Famalicão: Nova acessibilidade ao Parque Industrial Terra Negra está quase pronta

O novo acesso ao Parque Industrial Terra Negra, na zona sul do concelho, onde existem empresas como a Continental Mabor e a Leica, entre muitas outras, vai estar acessível ao trânsito até final de abril deste ano, garantiu o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante uma visita às obras, que estão a ser promovidas pela Câmara Municipal, em conjunto com a Continental Mabor.

A intervenção representa um investimento superior a 1 milhão de euros na construção de uma nova via, com 1200 metros de extensão, que vai ligar a rotunda de Santana, em Ribeirão, na Nacional 14, até à zona industrial onde está implantada a Continental, uma das maiores empresas exportadoras do país.

Numa segunda fase, que deverá ficar concluída neste primeiro semestre do ano, a empreitada abrange o prolongamento da nova via, entre a rotunda da nova entrada da Continental ao Loteamento Industrial da Carvalhosa, na mesma freguesia. Com este prolongamento, numa extensão de 650 metros, cria-se uma verdadeira circular a esta zona industrial. A empreitada inclui a criação de um acesso público entre a Rua da Circulação e a Rua de Montoito, através de um viaduto que existe no local e que passará para o domínio público por acordo entre o município e a Continental.

A intervenção inclui trabalhos de implantação da rede elétrica, telecomunicações, passeios, muros de suporte e de vedação, infraestruturas hidráulicas, pavimentação da faixa de rodagem e sinalização vertical e horizontal.

Segundo o presidente da Câmara, «trata-se de uma empreitada que permitirá colmatar défices de fluidez de trânsito (…) será particularmente benéfico para a deslocação eficaz de (veículos) pesados, crucial para o desenvolvimento das atividades económicas existentes, e as que nascerão, na zona sul do concelho, libertando as atuais acessibilidades para o trânsito ligeiro das zonas residenciais», destacou o presidente da Câmara durante a visita, acompanhado pelo presidente do Concelho de Administração da Continental Mabor, Pedro Carreira.

Recorde-se que a renovação da rede viária do sul do concelho famalicense resulta de um trabalho conjunto entre o Município de Famalicão e a Infraestruturas de Portugal (IP), iniciado em 2018 com a reabilitação da EN14, entre a rotunda sul da Variante Nascente a Famalicão e a rotunda de Santana.

 

Perigo iminente: Desmoronamentos na ciclovia Famalicão – Póvoa

Devido ao mau tempo que se tem vindo a fazer sentir, estão a registar-se vários desmoronamentos na via ciclo-pedonal Famalicão – Póvoa.

O alerta chegou à Cidade Hoje por utilizadores daquela via que reportaram situações de perigo iminente na zona de Barradas, entre as freguesias do Louro e Brufe, em Famalicão.

É aconselhada a não utilização do espaço até uma intervenção das entidades competentes.

Famalicão: Mau tempo cancela festas a S. Vicente

O programa da festa de S. Vicente, da tarde deste domingo, foi cancelado.

Em função do mau tempo, com chuva intensa e vento forte, a Comissão de Festas decidiu não desenvolver o programa que estava agendado, dado não estarem garantidas as condições de segurança para a realização das iniciativas.

O sorteio das rifas será realizado no dia 8 de fevereiro, na missa na capela de S. Vicente.

Famalicão perde (1-3) com o Benfica debaixo de temporal

Apesar do mau tempo, a partida entre o Famalicão e o Benfica, da décima quarta jornada da Liga BPI, começou animada. As visitantes marcaram logo no primeiro minuto, por Marie Alidou, mas a resposta das famalicenses foi célere. Aos 3 minutos, Mafalda Nunes aproveita o balanceamento ofensivo das águias e lança Rita Dias. A guarda-redes Lena Pauels sai da baliza, mas a avançada famalicense chega primeiro e faz o empate, resultado com que se chegou ao intervalo. Foi uma primeira parte, tal como todo o jogo, marcada pela chuva intensa e vento e forte que condicionou o futebol das duas equipas. Mas, mesmo assim, foram bons os primeiros 45 minutos das famalicenses perante o líder da prova.

Na segunda parte, o Benfica, por Nycole Raysla, volta a marcar cedo, aos 49 minutos. A equipa visitante esteve mais segura nesta fase da partida, mantendo as famalicenses – quase sempre – dentro do seu meio campo, em ações de contenção perante as tentativas do Benfica para ampliar o marcador… que conseguiu, aos 90 minutos, por Andreia Norton.

Nota para algum público que, perante o mau estado do tempo, não arredou o pé do campo n.º 2 do Estádio Municipal.

Com esta derrota, o Famalicão continua em zona de despromoção, com apenas 6 pontos.

Foto arquivo

 

Famalicão: Ana Marinho vence nona edição da Eco Run

A atleta famalicense, que representa o S. Salvador do Campo, venceu à geral absoluta e, também no seu escalão, sub-23, a prova realizada esta manhã, no Seixal.

Na Eco Run D. Paio Peres Correia, Ana Marinho fez a prova de corta-mato, de 4.500 metros, em pouco mais de 15 minutos.

Famalicão: Jornada 13 não foi de azar para o FAC

Marcio Sisti, Carlos Dias e Martim Almeida foram os autores dos golos na vitória do FAC, na partida da 13.ª jornada do nacional da 2.ª divisão de hóquei em patins.

Diante da Académica, a equipa de Miguel Viterbo chegou ao intervalo a vencer, por 0-1: na segunda metade ampliou para 0-3 e só depois permitiu o golo adversário.

Na classificação, liderada pelo CH Carvalhos, com 31 pontos, o FAC mantém a quarta posição, com 26 pontos.

Na próxima jornada, a primeira da segunda volta, o Famalicense visita o CP Sobreira.

 

Foto arquivo

Mau tempo agrava-se este domingo com a chegada da depressão Hermínia

A depressão Hermínia está a atingir Portugal continental a partir deste domingo, trazendo chuva intensa, vento forte e agitação marítima significativa.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Norte do país será o mais afetado nas primeiras horas do dia, com a precipitação a alastrar gradualmente ao restante território. O vento poderá atingir rajadas de 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas zonas montanhosas.

A agitação marítima também será preocupante, especialmente na costa ocidental, onde se prevêem ondas que podem chegar aos 11 metros.