Famalicão: Oliveirense vence com golo aos 90+6 e sobe ao segundo lugar da pró nacional

Com a vitória, 2-1, sobre o Merelinense, a Oliveirense subiu ao segundo lugar da pró nacional da AF Braga, com 38 pontos, a cinco do líder, o Celoricense. Na partida disputada no passado sábado, Samuel Alves abriu o marcador aos 18 minutos, vantagem que se manteve até ao intervalo. O Merelinense igualou a partida, aos 73 minutos, mas a crença e determinação dos oliveirenses foi coroada com o golo da vitória ao sexto minuto de compensação, por Renato, após a marcação de um pontapé de canto.

Ainda desta jornada, a décima nona, no domingo, o Ninense (16.º, 18 pontos) perdeu, 3-1, com o Vieira, e o Ribeirão continua em último e sem qualquer ponto, após novo desaire, 3-1, com o Selho.

Na próxima jornada, marcada para o fim de semana de 1 e 2 de fevereiro, a Oliveirense visita o Celeirós, o Ribeirão recebe o Vieira e o Ninense o SP Arcos.

Na divisão de honra, série B, jornada 16, o Lousado perdeu, 0-1, com o São Paio e o Bairro conquistou um ponto (0-0) em casa do Santo Estêvão. Na classificação, o Lousado é décimo quinto, com 7 pontos, e o Bairro ocupa o décimo segundo lugar, com 15 pontos. Próxima jornada: Pica-Lousado e Bairro Taipas.

O Operário, apesar do empate a zero no dérbi com o Delães, continua na frente da série A da 1.ª divisão. A equipa de Mões soma 23 pontos, seguida do Ruivanense, com 22 pontos, que visitou o S. Cosme e perdeu, por 3-2. A equipa visitada é terceira, com 21 pontos. Outros resultados da jornada 12: Mouquim, 3-São Veríssimo, 4; Calendário, 1-Louro, 0; Estrelas de Faro, 1-Fradelos, 2.

Próxima jornada: São Veríssimo-S. Cosme, Delães-Estrelas de Faro; Gondifelos-Operário; Louro-Carreira; Fradelos-Mouquim; Ceramistas-Calendário.

Deixe um comentário

Famalicão: Exposição de fotografias sobre agosto de 1975 inaugurada a 4 de abril

A exposição do fotojornalista António Pereira de Sousa, “Agosto de 1975 – Famalicão no Mapa da Revolução”, será inaugurada no dia 4 de abril, às 17 horas, no Museu Bernardino Machado.

A mostra, com meia centena de fotografias inéditas sobre os acontecimentos vividos em Famalicão nos primeiros dias de agosto de 1975, ficará patente até 4 de maio. Após a inauguração decorre uma palestra sobre “Fotojornalismo e Memória Histórica”, a cargo de Fernando Zamith, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta é uma iniciativa da Casa da Memória Viva.

Famalicão: Didáxis vai representar o distrito no Parlamento dos Jovens

Francisco Neto, do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades, e Sofia Sousa, do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da Didáxis vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que decorrerá na Assembleia da República, nos dias 26 e 27 de maio. A aluna Leonor Silva, do 11.º ano do Curso de Ciências, será candidata ao Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens.

A escola assinala este reconhecimento «com orgulho e sentido de responsabilidade», garantindo que os alunos «vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional, com o compromisso de dar o seu melhor, para que as novas tecnologias sejam efetivamente uma oportunidade para todos os jovens».

Esta terça-feira, 42 escolas do distrito debateram o tema «Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para os jovens», na sessão que teve lugar no auditório do IPDJ, em Braga. No decurso da iniciativa, os jovens deputados formularam perguntas à deputada da Assembleia da República, Palmira Maciel. Ainda durante a manhã deste dia, decorreu a apresentação dos projetos das escolas e o debate na generalidade, que culminou com a votação do Projeto de Recomendação. De tarde, o Projeto-base foi enriquecido no debate e votação na especialidade.

Respeitando a diversidade de opiniões, os jovens deputados da Didáxis argumentaram e defenderam as medidas da escola e do grupo de escolas, «com firmeza, clareza e coerência» e o seu poder de análise «e espírito crítico» foram reconhecidos.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são apreciadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares, sendo publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens.

Famalicão: CHEGA promove workshop de Suporte Básico de Vida

A Comissão Política Concelhia do Partido CHEGA realiza na noite do dia 28 de março, às 21h30, um workshop de Suporte Básico de Vida, no auditório da UF Famalicão e Calendário.

Esta iniciativa visa capacitar os participantes com conhecimentos essenciais de primeiros socorros, incluindo reanimação cardiopulmonar (RCP) e técnicas de suporte básico de vida, permitindo uma atuação eficaz em situações de emergência. A formação será conduzida por especialistas na área da saúde e terá uma componente prática interativa.

A Comissão Política Concelhia do CHEGA reafirma, com esta atividade, o compromisso «com a segurança e o bem-estar da comunidade, valorizando o conhecimento e a preparação dos cidadãos. Acreditamos que eventos como este fortalecem os laços entre os nossos militantes e a sociedade, sempre prontos para ajudar o próximo».

Famalicão: Diogo Barros avança com candidatura à Concelhia do Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda de Famalicão vai a votos a 27 de abril e Diogo Barros é candidato a liderar a Concelhia até 2027. O jovem, de 22 anos, natural de Oliveira São Mateus, lidera a lista “Bloco, uma Força Socialista e Popular”. As candidaturas para este ato eleitoral podem ser apresentadas até ao dia 3 de abril

Diogo Barros é membro do Conselho Municipal da Juventude de Famalicão, porta-voz do Movimento Humanamente, da Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão e do Movimento Pelo Direito à Habitação Famalicão Com Teto. Militante do Bloco de Esquerda desde 2020, Diogo Barros tem como mandatário da sua lista Gonçalo Costa, ex-dirigente concelhio e candidato à União de Freguesias de V.N de Famalicão e Calendário, em 2021.

A lista conta como apoio de Paulo Costa, deputado municipal entre 2013 e 2021, ano em que liderou a candidatura à presidência da Câmara Municipal; e de Inês Granja, ex-dirigente concelhia e antiga membro do Conselho Municipal da Juventude.

Quanto a objetivos, o candidato quer reforçar «a presença do partido no concelho» e defende «a atualização do corpo dirigente e a sua respetiva orgânica», reforçando «a base de militância, valorizando o potencial, conhecimento, competências e disponibilidade de cada aderente ativo».

Politicamente, quer trazer de volta ao concelho «um Bloco de Esquerda forte, coeso e ativo na sua atividade política, com massa crítica, desenvolvendo uma oposição firme, assente nos princípios éticos e políticos de uma esquerda de confiança, justa e solidária». Tudo, como diz, pelo direito à habitação, à saúde e à educação, pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+, pela luta contra a violência doméstica e contra as mulheres, pela mobilidade, pela transparência, pela transição climática e pelo bem-estar animal, escreve o candidato em nota de imprensa. «Em todas as lutas, o Bloco de Esquerda será a força socialista e popular que não desiste».

Caso seja eleito líder da Coordenadora Concelhia, Diogo Barros aponta como grande objetivo «o regresso à Assembleia Municipal», lugar que partido perdeu nas últimas autárquicas.

Famalicão: Aranda eleito o terceiro melhor avançado de fevereiro

Óscar Aranda foi considerado o terceiro melhor avançado da Liga Portugal Betclic no passado mês de fevereiro. O avançado espanhol recolheu 10,26% dos votos dos treinadores, num reconhecimento do bom momento de forma que está a atravessar.

Durante o mês passado, Óscar Aranda marcou na receção ao Moreirense e fez uma assistência para Václav Sejk na deslocação a Barcelos, em partida contra o Gil Vicente Futebol Clube. Acrescem as boas exibições e o que acrescenta ao coletivo famalicense, particularmente em zonas mais ofensivas.

Famalicão: Incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia de Esmeriz

A tarde desta quarta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, numa zona florestal da freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta para as chamas foi dado às 14h20.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

O combate às chamas está a ser complicado devido ao vento forte que se faz sentir, no entanto, não há zonas habitacionais ou industriais em risco.