e Rota das Minas.

O Rali de Famalicão é uma das provas mais emblemáticas do desporto motorizado da região. Para além do elevado número de equipas presentes – nas últimas edições perto da centena -, os aficionados são aos milhares.