Famalicão: Nunca o concelho viu este Famalicão

Em 94 anos de história, a partir de 21 de agosto serão 95, nunca o concelho de Famalicão viu este Famalicão. O que foi alcançado, na época que terminou este sábado, foi a consequência de um trabalho coletivo que para além da vertente desportiva, também tem como causa próxima (ou muito próxima) a qualidade das infraestruturas. Mas há uma em falta.
Na verdade, falta a peça maior deste edifício desportivo. Um novo estádio. A mais recente proposta da Câmara Municipal – concurso público internacional para a construção do estádio e edificação de toda a envolvente – ficou deserto, sem interessados. Tudo isto ficou a saber-se no início do ano. Na mesma altura, a Câmara Municipal, pela voz do seu presidente, Mário Passos, falou de um plano B de que, até ao momento, nada de sabe.
O que se sabe é que o clube famalicense está, literalmente, na antecâmara das competições europeias. Terminou o campeonato em 5.º lugar e pode chegar a esse momento histórico se, na final da Taça de Portugal, o Sporting sair vencedor sobre o Torreense. E se lá chegar não tem um estádio digno da sua imagem e do concelho, como também o presidente da Câmara Municipal reconhece.
Ora, o FC Famalicão sob a liderança de Miguel Ribeiro cresceu no plano desportivo – os resultados e recordes desta época assim o atestam, com o quinto plantel mais valioso e jovem da Liga; vai para a sétima época entre os melhores; todas as equipas da formação competem nos campeonatos nacionais, já foi campeão nacional sub-19 e jogou a Youth League, por via desse feito histórico.
Vários jogadores foram vendidos por milhões de euros e foram investidos cerca de 4 milhões de euros no centro de treinos que é apontado como uma referência.. Mas continua a haver um entrave ao crescimento do clube: um novo estádio.
Recuando uns anos, a quando da criação da SAD (2018), liderada pela Quantum Pacific, ficou claro – porque foi dito e reiterado – que o projeto desportivo era levar o Famalicão ao topo de futebol português. E ele lá está. Com a melhor classificação de sempre (5.º lugar); melhor pontuação (56 pontos); 17 jogos (em 34) sem sofrer golos; 12 jogos consecutivos sem perder; a melhor defesa de sempre e a quarta da I Liga (29 golos).
Tudo isto com qualidade e encanto no futebol praticado. Também aqui, uma vitória de Miguel Ribeiro. O famalicense que lidera a SAD sempre disse que o foco é o jogador e a qualidade do jogo. Hugo Oliveira, o treinador, fez a vontade.

Foto FC Famalicão

Deixe um comentário

Famalicão: Marchas Antoninas começam a brilhar na noite desta sexta-feira

Falta pouco para a grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos, o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas que desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’ desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade até aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». Mário Passos realça, ainda, o trabalho desenvolvido ao longo de meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas terminam na noite deste sábado, 13 de junho, com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

Famalicão: Detido sem carta de condução

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Esta quinta-feira, 11 de junho, a PSP deteve um homem, com 29 anos de idade, que conduzia veículo automóvel sem qualquer documento que o habilitasse para a condução.

A detenção aconteceu na cidade de Famalicão e o condutor foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: GD Natação agradece à Câmara a requalificação das piscinas municipais

Em publicação partilhada nas redes sociais, o Grupo Desportivo de Natação expressou «o seu profundo agradecimento» ao Município de Famalicão, pelo lançamento do concurso para a requalificação e ampliação das piscinas municipais, que vai contemplar 4 pistas de 50 metros.
Esta intervenção, segundo o clube, é «uma mais-valia inestimável para toda a comunidade», porque vai criar «melhores condições para os atletas de competição e para a Escola de Natação, abrangendo bebés, crianças, jovens e adultos».
O GD Natação elogia, ainda, este investimento «no futuro, na formação desportiva e na promoção da saúde e bem-estar da população». Por isso, sublinha «o compromisso e visão do Município».

Empresária Raquel Silva é madrinha da Marcha de Vale S.Martinho

As Marchas Antoninas desfilam na noite desta sexta-feira, pela ruas da cidade de Famalicão.

Com o aproximar da hora, são algumas as marchas que vão divulgados os padrinhos / madrinhas escolhidos pela esta edição.

Raquel Silva, empresária na área da intermediação de crédito, foi a convidada pela Marcha de Vale S.Martinho, num ano marcado pelo regresso deste grupo a esta tradição famalicense.

 

Famalicão contrata Leny Meyer até 2030

O Futebol Clube de Famalicão garantiu a contratação de Leny Meyer, defesa esquerdo suíço de 21 anos, proveniente do Estugarda. O jogador assinou contrato válido até 2030.

Formado no Fussball Club Luzern, chegou à equipa principal aos 18 anos e transferiu-se para a Alemanha em 2024. No Estugarda, atuou sobretudo na equipa secundária e integrou o trabalho do plantel principal.

Internacional jovem pela Suíça, entre os sub-15 e sub-21, o lateral destaca-se pelo perfil ofensivo e pela capacidade técnica.

“Sinto que este é o passo certo. Quero ajudar a equipa a vencer”, afirmou.

O jogador mostrou-se satisfeito com as condições do clube e prometeu entrega total em cada jogo.

Referência de João Cancelo, Meyer sublinha a sua vocação ofensiva e a experiência adquirida no futebol alemão.

No Famalicão, vai contar com o apoio de Roméo Beney, colega de seleção sub-20, na adaptação ao novo clube.

Famalicão: Tiago Maroto canta na festa de Santo António no Louro

De 19 a 21 de junho, no Louro, decorrem as festividades de Santo António cujo programa contempla, entre outros momentos, o concerto de Tiago Maroto na noite do segundo dia.

Na noite do dia 19, a partir das 21 horas, decorrem as atuações do Musicart, MP Swinmer e Gato Sapato, encerrando com uma sessão de fogo de artifício.

A manhã do dia 20, no lugar de Santo António, dará entrada um grupo de bombos que vai percorrer a freguesia. A noite será preenchida com a música de João Mendonça e de Tiago Maroto. Nova sessão de fogo fecha o dia.

No último dia acontecem as cerimónias religiosas. Às 10h45, e já depois da entrada da Banda de Famalicão, decorre a bênção do pão, seguida da procissão da capela de Santo António até à igreja; 15 minutos depois, celebra-se eucaristia com sermão e missa cantada. Às 17 horas sai a procissão e, para terminar, às 18 horas, atua o Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião.