Famalicão não será Cidade Europeia do Desporto em 2025

A candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025 não foi a escolhida. A notícia oficial surgiu esta segunda-feira, dia 23 de outubro. O presidente da Câmara mostra-se «surpreendido» com a decisão, mas reagiu com fair-play ao anúncio e felicita a cidade de Matosinhos por ter vencido.

Mário Passos aproveita ainda para agradecer o envolvimento de toda a comunidade nesta candidatura e a toda a equipa envolvida no processo. «Sou um presidente de Câmara orgulhoso da nossa comunidade. Famalicão não terá este título, mas já é e continuará a ser uma verdadeira Cidade Europeia do Desporto», afirma.

Aquando da visita a Famalicão, entre os dias 2 e 4 de outubro, por parte da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa), foram muitos os elogios às condições de infraestruturas, programas e recursos humanas existentes em Famalicão. Foram ouvidas frases como: «Famalicão está ao nível do melhor que se faz na Europa», «Famalicão está perfeito e nada existe a apontar», «Famalicão mais não podia fazer, fez o máximo e o que vimos aqui foram só coisas boas».

O autarca famalicense, que aguarda, ainda, o envio por parte da ACES Europa e do ACES Portugal de um relatório que esclareça os critérios que levaram a este resultado, fala num processo que mais do que um ponto de chegada é um ponto de partida.

«O desporto em Famalicão vai continuar a ser uma prioridade para o executivo municipal», assegura o edil, comprometendo-se, desde já, a canalizar mais investimento para esta área nos próximos dois anos. Recorde-se que só em 2023, o investimento municipal na área do Desporto ronda os 8 milhões de euros.

20 Comments

  1. Seria espectacular uma câmara que tem destruído modalidades como por exemplo o futsal que já é quase inexistente, uma câmara que se algum clube do conselho pedir um piso para a prática de futsal só disponibiliza pisos de relva sintética realmente merece ser a capital do desporto, é triste ter um presidente que não sabe sequer a essência de cada desporto e para mais tendo sido vereador do mesmo, surpreendente era ter ganho…

  2. Pois, fica para a próxima. Agora já se podem concentrar na pista de atletismo.👏👏👏

  3. As infraestruturas até são boas, mas os acessos (estradas municipais) são péssimas.

  4. Um labrador tinha um burro uma vez perguntou com que ela sonhava ele respondeu com PALHA o mesmo aconteceu com este presidente da câmara

  5. Tiago Carvalho Conhece o Estádio do Mar ? Matosinhos. Não foi pelo estádio que perdemos. De certeza.

  6. Ganharam os amigos do governo, tão fácil
    É assim, o sucesso à distância de um cartão

  7. Ora bem vasta saber quem é a presidente da câmara de Matosinhos, sabendo quem é, fica extremamente óbvio a escolha.

  8. Uma perguntinha ou duas…. a cidade tem um hospital vergonhoso, há dias com a chuva fecharam serviços e estamos a pensar numa cidade do Desporto? Com o temporal a própria cidade inundou com água e não foi por causa da chuva, e estamos a pensar numa cidade do Desporto? Perdemos áreas verdes, estacionamento gratuito e destruímos a calçada portuguesa no centro da cidade. Por fim, acharam que a estatueta do Chartres de Almeida embelezava a praça D. Maria II e gostávamos mais uns cobres…haja bom senso.

  9. Fizeram muitos elogios há infraestruturas de Famalicão, mas depois entraram no municipal 🙈🙈🙈😂😂😂

  10. Famalicão tinha excelentes condições pra ser capital do desporto, não sejam más línguas…🤪🤪😬😬🥴🤣🤣🤣🤣🤣

  11. Matosinhos tem a vantagem de ter desportos ligados ao mar ao que parece foi uma vantagem para ganhar.

  12. Andou a vender a banha da cobra. Só compra quem quer. Nem estrutura rodoviária temos para os famalicenses, quanto mais para ser capital do desporto. Somos é a capital das cunhas dos favorecimentos a amigos

  13. Deve ser é a cidade com mais lugares de estacionamentos a PAGAR isso de n deve tar ele surpreendido

Deixe um comentário

Famalicão: “Vai à Vila” traz as flores ao centro da cidade

O Mercado Urbano “Vai à Vila” do próximo fim de semana, dias 3 e 4 de maio, na Praça D. Maria II, é sobre as flores. Chama-se “Mercado Florido” e é uma antecipação da Festa da Flor que acontece no fim de semana a seguir (9 a 11 de maio).

Não são apenas flores, o “Vai à Vila” traz muita animação. Tudo para acompanhar das 10 às 21 horas no sábado e das 10 às 18 horas no domingo.

Em maio, há mais três mercados urbanos. Nos dias 15 e 16, entre as 10h00 e as 20h00, é o Mercado do Emprego e da Formação, com dezenas de empresas famalicenses e entidades de formação que aproveitam o certame para divulgar oportunidades de emprego e formação. Participam no mercado a Continental Mabor, TMG Group, Salsa Jeans, VLB Group, Riopele, Maqfort, ROQ Group, Comfysocks Portugal, Metalogalva, AMOB Group, HESS Portugal, Grupo ACA, Porminho, Grupo Primor, Lourofood e CM Socks, com cerca de três centenas de vagas de emprego. Uma oportunidade também para entregar currículos e explorar as oportunidades de emprego. Participam ainda no certame as escolas CIOR, FORAVE, CENFIM, DIDÁXIS, CESPU, CITEVE, Universidade Lusíada e IPCA, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).

No dia 17, entre as 10h00 e as 18h00, decorre o Mercado das Famílias Interculturais, promovendo a cultura, os costumes e as tradições das famílias imigrantes junto da comunidade famalicense.

O programa de maio termina com o Mercado da Saúde, realizado em parceria com a Escola Profissional CIOR, no fim-de-semana de 23, 24 e 25 de maio, com diversas ações que visam sensibilizar os famalicenses para as questões da saúde e do bem-estar.

Os visitantes terão acesso a vários tipos de rastreios – pressão arterial, índice de massa corporal, glicemia e colesterol, frequência cardíaca e acuidade auditiva e visual. Haverá também atividade física, workshops, oficinas e outros momentos proporcionados pela CIOR no âmbito do projeto “Mixing Art. IV”.

O mercado da saúde poderá ser visitado das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 na sexta-feira, dia 23, e das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30 nos dias 24 e 25, sábado e domingo.

Os programas detalhados de todos os mercados urbanos podem ser consultados em www.famalicao.pt.

A Clínica Podomed celebrou 20 anos de dedicação à saúde e bem-estar

Fundada em 2005, a Clínica Podomed celebrou no sábado passado o seu 20.º aniversário, assinalando duas décadas de compromisso com a saúde, a estética e o bem-estar dos seus pacientes.

Desde a sua criação, a Podomed tem vindo a afirmar-se como uma clínica de referência, integrando numa só estrutura várias valências médicas e estéticas. Com uma equipa multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, a clínica oferece serviços que vão desde a Medicina Dentária, Podologia, Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição até à vertente estética, tratamentos faciais e corporais, entre outros.


A filosofia da Podomed baseia-se na personalização do cuidado, na inovação constante e numa abordagem integrada, proporcionando aos seus utentes soluções eficazes e seguras, sempre com foco na qualidade e na empatia.


Durante as comemorações, que decorreram no sábado passado, foram recordados os marcos mais importantes da história da clínica, homenageada a equipa fundadora e anunciadas novas iniciativas que visam continuar a elevar o nível dos serviços prestados.

Vinte anos depois da sua abertura, a Clínica Podomed continua a ser um símbolo de confiança, profissionalismo e evolução constante.

Que venham mais 20 anos de sucesso!

Famalicão: Duas atletas famalicenses são campeãs nacionais de patinagem artística

Bruna Silva (FAC) e Maria Luís Pereira (Cpareias – Casa do Povo de Areias, Barcelos), atletas famalicenses de patinagem artística, sagraram-se campeãs nacionais de Precisão Sénior e foram medalha de bronze na categoria de Grandes Grupos.

As atletas representaram o Grupo Vanguard, composto por atletas dos clubes Cpareias, FAC, Patinave e EPAB, e treinado por Joana Magalhães e Diogo Moreno.

O Campeonato Nacional de Show e Precisão de Patinagem Artística decorreu nos dias 25 e 27 de abril, em Tavira.

Frio e chuva para esta quarta-feira: Temperatura ‘cai’ 12 graus

Para esta quarta-feira está prevista uma mudança do tempo. Segundo indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, depois de uma terça-feira com temperaturas próximas dos 30 graus, para o meio de semana está reservada uma queda da temperatura superior a 10 graus.

A previsão indica para Vila Nova de Famalicão 16 graus de máxima e o regresso da chuva.

O tempo vai manter-se instável e com possibilidade de chuva, acompanhada por por trovoada, até à próxima segunda-feira.

FC Famalicão vota contas em Assembleia Geral

Na noite de 8 de maio, às 21 horas, o FC Famalicão reúne em Assembleia Geral para discutir e votar os relatórios de contas e pareceres do Conselho Fiscal, relativos aos exercícios de 2023 e 2024.
A reunião vai decorrer no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.

Famalicão: 30 euros (bilhete e transporte) para ir a Faro

Os bilhetes para o jogo entre SC Farense e o FC Famalicão estão à venda até às 19 horas de sexta-feira. O bilhete custa 10 euros, com transporte são 30 euros (marcação até às 11 horas de sexta-feira). Haverá transporte para um mínimo de 35 pessoas. Saída do autocarro às 5 horas da manhã. Atenção que a loja oficial estará encerrada na quinta-feira, dia 1 de maio.

Esta partida, a contar para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic, é no sábado, dia 3 de maio, às 15h30, no Estádio S. Luís, em Faro.