Famalicão: Paula Rego em exposição na Fundação Cupertino de Miranda

“Sonhos e Metamorfoses: O Surrealismo de Paula Rego” é o nome da nova exposição da Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão. A mostra abriu ao público na passada sexta-feira, 11 de abril, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.

A exposição está aberta ao público até ao dia 4 de janeiro de 2026 e apresenta o universo surrealista de Paula Rego, com curadoria de Catarina Alfaro, Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado.

Mário Passos fala numa oportunidade única “para conhecer o trabalho de uma das figuras mais incontornáveis da arte nacional e internacional”.

Paula Rego é uma artista reconhecida a nível internacional, cuja arte aborda temas como a condição feminina, política, literatura e cultura popular. Tem nas suas obras uma forte expressão surrealista, combinando o inconsciente, o bizarro e os seres imagináveis com factos reais.

Em 2025 completaria 90 anos e segundo a Fundação Cupertino de Miranda, esta exposição é uma homenagem à sua vida e obra. Em parceria com a Fundação D. Luís I, a mostra apresenta uma seleção de pinturas, desenhos e gravuras que representam várias fases da carreira da artista, com especial enfoque no surrealismo.

Deixe um comentário

Famalicão: Marchas Antoninas começam a brilhar na noite desta sexta-feira

Falta pouco para a grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos, o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas que desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’ desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade até aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». Mário Passos realça, ainda, o trabalho desenvolvido ao longo de meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas terminam na noite deste sábado, 13 de junho, com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

Famalicão: Detido sem carta de condução

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Esta quinta-feira, 11 de junho, a PSP deteve um homem, com 29 anos de idade, que conduzia veículo automóvel sem qualquer documento que o habilitasse para a condução.

A detenção aconteceu na cidade de Famalicão e o condutor foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: GD Natação agradece à Câmara a requalificação das piscinas municipais

Em publicação partilhada nas redes sociais, o Grupo Desportivo de Natação expressou «o seu profundo agradecimento» ao Município de Famalicão, pelo lançamento do concurso para a requalificação e ampliação das piscinas municipais, que vai contemplar 4 pistas de 50 metros.
Esta intervenção, segundo o clube, é «uma mais-valia inestimável para toda a comunidade», porque vai criar «melhores condições para os atletas de competição e para a Escola de Natação, abrangendo bebés, crianças, jovens e adultos».
O GD Natação elogia, ainda, este investimento «no futuro, na formação desportiva e na promoção da saúde e bem-estar da população». Por isso, sublinha «o compromisso e visão do Município».

Empresária Raquel Silva é madrinha da Marcha de Vale S.Martinho

As Marchas Antoninas desfilam na noite desta sexta-feira, pela ruas da cidade de Famalicão.

Com o aproximar da hora, são algumas as marchas que vão divulgados os padrinhos / madrinhas escolhidos pela esta edição.

Raquel Silva, empresária na área da intermediação de crédito, foi a convidada pela Marcha de Vale S.Martinho, num ano marcado pelo regresso deste grupo a esta tradição famalicense.

 

Famalicão: Tiago Maroto canta na festa de Santo António no Louro

De 19 a 21 de junho, no Louro, decorrem as festividades de Santo António cujo programa contempla, entre outros momentos, o concerto de Tiago Maroto na noite do segundo dia.

Na noite do dia 19, a partir das 21 horas, decorrem as atuações do Musicart, MP Swinmer e Gato Sapato, encerrando com uma sessão de fogo de artifício.

A manhã do dia 20, no lugar de Santo António, dará entrada um grupo de bombos que vai percorrer a freguesia. A noite será preenchida com a música de João Mendonça e de Tiago Maroto. Nova sessão de fogo fecha o dia.

No último dia acontecem as cerimónias religiosas. Às 10h45, e já depois da entrada da Banda de Famalicão, decorre a bênção do pão, seguida da procissão da capela de Santo António até à igreja; 15 minutos depois, celebra-se eucaristia com sermão e missa cantada. Às 17 horas sai a procissão e, para terminar, às 18 horas, atua o Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião.

Famalicão: Empresárias da TMG são madrinhas da Marcha de S. Cosme

Isabel Furtado e Ana Luísa Furtado, da TMG, são as escolhidas para madrinhas da Associação do Coração, de Vale S. Cosme, que vai abrir o desfile das Marchas Antoninas, na noite desta sexta-feira, a partir das 21h00.

“Mais do que dois rostos que representam a nossa marcha, são duas pessoas que abraçaram este projeto, que viveram cada momento com dedicação e que criaram uma ligação especial com todos nós”, afirmam os responsáveis da marcha.