Famalicão: PAN questiona Câmara Municipal sobre descargas no rio Pelhe

A Comissão Política Concelhia do PAN tem incentivado a Câmara Municipal a resolver «o problema ambiental» que surge «das sucessivas descargas ilegais para o rio Pelhe». O PAN já apresentou «várias denúncias ao SEPNA» e solicitou «inúmeros pedidos de esclarecimentos quer à autarquia quer às juntas de freguesia, sendo que as respostas foram alternando entre nada e coisa alguma», explicou Sandra Pimenta, porta-voz da Concelhia.

No que diz respeito à obra que decorre no interceptor do rio Pelhe, no troço compreendido entre a rua D. Sancho I e a estação elevatória de Queimados, o PAN questionou a Câmara sobre «as descargas que estão a ocorrer em Barrimau e S. Marçal (Esmeriz)». O partido dirigiu-se à Câmara Municipal de modo a que esta assuma o compromisso de resolver o problema.

Famalicão: Cartazes, fotografias e desenhos de Fellini na Casa das Artes

A exposição “Federico Fellini, Il Maestro”, enquadrada na programação do 7.º Episódio do CLOSE-UP que decorre de 15 a 22 de outubro, é inaugurada na tarde deste sábado, às 17 horas.

A mostra, uma parceria da Casa das Artes de Famalicão com o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup-Passek, tem como suporte a exposição que assinalou o centenário do nascimento de Fellini. A exposição, que vai estar patente no foyer, exibe cartazes, fotografias e desenhos do cineasta italiano. É de entrada livre e pode ser vista até 30 de dezembro.

O italiano Federico Fellini, antes de ser realizador foi desenhador, caricaturista e cartoonista. O desenho perdurou como parte do seu processo criativo e funcionava também como terapia.

Famalicão: Mogege quer melhores acessibilidades, um parque de lazer e uma casa mortuária

A freguesia de Mogege tem pretensões a melhorar as acessibilidades, nomeadamente com a construção de uma rotunda no cruzamento que dá acesso à freguesia junto à VIM; pretende também a construção da Casa Mortuária, a requalificação do parque infantil e o melhoramento da Praça de Santa Marinha.

Estes foram alguns dos assuntos abordados na visita ao terreno do presidente da Câmara, Mário Passos, no dia 4 de outubro. Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia, José Carlos Lima, o edil visitou a freguesia, reuniu com representantes das instituições e ouviu a população.

A população demonstrou, ainda, preocupação com a construção de um parque de lazer, com as acessibilidades e com a atual oferta de transportes públicos. O movimento escutista solicitou apoios para a realização de obras na sede e a Associação de Pais pediu o melhoramento do logradouro da escola básica da freguesia, bem como a substituição de algum do seu material tecnológico educativo.

«Mantenho firme a convicção de que é no terreno que tomamos verdadeiramente o pulso aos problemas, aos anseios e pretensões dos famalicenses. Depois desta tarde de trabalho regresso à Câmara Municipal melhor preparado para contribuir para o desenvolvimento não só desta freguesia, como de todo o concelho», afirmou Mário Passos.

Famalicão: Team Transfradelos com três carros na Baja TT Norte

As Toyota Hilux de Edgar e Tiago Reis, e a Nissan Navara, pilotada por Daniel Silva, terão a assistência do Team Transfradelos na estreia da Baja TT Norte de Portugal, uma novidade no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), que se disputa na região de Murça e Valpaços.

Depois do sexto lugar na última prova, Edgar Reis promete «tudo fazer para repetir o resultado», ciente das dificuldades que vai encontrar. «É uma Baja diferente, com parte do percurso desenhado em classificativas que são muitas vezes utilizadas nos diferentes ralis que por aqui passam. Vamos dar o nosso melhor, fazendo uma adaptação rápida ao percurso e tentando lutar por um bom resultado, que nos dê mais pontos». Ao lado de Edgar vai estar Tiago Neves.

Em busca de somar quilómetros e acumular experiência, depois da estreia no todo-o-terreno, vai Daniel Silva, acompanhado de Filipe Martins. Na Nissan Navara, não foram felizes na estreia por causa de um problema na caixa de velocidades que determinou o abandono, «mas os quilómetros que somamos deram-nos alguma experiência e melhor conhecimento do carro». O principal objetivo, diz Daniel Silva, é «chegar ao fim».

Tiago Reis é o outro piloto assistido pelo Team Transfradelos. A prestação na última prova, onde foi o mais rápido em pista, é o objetivo a alcançar.

A Baja TT Norte de Portugal disputa-se sábado e domingo, em percurso com prólogo e 4 Setores Seletivos, traçados pelos concelhos de Murça e Valpaços.

Famalicão: Museu Bernardino Machado acolhe exposição bilingue com o Alto Patrocínio do Presidente da República

No dia 14 de outubro, pelas 18 horas, é inaugurada no Museu Bernardino Machado a exposição bilingue «Abraço vivamente a sua ideia. Bernardino Machado, José Leite de Vasconcelos e os Museus em Portugal».

A exposição, que mereceu o Alto Patrocínio do Presidente da República, vai ficar nas três salas do piso térreo do Palacete Barão da Trovisqueira, até dia 23 de abril de 2023.

Segundo os organizadores, esta exposição pretende trazer para primeiro plano a reflexão de Bernardino Machado e de José Leite de Vasconcelos em torno da criação de museus em Portugal, destacando-se a instituição do então Museu Etnográfico Português, a cuja fundação e desenvolvimento estão ambos ligados. Este trabalho dará realce às coleções documentais, etnográficas e arqueológicas do Museu de Arqueologia e do Museu Bernardino Machado, recorrendo, de igual forma, a outros bens culturais e documentação de instituições como a Presidência da República e a Universidade de Coimbra, e, ainda, de coleções privadas relacionadas com o tema.

«Abraço vivamente a sua ideia. Bernardino Machado, José Leite de Vasconcelos e os Museus em Portugal» resulta de uma candidatura ao projeto ProMuseus – Programa de Apoio Financeiro a Museus da Rede Portuguesa de Museus (Direção-Geral do Património Cultural / Ministério da Cultura), do qual o Município de Vila Nova de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, venceu juntamente com o Museu Nacional de Arqueologia, localizado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Da candidatura resultou um financiamento na ordem dos 30 mil euros, que corresponde a cerca de 60% do total investido, sendo que o restante valor será suportado pelos três parceiros envolvidos.

«Esta exposição, que tem como base o espólio preservado no Museu Bernardino Machado, e em peças do acervo do Museu Nacional de Arqueologia, é ela mesma um achado arqueológico, na medida em que descobre, ou antes, nos faz descobrir, um património, e uma noção de património», é possível ler-se no prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no catálogo da exposição.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, referiu-se à exposição como «uma feliz iniciativa que orgulha o Município de Vila Nova de Famalicão e o trabalho cultural que tem sido desenvolvido no concelho, nomeadamente ao nível do estudo, da investigação e da valorização das suas figuras mais preeminentes, principalmente aquelas que, como Bernardino Machado, deram um contributo líquido para a evolução do pensamento e da cultura portuguesa».

Famalicão: Sindicato anuncia manifestação de trabalhadores em frente à Continental

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte anuncia que os trabalhadores da Schnellecke Logistics Portugal, «com a solidariedade dos trabalhadores da Continental Mabor», vão manifestar-se, na tarde desta sexta-feira, em frente às instalações da multinacional de Lousado.

A concentração visa exigir o fim da intenção do despedimento coletivo, declarado em agosto, refere o sindicato em nota de imprensa.

Famalicão: Pedro Almeida no Rali Vidreiro para terminam campeonato «com um bom resultado»

O piloto famalicense Pedro Almeida, com Mário Castro, vai participar no Rali Vidreiro, última prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a realizar este fim de semana, na Marinha Grande.

Pedro Almeida reconhece que «tem sido uma época algo inconstante para nós mas queremos terminar o ano da melhor maneira, terminando o rali e, se possível, com um bom resultado».

Sobre esta prova, diz que «é muito rápida, muito exigente ao nível da condução e onde não cometer erros é obrigatório para conseguir um bom resultado».

Recorde-se que o Rali Vidreiro tem 107km cronometrados e nove provas especiais de classificação, disputadas em pisos de asfalto. Começa na sexta-feira pela manhã com o Shakedown e o Qualifiyng, que vai determinar a escolha da ordem de partida para as duas primeiras especiais de classificação, a disputar ao final da tarde e início da noite. No sábado há sete provas cronometradas, com o final previsto para as 18 horas.

«É dos ralis que mais gosto de disputar, pelo piso, pela velocidade e até pelo ambiente criado. A sequência das especiais cronometradas e a exigência é grande, e vamos procurar encontrar o melhor setup para fazer um bom rali neste final de época», ambiciona o piloto famalicense.