Gabriela Cardoso Faria, ex-presidente da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave, enviou um comunicado ao CIDADE HOJE para esclarecimento sobre os votos de louvor e de pesar, apresentados naquele órgão e que, alegadamente, não terão sido enviados aos destinatários. Tal como noticiado por CH, no passado sábado, na mais recente reunião da Assembleia, o atual presidente do órgão deliberativo deu conta que os votos, desde dezembro de 2021, não foram enviados. Neste sentido, Gabriela Cardoso Faria garante que os votos de louvor e pesar apresentados e aprovados durante o tempo em que esteve em funções «foram por mim enviados aos respetivos destinatários, tendo todos os documentos a tal inerentes ficado arquivados na Junta de Freguesia de Riba de Ave».
COMUNICADO
Tal como é de conhecimento público, no período compreendido entre 16 de outubro de 2021 e 27 de dezembro de 2022, assumi funções enquanto Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave.
Aquando da minha renúncia ao mandato decidi remeter-me ao silêncio e não manifestar publicamente os motivos que estiveram na génese de tal renúncia, decisão que mantenho.
No entanto, o direito ao bom nome e à reputação constituiu um pilar fundamental de uma sociedade justa, livre, democrática e defensora dos direitos dos cidadãos, pelo que, quase dois anos volvidos, vejo-me obrigada a emitir o presente comunicado.
No passado dia 25 de setembro, a coligação “Mais Ação Mais Riba de Ave” partilhou, através da sua página no Facebook, que nos últimos 3 anos, período que inclui o meu mandato, os Votos de Louvor e de Pesar apresentados e aprovados, por unanimidade, em Assembleia de Freguesia nunca foram entregues.
O “Notícias de Riba de Ave”, na sua página de Facebook, relatou que, na última Assembleia de Freguesia ocorrida no dia 24 de setembro, o atual Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave informou que os Votos de Louvor e de Pesar não foram entregues aos visados desde dezembro de 2021.
Também o jornal “Cidade Hoje”, nas redes sociais e no seu site, publicou igualmente que os Votos de Louvor e de Pesar não chegaram aos seus destinatários desde dezembro de 2021.
Até ao momento, a Mesa da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave não se pronunciou.
Cumpre, portanto, repor a verdade dos factos: todos os Votos de Louvor e de Pesar apresentados e aprovados nas Assembleias de Freguesia que presidi, em 28 de dezembro de 2021, 27 de abril de 2022, 30 de junho de 2022 e 29 de setembro de 2022, foram por mim enviados aos respetivos destinatários, tendo todos os documentos a tal inerentes ficado arquivados na Junta de Freguesia de Riba de Ave.
Lamento profundamente ser obrigada a prestar o presente esclarecimento neste momento e faço-o, apenas e só, por estar a ser colocado em causa o meu trabalho no cargo que desempenhei e lamento também que o esclarecimento que agora fiz não tivesse sido feito no local próprio para o efeito.
Riba de Ave, 01 de outubro de 2024.
Dra. Gabriela Cardoso Faria
Já começa a confusão valha me Deus um bem aja