Famalicão: Pedome vence ACURA e segue na frente da 1.ª divisão

A quarta jornada da 1.ª divisão do Concelhio de futsal colocou, frente a frente, o líder Pedome e o terceiro da classificação, a ACURA. Num bom jogo entre candidatos ao título, a equipa da casa chegou ao intervalo a vencer, por 1-0. Na segunda parte, a equipa visitante reagiu e manteve a incerteza no marcador que fechou com um 4-3 favorável aos locais. Deste modo, o Pedome segue firme no primeiro lugar, com 12 pontos, enquanto a Acura cai para o quarto lugar, ultrapassada pela Adespo (9 pontos), que venceu na deslocação ao terreno emprestado do Landim (1-2).

Na perseguição ao líder está o campeão em título. A Outeirense foi a S. Martinho vencer, por 2-7. A Outeirense soma 10 pontos, já o S. Martinho está na décima posição, com 3 pontos.

O jogo entre o Castelões e o Covense caiu para a turma de Ruivães (1-3), naquele que foi o primeiro triunfo no campeonato (4 pontos, 9.º lugar). O Castelões é 7.º com 5 pontos.

Assinalável foi, também, a vitória do Grac em Bente perante o Mal. A equipa de Cruz ao intervalo vencia por 0-1 e no segundo tempo ampliou a vantagem numa altura em que o Mal tentava o tudo por tudo. Com este triunfo, o Grac (5.ª posição) ultrapassou o Mal (6.º classificado), embora com os mesmos 6 pontos.

O Barrimau continua sem pontuar. A equipa de Calendário recebeu a Aderm e perdeu por 1-4. O Barrimau é o lanterna vermelha, já a Aderm é 8.ª classificada, com 4 pontos.

No próximo sábado, dia 25, o campeonato da 1.ª divisão e o torneio de abertura seniores são interrompidos para dar lugar à pré-eliminatória da taça concelhia: Covense-Arpo, Mal-Adere, Esmeriz-S. Martinho, Pedome-Castelões, Flor Monte-Novais, Lousado-Miradouro e Barrimau-Jasp.

Ainda não há finalistas no Torneio de abertura

A uma jornada do fim do torneio de abertura ainda não há decisões quantos aos finalistas que vão disputar o primeiro troféu da época da 2.ª divisão (dois primeiros classificados de cada série). Na série A, a Flor do Monte foi a Novais vencer por 1-2 e roubou o primeiro lugar à equipa da casa, que caiu para a 3.ª posição (9 pontos).

A Flor do Monte tornou-se favorita à final, apesar do segundo classificado, a Adere, possuir os mesmos pontos (10 pontos). Em caso de igualdade, o desempate será pelo melhor goal average e, para já a formação, da Carreira leva a melhor sobre a equipa de Seide.

A Adere também venceu na deslocação ao Miradouro (0-3), que ainda não pontuou, e ultrapassou o Novais na classificação, equipa que vai defrontar na derradeira jornada.

No outro jogo, o Lousado conseguiu o primeiro triunfo diante da Arpo (0-1), jogo realizado em Pousada de Saramagos.

Na série B, Louredo e Esmeriz mantém intactas as esperanças de apuramento. O Louredo derrotou a Jasp, por 3-4; já o Esmeriz recebeu e venceu o Gavião, por 8-2. O Louredo lidera com 9 pontos, o Esmeriz é segundo, com 7, e têm encontro marcado para a última jornada. O Riba d´Ave HC folgou nesta jornada.

Veteranos

O Cajada continua a sua caminhada vitoriosa. À 5.ª jornada somou o quinto triunfo, desta vez sobre as Lameiras, por 8-2. O Cajada tem 15 pontos, as Lameiras é 6.º, com 6 pontos, os mesmos do Covense, Lameiras, Outeirense, Grac, S. Mateus.

A Oliveirense, segunda classificada com 12 pontos, mantém a perseguição ao líder. Nesta jornada foi a Calendário vencer o Barrimau, por 3-7. O Barrimau é 10.º com 3 pontos.

O Esmeriz venceu o Bairrense, por 2-1, e está agora no 3.º posto, com 8 pontos, os mesmos do Pedome, que empatou com o Grac a duas bolas. O Pedome é 4.º; o Grac é 8.º com 6 pontos, já o Bairrense é 11.º com 3.

O Covense foi a S. Mateus vencer por 7-3 e a Outeirense venceu em Requião o 1.º de Maio, por 4-3.

Na próxima sexta-feira o campeonato de veteranos vai parar para dar lugar à pré-eliminatória da taça concelhia, estando previstos os seguintes jogos: Bairrense-1.º Maio, Grac-Covense, Esmeriz-Outeirense, Oliveirense-Cajada, Barrimau-Pedome.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: BUPi vai estar em Cruz, esta quinta-feira

Esta quinta-feira, 30 de novembro, o BUPi – Balcão Único do Prédio vai estar na freguesia de Cruz, entre as 09h00 e as 18h00, na sede da Junta de Freguesia, com o apoio de um técnico habilitado e atendimento por ordem de chegada.

O BUPi é um balcão físico e virtual, que permite aos proprietários mapear e identificar os seus terrenos rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

Para mais informações pode consultar www.famalicao.pt/balcao-unico-do-predio ou pedir esclarecimentos na sua Junta de Freguesia.

Famalicão: Guias de Portugal realizam Bingo de Natal

A Associação Guias de Portugal (AGP) promove, no dia 2 de dezembro, este sábado, às 21 horas, uma noite de bingo de natal, cujos fundos angariados revertem a favor do plano de atividades desta associação.

Esta noite de bingo decorre no salão paroquial (Centro Cívico) de Famalicão. As Guias terão ainda à venda salgados e bebidas.

Apelam, por isso, a todas as pessoas que se juntem a esta causa e contribuam para esta iniciativa.

A Associação Guias de Portugal é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e que promove o Guidismo – movimento de educação não formal, baseado no método criado por Robert Baden-Powell. Tem como missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis, através de um método próprio: atribuição gradual de responsabilidade, fomentando o trabalho de grupo e a sua autonomia, comprometendo-se com a comunidade onde estão inseridas, tendo como espaço privilegiado de formação o ar livre.

 

Famalicão: Brufe volta a exibir árvore gigante feita em crochê

A freguesia de Brufe volta a exibir a sua árvore de Natal feita em crochê, com inauguração marcada para o final da tarde do dia 4 de dezembro, a partir das 18 horas, na Praceta dos Combatentes.

O momento conta com cânticos natalícios dos alunos das escolas, bem como da jovem cantora Maria Gil. Neve artificial, a chegada do Pai Natal em charrete e um bolo-rei gigante darão outro encanto a este momento comunitário que se repete pela segunda vez.

A realização desta árvore gigante feita em crochê resulta do desafio lançado pela Junta de Freguesia à comunidade, como prova da solidariedade e amizade que une esta localidade.

Foto arquivo

Famalicão: Greve volta a fechar Secundária Camilo e EB Júlio Brandão

Pelo segundo dia consecutivo, a sede do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e a EB 2,3 Júlio Brandão, do mesmo agrupamento, estão encerradas devido à greve de professores e pessoal não docente. A situação da Camilo Castelo Branco será, entretanto, reavaliada para eventual abertura durante o período da tarde.

A greve foi convocada, a 12 de novembro, pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) e prolonga-se até esta quarta-feira, contra a proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Foto arquivo

Sismo fez tremer a região esta terça-feira: Sentiu?

Um sismo de magnitude 3,3 foi sentido hoje, cerca das 05:14, a leste de Melgaço, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O abalo, classificado como pequeno, não causou danos pessoais ou materiais.

A intensidade máxima foi de III na escala de Mercalli, indicando uma vibração fraca.

Famalicão: Meio milhar de pessoas cantam o Natal nos concertos comunitários

A partir desta sexta-feira, prosseguindo nos dias 3, 8 e 10 de dezembro, mais de meio milhar de famalicenses vão cantar a alegria do Natal, na iniciativa municipal Comunidades (en)Coro. Os concertos decorrem na Praça-Mercado, com canções alusivas à época, em resultado dos ensaios que começaram em outubro.

Os concertos das Comunidades [en]Coro têm entrada livre e arrancam esta sexta-feira, com as atuações da CSIF de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege e da CSIF de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas, pelas 15h00 e as 16h00, respetivamente. No domingo, dia 3 de dezembro, sobe ao palco a CSIF de Bairro, Carreira e Bente, Delães, Ruivães e Novais, pelas 15h00, seguindo-se o coro da CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro, às 16h00, e da CSIF de Arnoso Sta. Maria, Arnoso Sta. Eulália, Sezures, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei e Nine, às 17h00.

Depois, a 8 de dezembro, ouvem-se as vozes dos cidadãos da CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos e da CSIF de Cruz, Vale S. Cosme, Portela, Telhado, Vale S. Martinho e Requião, num concerto com início pelas 15h00, e logo depois, pelas 16h00, da CSIF de Landim, Avidos, Lagoa e Seide.

As atuações terminam a 10 de dezembro, pela voz dos coralistas da CSIF de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Sta. Maria, Pedome e Riba de Ave, às 15h00, e da CSIF da Área Urbana, às 16h00.

Este projeto Comunidades [en]Coro é dinamizado, desde 2019, pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) do concelho.