O novo Auditório de Delães já está ao serviço da comunidade, depois de um investimento municipal de 1,1 milhões de euros. O espaço, equipado com palco, régie, camarins, espaços de apoio e 268 lugares sentados para o público, foi inaugurado no passado sábado, no decurso das comemorações do Dia da Freguesia.
«É um sonho que se concretiza», afirmou na cerimónia o presidente da Junta de Freguesia. Para Francisco Gonçalves, Delães «tem várias associações e projetos culturais que agora ganham espaço para trabalhar, crescer e se desenvolver. É um espaço que não tínhamos e que há muito ambicionávamos».
Para o presidente da Câmara Municipal, esta é uma infraestrutura de apoio à dinâmica cultural e comunitária da localidade. Mário Passos fala de um investimento «que vai de encontro à política de descentralização cultural que também temos vindo a promover». Mas, prosseguiu, mais que isso, «é um investimento para as pessoas, porque esta obra vai também cimentar o sentido comunitário das gentes de Delães».
A construção deste auditório corresponde à segunda fase do projeto da Casa de Delães, um espaço que resulta da requalificação do antigo Centro de Saúde da freguesia.
O Dia da Freguesia e a inauguração do novo espaço ficou, ainda, marcado pela homenagem a todos os ex-autarcas que integraram a Assembleia de Freguesia desde 1974.