Famalicão: Orfeão em convívio antes do regresso ao trabalho

O Orfeão Famalicense, neste regresso ao trabalho após férias, organizou um convívio que envolveu os elementos do grupo e respetivas famílias. Decorreu no Parque de Lazer de Avidos, no passado sábado.

Antes do almoço, e para abrir o apetite, participaram em jogos tradicionais como a malha, cartas, damas, dominó. As crianças também tiveram os seus jogos lúdicos.

Seguiu-se a partilha de um almoço, confecionado com produtos 100% famalicenses, e regado com o verde branco Dom Sancho I, produzido pela Frutivinhos de Vila Nova de Famalicão.

A tarde foi preenchida com música instrumental e cantigas, desde a popular ao fado, interpretadas com natural alegria pelos participantes.

Durante o lanche, igualmente preparado com produtos de marca famalicense, numa oferta da Primor – Produtos Alimentares, de Gavião, a quem a direção da coletividade agradece, os convivas foram ainda brindados com alguns temas folclóricos pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ronfe – Guimarães, que abrilhantava outro convívio no mesmo local. E desta forma, fizeram-se novas amizades e houve festa da boa, onde não faltaram os cantares ao desafio entre elementos das duas coletividades.

O Orfeão Famalicense teve uma intensa atividade na época transata, com a participação em concertos de natal, ano novo e de primavera em algumas localidades da região. Participou nas solenidades da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão, e, juntamente com o Orfeão de Santhyago, da vizinha cidade da Trofa, participou num concerto de Páscoa na Igreja Matriz de Vila Nova de Famalicão, a convite do Grupo Recreativo Musical – Banda de Famalicão, que se repetiu na Igreja Matriz de São Martinho de Bougado, no dia 10 de junho, promovido pelo Orfeão de Santhyago e pelo Município da Trofa.

O Orfeão Famalicense atuou, ainda, na Biblioteca do Tribunal da Relação do Porto, a convite do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, no dia 15 de maio, o que mereceu do advogado famalicense e membro da direção daquela entidade, João Castro Faria, o seguinte comentário: «A arte sob a forma de canto nas vozes generosas do Orfeão Famalicense, uma daquelas pérolas raras, que esperam na tranquilidade dos dias por desafios como este. Parabéns ao Orfeão num dia em que se fez História, além do facto de nunca ter visto gente com tamanho sorriso a entrar num Tribunal».

No dia 27 de julho, o Orfeão Famalicense associou-se à homenagem que a Junta de Freguesia de Gavião prestou ao Comendador Carlos Vieira de Castro, conhecido empresário de Gavião e reconhecido pelas causas que abraça.

Os ensaios recomeçam no próximo dia 16, na sua sede, sita na casa da música, na rua Direita e estão abertos a todos os homens que gostem de cantar. Basta aparecer pelas 21 horas.

Deixe um comentário

Famalicão: Acidente com trotinete faz um ferido

Um homem, com cerca de 40 anos, ficou ferido na colisão entre um carro e uma trotinete, na N204, no Louro, em Famalicão.

O acidente aconteceu por volta das 16h30, na Rua Padre Domingos Joaquim Pereira.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses e a vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Plantel de Hugo Oliveira regressa a 30 de junho

A pré-época da equipa principal do FC Famalicão tem início a 30 de junho (terça-feira), no Centro de Treinos. O arranque dos trabalhos ficará marcado pela realização de exames médicos e testes físicos.

Na pré-temporada, a equipa vai participar na Como Cup, torneio que irá decorrer em Itália, entre os dias 28 de julho e 1 de agosto, e no qual participam Crystal Palace Football Club (Inglaterra), Racing Club de Lens (França), Villarreal Club de Fútbol (Espanha) e Al Ula Football Club (Arábia Saudita).

Recorde-se que o FC Famalicão fez, na época passada, o melhor registo de sempre na I Liga. Hugo Oliveira, no clube desde dezembro de 2024, orientou a equipa para o quinto lugar, com 56 pontos.

A SAD, liderada por Miguel Ribeiro, segundo é avançado pela imprensa desportiva, quer contratar um lateral esquerdo, um defesa central e um ponta de lança. No que toca a saídas, o mercado está atento a elementos fundamentais do conjunto de Hugo Oliveira, surgindo o interesse de vários clubes nacionais e internacionais em jogadores como Gustavo Sá, Ibrahima Ba, Mathias de Amorim, entre outros.

Sobre este mercado, que pode ser agitado para o lado de Famalicão, o treinador Hugo Oliveira afirmou recentemente na Conferência Bola Branca que «vai ser apetecível para alguns clubes atacar o Famalicão, mas posso dizer que vai custar caro».

Famalicão: Inauguração do renovado adro da capela de Santo António é sábado

Sábado, dia de Santo António, serão inauguradas as obras de requalificação do adro da Capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas. O momento está marcado para as 10h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Junta e responsáveis religiosos.

A intervenção, que contou com um apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão na ordem dos 138 mil euros, englobou a reabilitação do espaço envolvente, a recuperação da cobertura e da torre sineira do edifício. O objetivo passa por garantir melhores condições de acessibilidade e segurança.

Os trabalhos incluíram a reestruturação completa da zona exterior, com a demolição do pavimento degradado e a aplicação de um novo lajeado em granito; foram instalados novos bancos, renovadas as guardas metálicas, reformuladas por completo as escadas de acesso e relocalizado o cruzeiro.

Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, «esta intervenção reflete o compromisso contínuo do município na preservação e valorização do nosso património histórico e religioso». Acrescenta que «inaugurar este espaço renovado no dia em que se celebra Santo António, quando as Festas Antoninas atingem o seu ponto alto de religiosidade, torna este momento ainda mais marcante na afirmação da nossa identidade e das nossas mais profundas tradições».

Neste feriado municipal, às 10h30, missa solene em honra de Santo António, que terá lugar na Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II). Logo de seguida, pelas 12h00, cumpre-se a tradicional distribuição do Pão de Santo António, um dos rituais mais aguardados e identitários das festividades. Às 17 horas, procissão solene, que sai da Capela de Santo António, onde regressa depois de percorrer várias ruas da cidade.

Famalicão: Marchas Antoninas brilham esta sexta-feira

Famalicão está a poucas horas da grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos é o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas delas desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Este ano, sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’, desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade rumo aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por cinco elementos – um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «um dos pontos altos das festas concelhias e uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». O autarca realça ainda o trabalho desenvolvido ao longo de vários meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas decorrem até sábado, dia 13 de junho, dia de feriado municipal em Famalicão, e encerram com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

 

Famalicão: «Vou sentir falta do clube, das pessoas e de todos os momentos que partilhámos»

Justin de Haas partilhou nas redes sociais uma mensagem de despedida do FC Famalicão, clube que representou nas últimas três temporadas.

O defesa central neerlandês agradeceu «a todos os que fizeram parte desta caminhada: os meus colegas de equipa, os treinadores, a equipa técnica (dentro e fora de campo), os adeptos, que estiveram sempre connosco, e, claro, a minha família e os meus amigos».

Referindo-se à época passada, na qual teve um papel de destaque, o jogador considerou que «juntos, alcançámos feitos especiais como equipa, batemos recordes e fizemos história. Sinto um enorme orgulho por ter feito parte disso».

No final da mensagem, o ex-jogador dos famalicenses escreveu: «estou convencido de que este clube tem um futuro ainda mais brilhante pela frente e continuará a crescer e a alcançar grandes feitos. Obrigado por tudo, Famalicão.»

Justin de Haas, que foi um dos melhores marcadores da equipa na época passada apesar de atuar como defesa central, apontou seis golos, os mesmos que o extremo Sorriso. Curiosamente, sempre que marcou em jogos do campeonato, o FC Famalicão não sofreu qualquer derrota.

Peça fundamental na equipa orientada por Hugo Oliveira, somou 2970 minutos em 33 jogos e chegou a ser eleito Defesa do Mês da Liga Portugal Betclic, em agosto.

O defesa vai prosseguir a carreira em Espanha, ao serviço do Valência, tendo assinado um contrato válido para as próximas quatro temporadas.

Tiago Torres

Famalicão: Fátima Lopes na loja dos CTT para apresentar livro

A apresentadora/escritora Fátima Lopes apresenta em Famalicão a sua mais recente obra, com o título “Entre o medo de te amar e a dor de te perder”. A autora, que já escreveu várias obras, estará na Loja dos CTT de Famalicão no dia 18 de junho, às 15 horas, e vai dar autógrafos.

A obra é um romance que aborda uma história de amor entre uma mulher de 50 anos e um homem vinte anos mais novo. Ela acaba de sair de um casamento de 25 anos e tem que recomeçar. Vive entre o medo de se entregar a um amor que nunca viveu e a dor de saber que este pode ter um fim.

A obra da Planeta Editora foi lançada em abril.

Foto: Reprodução Facebook de Fátima Lopes