Famalicão: Obras do Mercado, Centro Urbano e Teatro Narciso Ferreira satisfazem os famalicenses

Segundo um inquérito, os famalicenses estão satisfeitos com as obras de reabilitação realizadas na Praça – Mercado Municipal, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, e no centro urbano de Vila Nova de Famalicão.

A conclusão está no inquérito realizado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada juntos dos residentes do município para avaliar o grau de satisfação antes e depois das intervenções e identificar as mais valias que estes projetos trouxeram à comunidade famalicense.

Com base neste inquérito, a Câmara Municipal assinala que a intervenção no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, foi a que registou resultados mais positivos. Numa escala de 1 (nada satisfeito) a 10 (muito satisfeito), o índice global de satisfação passou de 3,85 para 8,34. Este era o projeto que apresentava os níveis de satisfação mais baixos e o que mais cresceu com a intervenção (+4,49). À pergunta “Quantas vezes gostaria de ir ao Teatro Narciso Ferreira”, 53,6% dos 360 inquiridos respondeu 1 vez por mês. O cinema e o teatro dominam as preferências e 31,7% mostrou interesse em estar em palco e participar em projetos culturais.

Antes da reabilitação, o Mercado Municipal de Famalicão apresentava um índice de satisfação de 4.72, valor que subiu para os 8,21 (+3,49) após a obra. Aspeto/beleza da zona, animação do espaço público e a atratividade do espaço foram os fatores cujo níveis de satisfação mais evoluíram após a intervenção de requalificação.

Ainda sobre este espaço, 99.7% dos 369 inquiridos estão satisfeitos com o horário de funcionamento. O período da manhã foi eleito como mais adequado para os utilizadores, tanto nos dias úteis, como aos fins de semana. O sábado é o dia da semana que recolhe maior aprovação (75,6%).

Os níveis de satisfação relativos às obras de reabilitação do novo centro urbano também evoluíram, passando de um índice global de 5,31 antes da obra para 7,82 após a intervenção (+2,51). As condições de segurança, limpeza e salubridade merecem níveis de satisfação mais elevados. Para os 369 inquiridos, aspeto/beleza da zona, animação do espaço público e a atração de novos habitantes/comerciantes são os fatores que mais cresceram com a intervenção.

Estas três intervenções promovidas pela autarquia no quadro do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Urbano, no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, têm associadas, obrigatoriamente, um indicador de satisfação dos cidadãos. O processo de recolha de informação assentou numa metodologia de cariz quantitativo, segundo um questionário presencial. Nos estudos relativos a estes três projetos foram inquiridos indivíduos presentes nas redondezas dos locais a avaliar. De forma a garantir a maior aleatoriedade possível ao estudo, foram abordados/convidados a participar no estudo apenas 1 em cada 3 indivíduos.

A aplicação dos questionários durou, em média, 5 minutos. Os processos de inquirição decorreram nos dias 19 e 26 de novembro do ano findo. O intervalo de confiança do estudo é de 95%. A margem de erro é de 5%.

47 Comments

  1. Há que dar uns cursos rápidos sobre COMO e ONDE estacionar. E preparem-se para pagar estacionamento. Não tarda.

  2. Karla Alves somos duas, também não fui tida nem achada… Até porque não gosto de muitas das alterações que fizeram…

  3. Sário Valério isto só me parece um questionário com resultados prontos antes sequer de ter as perguntas feitas… Querem só se mostrar aos que não conhecem de verdade a porcaria que ficou o nosso centro urbano.. mas as coisas serão clarificadas.. mais tarde ou mais cedo

  4. Tantos prédios sem garagem e tão pouco estacionamento, uma miséria. E porque é que acabaram com a praça de táxis? Ao pé do pingo doce criaram uma mini praça e roubaram os lugares de estacionamento aos moradores. É uma vergonha 😡

  5. Maia Miguel quando caminhamos da praça D.Maria pingo doce,já vi cair mais de vinte pessoas que escorregam no ferro que não sei para que é.

  6. Mercado? Mais ao menos,praça D.Maria?Vergonhoso… tem que fazer de novo porra! Mas quem ficou contente? Se ficou muito pior. O povo paga

  7. Estou no estrangeiro e estive de férias este Natal e ano novo, e em tantos anos nunca tive tanto tempo para estacionar em dias de feira, 2 h para conseguir parque,faço ideia em dia de antoninas, muito bonito sim mas perde por não conseguirem resolver estacionamento.
    Ao fazer obras podiam fazer parques subterrâneos e até podiam ganhar dinheiro com eles, enfim, mas continuo a gostar muito da minha Cidade Vila Nova de FAMALICÃO.
    E mais não digo

  8. Acabaram as obras,devem começar de novo a repor as pedras soltas e partidas, que ainda vão dar origem a quedas. E que tal retirarem alguns vasos( cacos) que estão por todo o lado. Estas obras só vieram complicar o trânsito na cidade.

  9. Augusto Sá tive o mesmo pensamento, quem acha que está ali uma boa obra…ainda não passou por cima dos empedrados…

  10. Vitor Costa mesmo….formam labirintos à circulação dos carros, sinto que estou a contornar obstaculos, só percebo que não, quando enfio o pneu dentro das lacadas do novo pavimento caríssimo, já todo rachado e desnivelado. Tenho visto cada trambolhão….enfim🙄😘

  11. Ai é vou já ver se tenho meus vasos todos o São Pedro ainda vem longe mas as vezes o caraças!….

  12. António Costa Costa o número de inquiridos é baixo, ainda por cima sem dizerem quais foram os critérios da escolha da amostra, os resultados…. não têm q.q. relevância para se concluir o quer que seja.

  13. É só vasos por todo lado ! 😅
    Estacionamento nem vê-lo, descontinuação de ruas, inverteram o sentido de muitas onde não tem lógica .. não sei sinceramente não sei que inquérito e esse.

  14. Hummm…. ninguém me fez q.q. inquérito acerca do assunto, caso contrário… era só ripar em cima da borrada que fizeram. Se calhar já sabiam o teor das minhas respostas e daí nem me questionarem, afinal e como sempre, os resultados de uma q.q. sondagem, são sempre favoráveis a quem a encomenda e paga.

  15. Vitor Costa pois por isso a nossa câmara também está em averiguações miséria só se gasta e não se vê como é o que temos beijinhos boa noite

  16. As obras estão acabadas e já enauguradas.
    E de seguida todos nós iremos pagar todos os defeitos que estão à vista de todos para a reparação dos mesmos que não são poucos e que parte deles já existiam na data da inauguração.

  17. Maria De Lurdes Soares é incrível como se gasta tanto dinheiro e depois não há vasos de jeito para a inauguração, enfim ele há coisas k não se entendem

  18. Obras tão bem feitas que até mer… vão para a porta dos restaurantes na praça d Maria uma verdadeira vergonha

  19. É como a central de camionagem constou que ficava pronta e entregue a autarquia em dezembro só que ouve um problema de comunicação esqueceram de dizer o ano se era Dezembro 2022 ou Dezembro 2023 até com jeitinho Dezembro 2024

  20. António Costa Costa Só pode ser sondagens de amigos de comedores de fundos comunitários… tudo mama. Vejam o tempo da demora das obras do centro urbano em que o prazo foi ultrapassado várias vezes e já estão partidas as lajes e fizeram a inauguração ainda em falta a conclusão do mamarracho bem no centro na Praça D. Maria.

  21. Sou morador no Centro Urbano de Vila Nova de Famalicão e também não respondi a qualquer tipo de questionário!!!

  22. O melhor é o parque de estacionamento do parque D. Maria, as pessoas distraem se e esperam o carro no buraco e depois tirá- lo é que é bonito. Nem uma guia mais alta, nem um murinho, nem uma indicação, nada, só um “jardim” lamacento no fundo. Grande porcaria ali feita, mas só não vê quem não quer, porque fica bonito…Bonito era quem fez a obra enfiar lá o carro e ia ver.

  23. Porra depois de tanta merda feita no centro de Famalicão as pessoas para este inquérito foram pagas como nas eleições para o voto ou são da família da da câmara já descobri são todos empregados da Câmara todos avançaram com as orelhas !!!

  24. Que raio de inquérito é este onde só 369 pessoas foram ouvidas? Esta notícia só poderia vir mesmo deste Pasquim que em tudo o que escreve e faz é só para ficar bem perante a Câmara Municipal.

  25. Mesmo é a parte melhor das obras e adornos sem dúvida bom gosto primo só mesmo em Famalicão . Beijinhos

  26. Qual inquérito? Se 1 em cada 3 responderam algum vizinho meu deve ter respondido é não foi verdade, mas enfim, vamos tapar o sol com a peneira. Ah ok, quem respondeu devem ter sido os empreiteiros “amigos”!!! Lol

  27. Tanto dinheiro mal aproveitado e materiais que deixam muito a desejar no chão placas vidradas boas para as pessoas escorregar e já com várias partidas apenas um reparo é minha opinião

  28. Que inquérito? E qual os famalicenses?
    No geral aqueles que vivem no centro estão insatisfeitos, pela obras e a qualidade das mesmas.. ( o mercado é a única obra em condições, porque o campo da feira até mete medo o nível de degradação logo após a conclusão da obra, na praça D Maria só arrebentaram com com a calçada portuguesa e os orçamentos subiam de forma louca, tudo para as mesmas empresas do costume ) Para não falar no défice de estacionamentos..
    Que inquérito muito duvidoso.

  29. Obras estão bem feitas e vieram beneficiar em muito a nossa cidade, mas deveria ser proibido circular nessas vias, porque já está a ficar o pavimento todo danificado, tem alternativas a circulação

  30. Estradas mal se distinguem do q e passeio e estradas e passadeiras menos estacionamentos bonito ……

Deixe um comentário

Famalicão: Um ferido em despiste automóvel na N206 (Outiz)

Uma pessoa ficou ferida e teve que receber assistência hospitalar, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na N206, em Outiz, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 11h50 deste domingo, na Avenida Jorge Reis.

A vítima, no local, foi assistida pelos Bombeiros Famalicenses.

Tempo muda na terça-feira: Regresso do sol e subida das temperaturas

Depois de um período marcado pelo mau tempo, com chuva, vento e agitação marítima, o sol deverá regressar já na próxima semana.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tempo muda esta terça-feira, com o regresso do sol e a subida da temperatura máxima até aos 26 graus.

Acompanhe a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Covense conquista Troféu MKA

A equipa do Covense venceu, este sábado, a primeira edição do Troféu MKA, mais uma competição sob a alçada da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

A equipa de Ruivães levou a melhor, 7-3, sobre a Adespo, em jogo realizado no Pavilhão das Tílias, do Riba d’ Ave HC, que se apresentou cheio no apoio às duas equipas.

Recorde-se que este troféu reúne apenas as equipas da primeira divisão da AFSA que, distribuídas em duas séries, lutam por um lugar na final.

Operação Páscoa da GNR regista 1 morto e 88 feridos em 24 horas: Vítima mortal é de Famalicão

A única vítima mortal registada nas últimas 24 horas pela GNR no âmbito da Operação Páscoa 2025 é um homem de 65 anos, natural da freguesia de Sezures, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu na tarde de sábado, na Rua de São Bento, em Vale São Cosme, também no concelho de Famalicão, na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguia.

No mesmo período, a GNR registou 221 acidentes, dos quais resultaram ainda 11 feridos graves e 77 ligeiros.

Desde o início da operação, no dia 11 de abril, foram contabilizados 1.971 acidentes, com um total de três mortos, 42 feridos graves e 567 ligeiros.

Com garra e talento, Fama Girls estão entre as melhores da Europa

O grupo famalicense Fama Girls alcançou um feito notável no Campeonato da Europa de Grupos, em Espanha, com o 5.º lugar na categoria de adultos.

As jovens dançarinas destacaram-se entre os melhores da Europa, sendo mesmo o grupo português melhor classificado no seu escalão. “Dançámos com garra, demos tudo em cada etapa e mostramos do que somos capazes”, partilharam nas redes sociais.

Além do excelente resultado, as Fama Girls sublinham a experiência como uma das mais marcantes das suas vidas, agradecendo o apoio recebido e elogiando os restantes grupos portugueses presentes na competição.

Famalicão tem um campeão europeu de hóquei em patins

A seleção nacional sub-23 venceu, na noite deste sábado, o Campeonato da Europa de hóquei em patins, após vitória sobre a Espanha. O título é também de Miguel Rocha, famalicense que integrou a armada lusa. O jovem é guarda-redes do Candelária, mas fez a sua formação no Riba d’ Ave HC.

O título europeu de hóquei em patins de sub-23 foi alcançado em Sant Sadurní d’Anoia, em Barcelona, após vitória sobre a campeã em título, no desempate por penáltis (2-1), após o empate 4-4 no prolongamento.