Famalicão: Orfeão em convívio antes do regresso ao trabalho

O Orfeão Famalicense, neste regresso ao trabalho após férias, organizou um convívio que envolveu os elementos do grupo e respetivas famílias. Decorreu no Parque de Lazer de Avidos, no passado sábado.

Antes do almoço, e para abrir o apetite, participaram em jogos tradicionais como a malha, cartas, damas, dominó. As crianças também tiveram os seus jogos lúdicos.

Seguiu-se a partilha de um almoço, confecionado com produtos 100% famalicenses, e regado com o verde branco Dom Sancho I, produzido pela Frutivinhos de Vila Nova de Famalicão.

A tarde foi preenchida com música instrumental e cantigas, desde a popular ao fado, interpretadas com natural alegria pelos participantes.

Durante o lanche, igualmente preparado com produtos de marca famalicense, numa oferta da Primor – Produtos Alimentares, de Gavião, a quem a direção da coletividade agradece, os convivas foram ainda brindados com alguns temas folclóricos pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ronfe – Guimarães, que abrilhantava outro convívio no mesmo local. E desta forma, fizeram-se novas amizades e houve festa da boa, onde não faltaram os cantares ao desafio entre elementos das duas coletividades.

O Orfeão Famalicense teve uma intensa atividade na época transata, com a participação em concertos de natal, ano novo e de primavera em algumas localidades da região. Participou nas solenidades da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão, e, juntamente com o Orfeão de Santhyago, da vizinha cidade da Trofa, participou num concerto de Páscoa na Igreja Matriz de Vila Nova de Famalicão, a convite do Grupo Recreativo Musical – Banda de Famalicão, que se repetiu na Igreja Matriz de São Martinho de Bougado, no dia 10 de junho, promovido pelo Orfeão de Santhyago e pelo Município da Trofa.

O Orfeão Famalicense atuou, ainda, na Biblioteca do Tribunal da Relação do Porto, a convite do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, no dia 15 de maio, o que mereceu do advogado famalicense e membro da direção daquela entidade, João Castro Faria, o seguinte comentário: «A arte sob a forma de canto nas vozes generosas do Orfeão Famalicense, uma daquelas pérolas raras, que esperam na tranquilidade dos dias por desafios como este. Parabéns ao Orfeão num dia em que se fez História, além do facto de nunca ter visto gente com tamanho sorriso a entrar num Tribunal».

No dia 27 de julho, o Orfeão Famalicense associou-se à homenagem que a Junta de Freguesia de Gavião prestou ao Comendador Carlos Vieira de Castro, conhecido empresário de Gavião e reconhecido pelas causas que abraça.

Os ensaios recomeçam no próximo dia 16, na sua sede, sita na casa da música, na rua Direita e estão abertos a todos os homens que gostem de cantar. Basta aparecer pelas 21 horas.

Deixe um comentário

Famalicense com 17 anos sofre de várias doenças graves e precisa da sua ajuda

Soraia Aguiar tem 17 anos, é natural da vila de Ribeirão, em Famalicão, e enfrenta uma luta diária contra várias doenças raras. Nasceu com uma malformação no cerebelo, sofre da doença de Scheuermann, que afeta gravemente a coluna, e tem diagnóstico de autismo. Já foi submetida a múltiplas cirurgias e precisa de terapias intensivas, cujo custo mensal ronda os mil euros.

Filha de uma família humilde, vive apenas com o salário do pai, enquanto a mãe deixou de trabalhar para poder acompanhar a jovem a tempo inteiro. A situação financeira tornou-se insustentável e Soraia precisa da ajuda de todos.

Para apoiar esta causa, a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) organiza, a 5 de julho, um torneio solidário de futsal em Vila do Conde, no pavilhão desportivo municipal de Canidelo. O evento, sob o lema “Juntos pela Soraia”, contará com a participação de polícias, bombeiros, profissionais de segurança privada e elementos do INEM. O valor das inscrições reverterá na totalidade para os tratamentos da jovem famalicense.

Quem quiser ajudar pode também fazê-lo através de donativo para o NIB: 000700000054106115123.

Famalicão: Outeirense vence Taça

Numa partida muito e bem disputada, a Outeirense levou a melhor, por 3-1, sobre o MAL na final da Taça Concelhia da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

No Pavilhão Municipal sempre cheio de adeptos, o intervalo chegou com um empate a um golo. Foi na segunda parte que a Outeirense conseguiu dilatar a diferença, mas com o MAL a ameaçar, em duas ocasiões, o empate.

Cai, assim, o pano sobre a final four da Taça e da época da AFSA. Na Taça, a Cajada venceu em veteranos e seniores a Outeirense.

Pedome venceu o campeonato da primeira divisão, o Cabeçudense a segunda e a Cajada a prova de veteranos.

Famalicão: Cajada vence Taça e faz a dobradinha

Na tarde deste domingo, a Cajada venceu a final da Taça Concelhia de futsal e conquista a dobradinha. Tal como na época passada, a equipa de Cabeçudos junta a taça ao campeonato.

Diante da Oliveirense, a Cajada jogou todos os seus argumentos e, facilmente, venceu a final por uns expressivos 14-3, depois de um 7-0 ao intervalo.

Na partida disputada no Pavilhão Municipal a festa foi feita pela Cajada, perante uma Oliveirense que não teve argumentos – mas não lhe faltou a atitude.

Famalicão: Mário Passos apresenta recandidatura a 21 de junho

O atual presidente da Câmara Municipal apresenta a sua recandidatura a um novo mandato ao final da tarde do dia 21 de junho. O momento está marcado para as 18 horas, na Praça-Mercado de Famalicão.

Com o slogan “Mário Passos, Mais Futuro” o atual autarca anunciará as principais ideias para um eventual segundo mandato na presidência do município famalicense.

Mário Passos foi eleito em 2021, sucedendo no cargo a Paulo Cunha, ambos pela coligação PSD/CDS Mais Ação Mais Famalicão.

Estes partidos coligados lideram o município famalicense desde 2001. Desde então, Armindo Costa cumpriu três mandatos; Paulo Cunha dois e Mário Passos um.

Famalicão: João Azevedo melhora tempo nos 5 mil metros

O atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira melhorou o seu registo pessoal nos 5 mil metros.

Este sábado, no Meeting Internacional de Braga, no Estádio 1. de Maio, João Azevedo correu a distância em 14.21.64. Foi o terceiro melhor sub-23 na prova e o oitavo português da geral.

Foto arquivo

Famalicão: Bombeiros acionados para fogo no palco das marchas

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na noite deste sábado, acionados para um situação de incêndio no palco instalado nos paços do concelho, local onde desfilaram as marchas antoninas.

O alerta chegou cerca das 23h30 e para o local foram mobilizados três viaturas e oito operacionais.

Segundo o Comando Sub Regional do Ave, a ocorrência foi dada como concluída por volta das 00h15 deste domingo.

Por apurar estão as circunstâncias em que se deu o incêndio.

A PSP tomou conta da ocorrência.