Famalicão: PAN quer bandeira LGBTQIAP+ nos Paços do Concelho

A Comissão Política Concelhia do PAN recomenda que a bandeira LGBTQIAP+ seja hasteada no edifício da Câmara Municipal no dia 9 de setembro, dia da “II Marcha LGBTQIAP+ de Vila Nova de Famalicão”. «Consideramos essencial que este executivo se mostre disponível para lutar contra todas as formas de discriminação e que acompanhe as preocupações da comunidade LGBTQIAP+», afirma a porta-voz do PAN, Sandra Pimenta.

O partido considera de extrema importância reafirmar conquistas, continuar o caminho do progresso e garantir que não é dado um passo atrás, de tal forma que todas as pessoas do município se possam sentir seguras. Isto, prosseguem os representantes do PAN, «num momento em que os Direitos Humanos conquistados nas últimas décadas estão casa vez mais em risco face a retrocessos civilizacionais a que temos assistido ao nível internacional, onde o número de crimes de ódio é maior que nunca, confirmando-se o seu aumento também em Portugal, de acordo com o relatório da “ILGA” de 2023».

Em comunicado, a porta-voz do PAN realça que hastear uma bandeira representa «uma afirmação e reconhecimento que há um problema de LGBTfobia em Portugal, a que o nosso Concelho não é alheio, este que deve ser combatido e ultrapassado com o inequívoco apoio de todas as instituições públicas».

Sandra Pimenta garante que «enquanto existir discriminação, o PAN dará a sua voz e presença em apoio a toda a comunidade até que a igualdade seja efetiva».

O partido lembra que fazia parte do seu programa autárquico medidas como a adesão do município à Rede de Cidades Arco-Íris; a realização de campanhas de esclarecimento às famílias na busca de prevenir e erradicar o preconceito e a violência contra crianças LGBTI; assim como a realização de campanhas de sensibilização sobre esta temática que referissem expressamente os diversos tipos de discriminação, e esclarecessem sobre as questões referentes à sexualidade humana e às suas esferas.

7 Comments

  1. Nao sou preconceituosa, cada um é livre de ser o que realmente sente ser. Mas por favor no dia em casualmente hastearem essa bandeira pq ainda há gente que não entende que cada um é como é, esperem que a seguir serão os ciganos a inventarem uma bandeira e exigir ser hasteada e queixarem-se de racismo. Pensem bem. Deixem as pessoas viverem a sua orientação sexual de maneira normal. Deus tb não era perfeito, mas não apontou o dedo a ninguém. Preconceito neste século.

  2. A única bandeira passível de ser hasteada, é a da Nação.
    Bandeira hasteada, não é apenas um pano pendurado, é algo muito simbólico.

  3. Só falta pedir ou mesmo exigir para nesse dia e posteriormente falar a “tal linguagem neutra”…

  4. A única bandeira nos paços do concelho é a portuguesa. De outra forma se o PAN quer a bandeira LGBTQIAP+ eu quero a do FCP.😂😂😂

Deixe um comentário

Famalicense com 17 anos sofre de várias doenças graves e precisa da sua ajuda

Soraia Aguiar tem 17 anos, é natural da vila de Ribeirão, em Famalicão, e enfrenta uma luta diária contra várias doenças raras. Nasceu com uma malformação no cerebelo, sofre da doença de Scheuermann, que afeta gravemente a coluna, e tem diagnóstico de autismo. Já foi submetida a múltiplas cirurgias e precisa de terapias intensivas, cujo custo mensal ronda os mil euros.

Filha de uma família humilde, vive apenas com o salário do pai, enquanto a mãe deixou de trabalhar para poder acompanhar a jovem a tempo inteiro. A situação financeira tornou-se insustentável e Soraia precisa da ajuda de todos.

Para apoiar esta causa, a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) organiza, a 5 de julho, um torneio solidário de futsal em Vila do Conde, no pavilhão desportivo municipal de Canidelo. O evento, sob o lema “Juntos pela Soraia”, contará com a participação de polícias, bombeiros, profissionais de segurança privada e elementos do INEM. O valor das inscrições reverterá na totalidade para os tratamentos da jovem famalicense.

Quem quiser ajudar pode também fazê-lo através de donativo para o NIB: 000700000054106115123.

Famalicão: Outeirense vence Taça

Numa partida muito e bem disputada, a Outeirense levou a melhor, por 3-1, sobre o MAL na final da Taça Concelhia da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

No Pavilhão Municipal sempre cheio de adeptos, o intervalo chegou com um empate a um golo. Foi na segunda parte que a Outeirense conseguiu dilatar a diferença, mas com o MAL a ameaçar, em duas ocasiões, o empate.

Cai, assim, o pano sobre a final four da Taça e da época da AFSA. Na Taça, a Cajada venceu em veteranos e seniores a Outeirense.

Pedome venceu o campeonato da primeira divisão, o Cabeçudense a segunda e a Cajada a prova de veteranos.

Famalicão: Cajada vence Taça e faz a dobradinha

Na tarde deste domingo, a Cajada venceu a final da Taça Concelhia de futsal e conquista a dobradinha. Tal como na época passada, a equipa de Cabeçudos junta a taça ao campeonato.

Diante da Oliveirense, a Cajada jogou todos os seus argumentos e, facilmente, venceu a final por uns expressivos 14-3, depois de um 7-0 ao intervalo.

Na partida disputada no Pavilhão Municipal a festa foi feita pela Cajada, perante uma Oliveirense que não teve argumentos – mas não lhe faltou a atitude.

Famalicão: Mário Passos apresenta recandidatura a 21 de junho

O atual presidente da Câmara Municipal apresenta a sua recandidatura a um novo mandato ao final da tarde do dia 21 de junho. O momento está marcado para as 18 horas, na Praça-Mercado de Famalicão.

Com o slogan “Mário Passos, Mais Futuro” o atual autarca anunciará as principais ideias para um eventual segundo mandato na presidência do município famalicense.

Mário Passos foi eleito em 2021, sucedendo no cargo a Paulo Cunha, ambos pela coligação PSD/CDS Mais Ação Mais Famalicão.

Estes partidos coligados lideram o município famalicense desde 2001. Desde então, Armindo Costa cumpriu três mandatos; Paulo Cunha dois e Mário Passos um.

Famalicão: João Azevedo melhora tempo nos 5 mil metros

O atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira melhorou o seu registo pessoal nos 5 mil metros.

Este sábado, no Meeting Internacional de Braga, no Estádio 1. de Maio, João Azevedo correu a distância em 14.21.64. Foi o terceiro melhor sub-23 na prova e o oitavo português da geral.

Foto arquivo

Famalicão: Bombeiros acionados para fogo no palco das marchas

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na noite deste sábado, acionados para um situação de incêndio no palco instalado nos paços do concelho, local onde desfilaram as marchas antoninas.

O alerta chegou cerca das 23h30 e para o local foram mobilizados três viaturas e oito operacionais.

Segundo o Comando Sub Regional do Ave, a ocorrência foi dada como concluída por volta das 00h15 deste domingo.

Por apurar estão as circunstâncias em que se deu o incêndio.

A PSP tomou conta da ocorrência.