Famalicão: Pais não vão levar filhos às aulas em protesto contra afastamento de professora

Os encarregados de educação da Escola Básica 1 de Lagarinhos, em Brufe, vão fazer um boicote às aulas, nesta segunda-feira, em protesto contra a «retirada abrupta da Professora Titular de Turma do 2.º ano contra a vontade da própria e dos pais», referem em documento assinado pelos próprios.

O grupo acusa a diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II, à qual pertence a Escola de Lagarinhos, de ter tomada a decisão «unilateral, não participada e profundamente injusta».

Depois de uma ação de protesto, à porta da escola, na última semana, os encarregados de educação juntam-se para um boicote às aulas, a partir das 09h00 desta segunda-feira, altura em que a turma de 2º ano iria ter o primeiro contacto com o professor destacado para ocupar o lugar da anterior docente.

 

60 Comments

  1. Se em vez de fazer tenda em frente à escola pensassem em saber o que se passou acho que era melhor e mais preocupante pois se foi substituída foi por algum motivo infelizmente concerteza😣, mas há pais que sabem outros não.Mas sendo pais,professores,catequistas o que for o que ensinamos aos nossos filhos é amar e educar o próximo da mesma forma não a descriminar ninguém pois hoje bate a uma porta e amanhã pode ser invertida🫶Força Deus não dorme e não tarda😘❤️No meu coração ❤️🙏

  2. Sara Costa amei. Adorei❤️
    E digo lhe mais perante esta situação gravíssima este foi o melhor comentário que eu poderia ter lido…🤗
    Só vemos que estamos mal quando temos trocas..fico feliz pela sua filha🩷🤗…e acredite que quando souber de tudo de tudo nao se vai virar contra a diretora…uma excelente pessoa…

  3. Não gosto de entrar neste tipo de debates…
    Parece que andamos num “clube de fans”, de bons e maus…, ridículo…

  4. Se o motivo fosse público, logo desde a “primeira hora”, se calhar não havia tanto “barulho”…
    Mau, é acharem que uma escola se resume única e exclusivamente ao ensino…de conteúdos, valores muito mais relevantes deveriam ser falados e praticados.
    Não façam deste tipo de plataformas uma meio de “discussão futebolística”.
    As decisões ficam para quem de direito.
    Boa tarde.

  5. Sara Gomes em relacao a quando, nao sei bem dizer, se foi há um dia, há uma semana, a que horas foi, torna se muito complicado visto que é um processo que se encontra a decorrer há um ano.
    Teria de perguntar à digest ou ao ministério público ou ao chefe da educação ao agrupamento a equipa de saude..
    Como vê a diretora nao se lembrou..
    Foi justa sim.e muito…parabéns para a sra. Diretora do agrupamento..

  6. Sara Gomes correta e justa desde que tomou as medidas necessárias com as pessoas merecedoras de tal

  7. Adelaide Barreto e muito estômago para este tipo de situações. Empatia precisamos e urgente.

  8. Sara Vilaça Eu também, foi por isso que comentei se ela recusou sabe o que fez. Temos que ter coragem e muita força e fé

  9. Adelaide Barreto infelizmente tenho o mesmo caso em casa. É assustador a falta de informação e formação nas escolas e a prova está aqui.
    Mas neste caso foi a própria professora a recusar. É muito muito grave.
    Não dá para ficar indiferente

  10. Sara Vilaça sim pelo que li tem razão eu só comentei porque diz que ao chegarem ao ciclo vão ter mais professores é verdade mas na minha opinião é muito bom que tenham a mesma professora não estou a defender esta professora é claro que tem que sofrer as consequências não é mudá-la de escola como fazem é castigo mesmo porque tinha que prestar auxílio foce a quem foce, eu também gostava de ver se fosse com os pais que estão na manifestação mas como não foi mas eles não vão ganhar se a direcção fez isso é porque o que aconteceu pôs mesmo uma vida em risco e como esta direção havia de haver mais

  11. Adelaide Barreto concordo.
    Mas quando a professora em questão erra…. e atenção…..negou se a prestar auxilio a uma criança, é gravíssimo.
    Queria ver os pais que estão em manifestação, na pele destes pais,que lutam para a segurança do filho. Estamos a falar de uma vida em risco.

  12. Sara Vilaça verdade vão ter mais professores mas aí já são mais crescidos, eu sou defensora de que do 1 ao 4 ano seja a mesma professora ou professor à meninas e meninos diferentes que nas mudanças têm retrocesso eu conheço meninos que no primeiro ano teveram três professoras diferentes e mais duas substitutas e só no último período escolar é que tiveram a mesma até ao fim das aulas, isso não é muito bom para alunos que são normais quanto mais crianças especiais

  13. E não se preocupam que os filhos estejam a ser adrotinados edeologuia de género
    As escolas já deviam estar fechadas a cadeado há muito tempo.

  14. Porra ainda não acabaram as férias ou foram poucas estão sempre cansados dar-lhe já a reforma já que o Costa quer que o Português tenha o sotaque Brasileiro é contratar professores brasileiros e está feito dois em um k

  15. Alex Silva você vai sentir necessidade de fazer um pedido de desculpa a estes pais.
    Vai se questionar a si próprio e se fosse o meu filho?

  16. Alex Silva o senhor tem filhos??? Parece que nao… com o tempo ira saber o que se tratou… pois essa professora arranjou problemas com uma crianca… os pais dessa crianca muita calma tiveram eles😉eu tenho uma filha e nao quero imaginar se fizessem a minha filha o que eu faria… nao fale do que nao sabe… a directora teve um bom papel…. fique bem

  17. Pedro Martins Entao sr. Até lhe fica mal como bombeiro…
    A lei nao manda prestar auxílio perante uma situação de emergência?.
    Nao me diga k ia dizer tbm k nao.
    Nao me diga que quando chega se lá nao a socorria.
    Meu deus estamos a chegar a um mundo.
    O caso aqui é grave e digo lhe mais teve a ver com a vida de uma criança

  18. Anabela Cruz ouve um motivo forte sim.
    Só mostrou que é um ser humano bom.
    Ja nao posso dizer do mesmo da sra. Prof que foi transferida..
    E até digo lhe mais.. ser transferida foi pouco.
    Mas eu sei que para a sra. Prof já foi o bastante..
    Porque achar que tinha o poder na escola e achar que decidia tal maldade, perante uma criança…
    Nao sou amiga da sra. Diretora não conheço a sra. Diretora de lado nenhum simplesmente quando aconteceu a situação tive que fazer algo. Um bom ser humano nao conseguiria ficar sem fazer nada.

  19. Monica Godinho estes pais quando chegarem ao ciclo não sei como vão fazer,pois os meninos vão passar a ter 7/8 professores. Enfim……

  20. Não posso crer! 🤣🤣🤣🤣 Força para a Diretora do Agrupamento que, para além de ser a melhor que eu conheço pois como professora já passei por bastantes agrupamentos, é das pessoas mais corretas e justas que conheço! Se a afastou, não sei as razões, mas deve ter tido razões muito fortes! Tomara a muitos agrupamentos ter uma Diretora assim!!!!!

  21. Amélia Bessa antigamente, a minha professora dá primária também deveria ter sido afastada e banida de dar aulas e ninguém o fez.
    O antigamente não era o certo.
    E o hoje também não.

  22. Alex Silva que originaram este problema? garanto lhe aqui que quem ORIGINOU foi qualquer indivíduo menos os pais da criança, que só vão e estão a lutar contra a estupidez que vai na cabeça de quem tem atos como a que essa professora teve!
    Amigos conhecidos,pais, irmãos e tios…e acredite que nao está nem metade
    para os menos atentos aviso só que em breve as vossas dúvidas são tiradas..
    obrigada!!

  23. Alex Silva camarada o problema foi criado pelos pais da criança? Quer dizer mais alguma coisa? Sabe o que se esta a passar?

  24. Alex Silva vamos recapitular o problema originado na escola e resolvido pelos pais da criança…uma coisa completamente diferente…
    Uma boa semana.

  25. Pedro Martins quando se revelar o verdadeiro motivo da atitude da diretora espero que comentem com coisas positivas assim como comentam coisas negativas, falar/escrever é fácil…

  26. Pedro Martins Ó meu sr. Nos aqui nao estamos a falar de como se encontra as salas..as condições das salas as condições atmosféricas..estamos aqui a tratar de um assunto grave…saiu temos pena houve motivos!
    Como já foi mencionado várias vezes essa professora não saiu por causa da Sra.diretora acordar com vontade de a retirar daquela escola!

  27. Para os menos atentos, os comentários são maioritariamente dos pais da criança que originaram este problema, e dos amigos… Ah, e de um perfil fake 🤭😏 continuação de uma boa noite a todos. E um bom início de semana! Abraço 😉👏

  28. Joana Silva muito boa noite, já no meu tempo era sempre a mesma coisa. Tudo a protestos. Vom todo o respeito. Mais não digo…

  29. Pedro Martins a diretora para fazer o que fez teve motivos muito fortes para o fazer, espero que não se arrependam do que estão a dizer…
    As atitudes estão a ser tomadas, continuação de uma boa noite

  30. Carla Dias Dias enfim carla…
    Coitado do sr. Professor que amanhã vai para dar aulas.
    Só gostava de saber o que é que explicam aos meninos em relacao nao deixarem eles irem conhecer o novo prof….

  31. Monica Godinho agora é moda , não se pode mudar de professores porque os meninos ganham afetos.
    Enfim lembraste dos nossos filhos mais velhos quantas vezes mudaram de professores??
    E eram inteligentes.
    Viva as greves …

  32. Pois eu só respondo, a sr diretora do agrupamento não, repito não têm nem merece ser diretora, pois se for amigo/a não tranfere ninguém. A escola dona Maria já no tempo dos meus filhos, fizeram peditórios para o telheiro, onde está?????. Mas as condições de sala dos srs, pf. Ótimo. Os meus filhos já saíram a mais de 5 anos. Mais não digo. A associação de pais, meus amigos. Tomem atitudes……

  33. Quando souberem o motivo espero que não se engasguem com as vossas palavras!!
    Se a diretora fez o que fez é porque teve motivos muitos fortes não ia se lembrar da noite para o dia desta decisão!

  34. Inês Pinto Osório foi a estupidez humana.
    Como pode perceber até a data nao foi dito porque ainda nao esta finalizado..
    Mas certamente se perguntar a sra. Professora saberá disser lhe. Olhe tente.
    Não é a diretora da escola, digo mesmo perguntar a professora…obrigada

  35. Inês Pinto Osório em breve tudo estará esclarecido.
    Mas nao foi por ir pastar ovelhas que foi afastada isso posso lhe garantir!
    Boa noite.

  36. Graça Sarinha por trabalhar lá há mais de vinte anos não acha estranho a saída?.
    A diretora da escola decidiu acordar naquele dia e do nada transferiu a. 🤔.
    Pedem a diretora o k ela não pode dizer, alias a sra. Diretora nem tem que dar justificaçoes sobre algo que nao está só no poder dela..
    Caso esse, que a sra. Professora sabe e muito bem, se nao o diz é pk não pode ou então porque não convém…
    Sabia que negar auxílio a um ser é crime.
    Sabia que não prestar auxílio a uma criança é crime.

  37. Não a professora já estava na escola há mais de 20 anos e a diretora do agrupamento resolveu tirá-la sem justificativa é mais se mexe num professor tem que mexer em todos não numa específica

  38. Ao novo professor desejo muita força e coragem!!
    Grande Abraço!!
    Tudo vai correr pelo melhor!!

  39. E mais um dia, mais uma voltinha..
    Mais uma brincadeira e continua a palhaçada..
    Amanhã levarei a maquina das pipocas, levem coca cola..

  40. Amélia Bessa é mesmo isso..❤️
    Respeito pelo prof. Que vem dar aulas é zero..
    Isto para nao falarmos da causa da saída desta sra.
    Enfim..

  41. E a 🤡 continua 😅😅
    Nao e normal isto sinceramente.
    Ninguem se interroga o porque disto?
    Sinceramente…
    Acordem!!!

  42. Também agora os pais é que escolhem os professores! Os filhos haviam de ter daqueles professores de antigamente 🫣🫣

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Alegada tentativa de burla a comerciante no centro de Famalicão

Uma comerciante, com estabelecimento no centro da cidade, foi alvo de uma alegada tentativa de burla, na tarde desta segunda-feira. O incidente ocorreu na Rua Alves Roçadas, quando um indivíduo tentou comprar um produto de baixo valor com uma nota de 200 euros, tentando criar confusão para receber o troco.

De acordo com relato da empresária, o alegado burlão tem cerca de 40 anos e comunicava em inglês. No momento de pagar, apresentou uma nota de 200 euros, o que provocou a estranheza da comerciante dado que o valor da compra era muito mais baixo.

Entretanto, e supondo que poderia estar a ser alvo de uma tentativa de burla, a lojista disse ao suspeito que não tinha troco suficiente para lhe dar. Nesse momento, o homem informou que iria levantar dinheiro num multibanco das proximidades e que regressaria, entretanto, para efetuar a compra. O homem nunca mais apareceu, indiciando que a sua verdadeira intensão seria a burla e não a compra de produtos.

A empresária decidiu enviar um alerta para a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão que, entretanto, difundi-lo nas redes sociais.

Famalicão: Jovem de 19 anos dispara contra familiar mas acaba por atingir vizinho

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos em Famalicão, após um tiroteio ocorrido durante um desentendimento familiar na Urbanização das Bétulas, esta segunda-feira..

De acordo com aquela autoridade, o suspeito atirou contra um familiar, mas o seu pai interveio, desviando o tiro e atingindo uma terceira pessoa.

O detido enfrenta a acusação de homicídio qualificado na forma tentada e vai comparecer em tribunal para ser interrogado e conhecer as medidas de coação. O familiar que desviou a arma no momento do disparo foi também constituído arguido.

 

Famalicão: A. A. Didáxis entra a vencer na Divisão de Honra de seniores femininos

A equipa de andebol A. A. Didáxis venceu o primeiro jogo do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, da Divisão de Honra.

Na primeira jornada, a equipa de Riba de Ave recebeu o Cister SA/Acordo de Alcobaça e venceu por 29-26.

Apesar do nervosismo típico do começo de época, a A. A. Didáxis terminou a primeira parte a vencer por 14-10. Na segunda parte, as duas equipas sofreram várias exclusões, o que dificultou o jogo, mas permitiu a vitória à equipa da casa.

As melhores marcadoras foram Andreia Marques e Sara Ramos, com 5 golos cada, seguidas por Beatriz Pereira com 4 golos marcados.

FC Famalicão apoia candidatura a Cidade Europeia do Desporto

O Futebol Clube de Famalicão recebeu, esta segunda-feira, no Centro de Treinos, os comissários da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto e da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto. Uma iniciativa que surgiu no âmbito na proposta de candidatura do município de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto em 2025.

Miguel Ribeiro, o presidente da SAD do FC Famalicão apresentou o equipamento desportivo que alberga a equipa principal e todas as equipas de formação e afirma que “o Futebol Clube de Famalicão e o município estão e estarão de mãos dadas” no que à candidatura diz respeito.

O líder da SAD famalicense destaca ainda que “a visão ambiciosa que o clube tem demonstrado é transversal ao trabalho que tem desenvolvido a Câmara Municipal de Famalicão para que o desporto faça parte da rotina diária das pessoas”.

Imagem: FC Famalicão

Famalicão recebe Racing Power nos quartos-de-final da Taça da Liga

Depois da vitória, no passado sábado, sobre o Ouriense, a contar para a segunda jornada da Liga BPI, a equipa feminina do FC Famalicão regressa à competição esta quinta-feira. Trata-se da primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Liga. O jogo é às 15 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal e o adversário é o Racing Power.

Os sócios têm entrada gratuita e o público paga 5 euros.

Famalicão: Bombeiros alertados para fogo habitacional na Aldeia Nova em Fradelos

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na madrugada desta terça-feira, acionados para um fogo habitacional na Urbanização da Aldeia Nova, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o foco de incêndio concentrou-se num eletrodoméstico e foi rapidamente dominado pelos moradores.

Os soldados da paz participaram nos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.