Famalicão: Museu Bernardino Machado retoma ciclo de conferências

O Museu Bernardino Machado relança o ciclo de conferências “Conspirações, Revoltas e Revoluções na I República”. O projeto, interrompido por causa da evolução pandémica, inicia-se no dia 28 de janeiro, com o tema “O 5 de Outubro de 1910”.

No total, vão ser realizadas nove conferências, mensalmente. Os encontros iniciam-se às 19h00 e decorrem às sextas-feiras. A entrada é livre e é necessário a apresentação de Certificado Digital Covid-19 ou de comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo. As inscrições podem ser realizadas em https://bit.ly/cicloconferencias2022mbm e os participantes vão receber um certificado de presença.

Segundo o coordenador científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha, «a eleição da temática Conspirações, revoltas e revoluções na I República (1910-1926) deve-se a circunstâncias fáceis de reconhecer num mundo contemporâneo onde a violência armada tem sido uma constante nas “nações” e onde não cessam de ser notícia revoluções, revoltas e conspirações que nelas surgem».

Para o coordenador, «o que realmente nos importa com esta temática é em 1º lugar, procurar compreender porque é que os adversários políticos recorrem à violência armada e não à negociação e ao gradualismo político para solucionar os seus conflitos; em 2º lugar, que conexões podem estabelecer-se entre esses conflitos e as ideias de Estado-nação e de nacionalismo; em 3º lugar, perceber se esses confrontos são uma expressão da evolução social (e, nessa medida, inevitáveis) ou expressão de vontades livres, mais ou menos individuais (e, nessa medida, confrontos evitáveis); em 4º lugar, que motivações – e de que natureza–estiveram na origem das principais revoltas, revoluções e conspirações que ocorreram entre nós, de 1910 a 1926».

A primeira conferência inicia-se às 19h00, no Museu Bernardino Machado, e conta com a oradora convidada, Ana Paula Pires, doutorada em História, especialidade de História Económica e Social Contemporânea, pela NOVA-FCSH. O segundo encontro decorre no dia 25 de fevereiro com o tema “O Movimento Revolucionário republicano-radical do capitão Lima Dias (27 de abril de 1913)”. A 18 de março, desenrola-se a conferência “A Revolta de 14 de Maio de 1915” e, a 22 de abril, a “Das incursões couceiristas à Monarquia do Norte (1910-1919)”.

“O golpe sidonista de 5 de Dezembro de 1917”, “A revolta de 19 de Outubro de 1921”, “A revolta de 18 de Abril de 1925”, “A intentona radical de 1 de Fevereiro de 1926” e “A revolução de 28 de Maio de 1926” são os temas apresentados nos dias 27 de maio, 24 de junho, 23 d setembro, 21 de outubro e 18 de novembro, respetivamente.

Luís Godinho arbitra Famalicão x Braga

O arbitro da AF Évora é o escolhido para o jogo desta sexta feira, entre o FC Famalicao e o SP Braga.

Luís Godinho terá como assistentes Rui Teixeira e João Bessa Silva. João Pinho é o quarto arbitro. VAR: Vítor Ferreira AVAR: Luís Costa

GD Joane joga em Freamunde para a Taça de Portugal

Realizou-se, na tarde desta quinta-feira, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal. Ainda sem equipas dos escalões principais, ao GD Joane coube uma deslocação ao reduto do Freamunde, equipa da principal divisão da AF Porto.

Já a equipa famalicense milita, também, no principal escalão da AF Braga.

A jornada está marcada para o dia 11 de setembro.

Famalicão: Restaurante Barão organiza fim de semana solidário a favor de Ass. Portuguesa de Autismo

O Restaurante Barão, localizado na Rua Barão da Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão, organiza nos próximos dias um fim de semana solidário, a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Esta associação, com a delegação norte a funcionar em Vila Nova de Gaia, apoia famílias com autistas que possam estar a passar por carências de vários níveis e que impeçam, por exemplo, o pagamento das terapias.

Sensibilizada com esta causa, a gerência do Restaurante Barão decidiu “abrir portas” e, durante este fim de semana, receber donativos que revertem na totalidade para a APPDA Norte.

Os interessados só precisam de se deslocar até ao restaurante e deixar o seu donativo numa caixa fechada que, na próxima segunda-feira, será recolhida pelos responsáveis da associação.

A participação nesta iniciativa solidária não tem como condição obrigatória o consumo no Restaurante Barão.

Quem estiver no estrangeiro, ou não tiver a possibilidade de se descolar ao Barão, pode fazer o seu donativo por transferência bancária, através do iban 0036 0051 99100339962 12.

 

 

Vídeo: Transporte insólito de bicicleta por estradas famalicenses torna-se viral nas redes sociais

O transporte insólito de uma bicicleta, em plena N206, na freguesia de Cavalões, ficou registado em vídeo e já se tornou-se viral nas redes sociais.

Conforme é possível ver nas imagens, a bicicleta foi transportada pela estrada nacional com o apoio da mão do passageiro de uma viatura que seguia a par dela.

Apesar de perigosa, o método utilizado para o transporte do veículo de duas rodas mereceu a atenção de quem ali passava.

Famalicão: Auchan prepara-se para aumentar a galeria comercial

O Auchan de Vila Nova de Famalicão está a preparar a expansão da galeria comercial. O espaço, para além de albergar o hipermercado, conta atualmente com mais de 20 lojas.

Para além da expansão da galeria, os responsáveis da Auchan Retail Portugal comprometem-se a realizar as intervenções necessárias para a adaptação da rede viária e a criar mecanismos para uma utilização mais eficiente do estacionamento, como é exemplo a colocação de placas informativas com o número de lugares disponíveis.

O projeto de expansão vai esta quinta-feira a reunião do executivo municipal.